A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023


 O SOM DO SILÊNCIO

Recentemente em nossos devocionais, eu e meu marido temos nos deparado com um alerta constante da Palavra de Deus: a importância do silêncio! Ou melhor a sabedoria do silêncio.

O livro de provérbios é um livro de sabedoria e grande parte dele instrui sobre o quanto é importante ficar calado em muitas situações.

Outro dia, estávamos vendo no YouTube uma reunião da ALERJ e percebi o quanto há de desrespeito entre pessoas que são inteligentes, mas não são sábias. Uns interrompendo outros e, por fim, o assunto do debate ficava em segundo plano porque ninguém se ouvia e as palavras se perdiam no meio do ruído de muitas vozes. Uma verdadeira torre de Babel!

O fato é que o silêncio incomoda! Talvez porque o silêncio fala à nossa consciência e ela é acusadora. Ela mostra claramente os erros que não queremos saber.

No silêncio também escutamos outros tipos de acusações: das pessoas (que insistem em nos apontar o dedo sem olhar para si mesmas); do inimigo de nossas almas (o tal “diabinho” que sempre sussurra em nossos ouvidos acusações infundadas, mas que acabam com nossa autoestima) e daqueles que dizem ser nossos amigos, mas por fim, querem mesmo o nosso fracasso. (Sim, porque amigo que é amigo, até nos repreende, mas nunca nos julga ou acusa).

Também é no silêncio que podemos ouvir a voz de Deus. E, para muitos, é uma voz difícil de se ouvir. Deus não nos acusa, mas nos repreende com amor (admoesta). Nesse silêncio, que podemos ouvir a voz de Deus, ele nos instrui e nos direciona para Sua Vontade. O problema é quando a Sua Vontade não é a nossa. Então, fazemos barulho e optamos por não ouvir.

Também tem o silêncio de nossa parte, que, segundo Provérbios, é sabedoria. (Leia os seguintes textos: Pv 13.5; Pv 19.2; Pv 26.4). Muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta e outras vezes, é ele quem aplaca a contenda.

Já foram fazer compras no Saara? Ou mesmo em lugares com muito comércio? Perceberam que tem sempre um som alto falando de promoções ou tocando uma música alta? Sabe o porquê disso? Para que você fique irritado ou agitado e compre aquilo que não quer ou que não serve! É uma forma de confundir, iludir, dispersar!

Não tenha medo do silêncio! Ouça sua consciência! O som do seu coração! O som da sua respiração! Perceba o que fala o seu corpo e sua mente! Ouça a voz de Deus! Tire um tempo do seu dia para ficar em silêncio. A sós, consigo mesmo. Não se assuste quando descobrir o quanto o silêncio é sábio e produtivo!

E se você não sabe o que dizer, fique em silêncio. É melhor do que falar bobagens.

Peça a Deus discernimento para saber a hora de falar e a hora de calar. E quando falar, use palavras boas e assertivas. Lembre-se:

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza, come do seu fruto. (Pv 18.21)