A IGREJA PRIMITIVA
A imagem que vocês estão vendo acima é a capa de um livro que estou lendo. A história é contada por Eusébio, chamado e conhecido como Eusébio de Cesareia, bispo de Cesareia. Eusébio tem o epíteto de "pai da história da Igreja", e de fato era um historiador brilhante dessa época. Seus escritos são de suma importância para o conhecimento do cristianismo primitivo. Ele é considerado o primeiro historiador do cristianismo. Eusébio viveu de 265 à 339 d.C, no momento em que os acontecimentos ligados a Jesus Cristo estavam bem "fresquinhos", por assim dizer.
É um livro muito interessante. Vale a pena ler. Mas dois pontos abordados me chamaram muito a atenção. Um pela velocidade dos acontecimentos e outro pela violência dos acontecimentos.
O primeiro, a velocidade dos acontecimentos, diz respeito a como todos os ensinamentos de Jesus Cristo, tão recentes e tão marcados na memória do povo, começaram a ser meio que distorcidos no decorrer do tempo. Pedro, o apóstolo, foi colocado pelo próprio Jesus como um chefe de Sua Igreja, um líder. Mas após a morte de Pedro, outros o foram sucedendo numa espécie de dinastia. E cada "rei", líder ou (como diz o João do Apocalipse) "anjo" da igreja, instalava ali sua doutrina. Eusébio vem de um tempo bem posterior ao dos apóstolos, mas conheceu pessoas que conheceram os apóstolos (alguns deles). Por isso, Eusébio relata os sucessores de Pedro e, em suas histórias, avalia seu "bispado" como bom ou ruim. Ele tem um olhar bem crítico das suas gestões.
O segundo ponto de atenção diz respeito a violência dos acontecimentos. e nesse ponto, sabemos bem que os cristãos foram perseguidos e mortos. Alguns torturados e martirizados. Eusébio conta algumas dessas mortes com detalhes perturbadores. Temos que literalmente "ter estômago" para não passar mal com os detalhes. Sabemos que esses martírios eram terríveis, mas, creiam, vocês nem imaginam o quanto até lerem a História Eclesiástica de Eusébio.
E o que isso tudo me faz refletir ou me acrescenta como cristã?
Simples. Estamos vivendo uma época maravilhosa do cristianismo. As perseguições que sofremos não chegam nem aos pés do que as que sofreram "nossos pais". Somos privilegiados pelo tempo e pela história que comprova que nossa fé é uma fé racional (Rm 12; 1 Pe 3.15), não se trata de fantasias ou histórias da Carochinha, mas de história literal, real.
Mas minha reflexão preocupada está direcionada para o fato de como a igreja acaba se moldando aos tempos modernos (como se moldou aos "tempos modernos" daquele tempo de Eusébio) de forma tão rápida. O mundo tem entrado na igreja com força, quando na verdade é a igreja que deveria ir ao mundo resgatar almas perdidas. Nesse ponto, atualmente nossas igrejas têm se desviado de forma mais contundente e enfática do que foi com a igreja primitiva.
Claro que nem todas estão no mundo, mas as que estão, que cristãos têm formado? Verdadeiros? Que adoram o Senhor em espírito e em verdade (Jo 4.23)? Que não negam sua fé mesmo diante de perseguições e risco de vida?
Jesus morreu por nós. Será que temos coragem de morrer por Ele? Ou faremos como Pedro e os outros apóstolos: fugiremos, negaremos?
A igreja atual precisa formar cristãos fortes e adoradores e não simpatizantes. Precisa discipular seus membros para serem fortes e corajosos (Js 1) em Cristo Jesus. Naquele tempo de Eusébio, havia perseguições terríveis. Hoje também há, mas bem menos terríveis do que naquela época, mas virão tempos que isso vai ficar mais severo e sério. Estamos preparados? Ou seremos Pedro?
Sim. Os alunos de Universidades crentes, hoje em dia, tem medo até de se declarar crente ou contrário a pautas de defesa do aborto, da descrinalizacao da maconha, da linguagem neutra ou do ensino da ideologia de gêneros. Nao é por medo de morrer nao. Medo, simplesmente, de perder oportunidade de ser indicados para Cursos no exterior e bons empregos após formado. Isso porque, os heitores e professores de esquerda dominam as Universidades. Recentemente, votei cobtra a indicacao de um jovem a ser pastor de Adolescentes, porque ele, em particular, negava ter votado num partido que defende a ideologia de gênero, mas em público, se negava a declarar isso, temendo perder seuscprivilégios, e até ser perseguido na Universidade. Esse jovem , com menos de 27 anos, já tinha feito doutorado na Alemanha, com uma bolsa. Dava aulas em universidade e sua esposa tambem tinha um emprego na Universidade. "Os covardes ou timidos nao entrarao no Reino dos céus" .
