CARVALHOS DE JUSTIÇA - A lição do carvalho
Na Bíblia, o profeta Isaías (Is 61.3) diz que foi enviado pelo Senhor para pregar boas novas, consolar os aflitos e libertar os cativos, para que, restaurados com essa Palavra, se tornem carvalhos de justiça.
Muitas vezes fiquei pensando porque Isaías se refere especificamente a essa árvore, carvalho. Não poderia ele falar em amendoeiras, palmeiras, castanheiras, ou outra árvore qualquer? Então, fui pesquisar sobre os carvalhos e encontrei algo interessante, assustador e maravilhoso ao mesmo tempo.
O carvalho é uma árvore que se fortalece, cresce e frutifica nas adversidades do tempo. Quanto mais ele se sujeita às intempéries, mais fortalecido sai delas, pois suas raízes se arraigam ao solo a cada tempestade, seu tronco se revigora, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula.
Por conta disso mesmo, o carvalho foi escolhido por Isaías, que com certeza sabia dessa peculiaridade da árvore, para nos comparar a ela. A árvore acabou sendo metáfora de resistência, resignação, submissão diante dos desígnios divinos. O carvalho representa a pessoa que não se revolta, nem desanima, mas procura triunfar sobre as adversidades porque sabe que o seu Senhor o fortalece.
Muitas vezes reclamamos das adversidades. Porém, o olhar por outro ângulo pode nos dizer sobre a lição de vida que aquele momento tem para nós. É essa observação e percepção atenta que irá nos forjar mais resistentes e inquebráveis diante das situações.
É claro que isso não é tão simples. O carvalho é uma árvore, não tem muita escolha e não tem a consciência do bem e do mal. Nós sim. Então, para nós, suportar as adversidades é muito difícil. Passar por elas com serenidade e confiança é complicado. Porém, temos sempre que olhar para tais situações, mesmo depois que elas acabem (porque nada é para sempre nessa vida e tudo tem seu tempo certo (Ec 3.1-8)), e verificar que lição tiramos dela e como podemos usá-la em outros momentos semelhantes.
Somos (supostamente) racionais e devemos usar esse dom de Deus para ter uma vida mais tranquila e segura. Podemos ser, de fato, como os carvalhos. E mais ainda, como carvalhos de justiça plantados pelo Senhor para sua glória.
Os dias são tensos, perigosos e difíceis, mas por incrível que pareça, são esses dias que nos farão fortes e resilientes para enfrentar o tempo de bonança e o tempo de escassez.
Vamos tentar não fraquejar agora e sim tirar dessa tempestade a nossa força para continuar crescendo, como os carvalhos fazem.
(Fonte: https://www.infoescola.com/plantas/carvalho/ - acesso em 11/05/2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário