AMIGO
Hoje, dia 20 de julho, se comemora o dia do amigo.
Como se amigos precisassem de dia para serem comemorados!
Amigo é aquele ser que não se explica. Não é irmão, não é companheiro(a) de vida, não tem seu sangue, não vive na mesma casa que você, mas ao mesmo tempo é tudo isso!
A Bíblia fala de amigo da seguinte forma em Provérbios 17.17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
O amigo, segundo Elbert Hubbard (escritor e filósofo norte-americano) é aquela pessoa que sabe tudo a seu respeito e ainda assim te ama!
Deve ser triste não ter amigos!
Eu tenho uma amiga que assumiu mais de uma função em minha vida, sendo essa, a de amiga, a mais importante. Essa amiga me encaminhou para Jesus e isso salvou minha vida. Ela me pastoreou e teve toda paciência do mundo comigo. E ainda tem, porque agora ela também é minha psicoterapeuta. Nós duas somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Vai entender como pode ser isso! Mas é assim que é um amigo(a). Amigos se tornam parecidos mesmo sendo diferentes, porque se respeitam nas diferenças e se amam nas semelhanças.
Essa postagem é só mesmo para dizer pra você, amigo/amiga: você é lembrado sempre e não só neste dia, sua importância extrapola os limites do emocional.
Hoje sabemos cientificamente que amigo faz bem para a saúde! Sério! Tem um estudo científico que mostra isso! Não vou saber falar muito bem, não é minha área, mas parece que encontrar os amigos libera neurotransmissores do centro de prazer do cérebro. Mais ou menos isso!😊😊
Há amigos que não estão o tempo todo conosco. Mas estão em nossas lembranças. São aqueles que conhecemos desde sempre e que, mesmo não sendo confidentes, são pessoas que também guardamos "no lado esquerdo do peito". Encontramos raramente, mas quem disse que amigo é aquele que fica grudado na gente? Amigo é aquele que está lá...sempre!
Finalizo essa postagem, deixando a reflexão que está no livro de Khalil Gibran, O Profeta, ele fala o seguinte sobre amizade:
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não".
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo.
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
Procurai-o também para viver.
Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.
Do livro “O Profeta” (sem indicação de tradutor)
réditos:
http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf
Khalil Gibran (República do Líbano)
Também existe o dia mundial do amigo, em 30 de julho.
ResponderExcluir