ResponderExcluirÉ difícil demais para alguns se declararem cristãos. Mas temos que ser compassivos e entender as razões de cada um. Principalmente, devemos pensar se faríamos diferentes estando no lugar deles.
ExcluirÉ verdade, irmão! Pena que hoje em dia a coragem de se posicionar como cristão está cada vez mais rara!
ResponderExcluirEu vejo que hoje em dia a igreja é tratada como uma instituição para obter um cargo ou uma posição no meio evangélico.
ResponderExcluirListei alguns grupos mas não todos.
1º e bem numeroso grupo.
Pessoas que se sentem em dívida com Deus. Então, precisam ir ao culto de domingo para estarem quites. Acreditam fielmente que quem não vai ao culto de domingo está automaticamente em dívida e precisa pagar o quanto antes. Às vezes dão aquela compensada aumentando o valor da oferta que será oferecida no próximo culto, pois afinal de contas o dinheiro poderá ajudar mais pessoas e assim o sujeito se vê limpo com Deus.
2º Cargos e Status
Pessoas que já possuem um cargo na igreja seja remunerado ou não. Se remunerado, tem que ir de qualquer forma a igreja pois ele está indo para o seu ganho extra.
Se não for remunerado, o sujeito está em busca de alcançar uma liderança em alguma área. Vale até colocar no currículo.
3º Busca da bênção prometida.
Por mais incrível que pareça, ainda há pessoas que acreditam que sua vida vai melhorar pelo simples fato de ir aos cultos de domingo e participar das atividades propostas pela igreja. Afinal de contas, acreditam que serão remunerados por Deus.
Tem até gente que em suas orações dão ordens em Deus. Normalmente a oração começa com “Eu determino” …
4º Novatos de bom coração.
Pessoas que não querem nada em troca e só querem ajudar as outras pessoas.
Grupo extremamente pequeno. Normalmente são manipulados e viram servos de alguns líderes e pastores. Afinal de contas, se você está na igreja, logo você está servindo a Deus.
Se decidirem sair da igreja, pronto … Já estão automaticamente longe de Deus, em dívida e se não voltarem logo podem ser condenados a ir para o inferno de tobogã.
Eu acredito que atitudes de amor ( sem querer nada em troca ) são raras e que estar com Deus é orar e tentar fazer de tudo para seguir o que Jesus disse “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12)
Também acredito fortemente que, no mundo em que vivemos hoje, só o fato de não prejudicar os outros já te faz um ser humano bem acima da média, viu. A quantidade de FDP que tem por aí é tão numerosa quanto a areia da praia.
A perseverança na Fé não é fácil por ser tratar da própria fé! As pessoas na realidade não sabem o que é a fé, e até q ponto defende-la. Eu defendendo minha fé por ela ser minha essencial a minha vida. A minha vida é Cristo! A minha fé é Cristo! A minha Salvação é Cristo 🙏🏽
ResponderExcluirVerdade! Mas não sabemos o que faríamos se tivéssemos que negar nossa fé! Agora podemos dizer sem medo que não negaríamos. Mas, estamos seguros, protegidos e em um país onde não há perseguições. A pergunta é: e se estivéssemos em outro lugar onde confessar nossa fé em Cristo é proclamar nossa própria morte?
ResponderExcluirOs tímidos ou covardes nao entrarao nos Reino dos Céus. Teve um dia que confrontei um recem formado Seminarista que pretende ser pastor. Descobri que ele fez mestrado e doutorado doutorado no exterior, com bolsas governamentais, através de indicacao de seus professores. Com menos de 30 anos de idade, já dava aulas na Universidade, sua esposa tinha emprego tambem no mesmo local. . Ao ter acesso às suas postagens no face, descobri o "milagre". Elogiava as "manias" do goverbo de esquerda, agradecenfo tudo obque conseguiu e li comentários de seus professores, lógico, universidades vtotalmenre dominadas pelo PT. Fiquei imaginando ele na sala de aula assistindo os crentes sendo perseguidos pelos professoees extremistaa de esquerda por, heroicamente, se posicionarem contra as pautas do governo PTista, ideologia de genero, aborto, liberacai maconha, cirurgia mudanca geberos hospital publico até para criancas sem autorizacao dos pais, eliminacao da PM, negacao de armas aos civis , obrigar tomar vacina experimental, aumento dos impostos, invasao de rerras e predios julgados por eles mesmos com improdutivo, elimibacai da geranca e muitaa outras pautas destrutivas e outras destruidoras dos bons costumes. Enquando os heróis pagaram o preço, ele covardemenye colhe os frutos por apoiar ou ficar neutro contra essas pautas...,
ResponderExcluir