A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sábado, 15 de junho de 2024

 TODA DOR É POR ENQUANTO

Já dizia Eclesiastes, "tudo tem o seu tempo determinado..." (Ec 3.1) , e segue descrevendo coisas sazonais reais e abstratas. 


Sim, o tempo passa, e com ele as coisas que ele trouxe. Tudo, de fato, passa, até nós passamos! Nada é para sempre e nada volta. Seguimos em frente como se estivéssemos em um trem que para de estação em estação. Pessoas sobem, pessoas descem. E o trem segue. Um dia, somos nós que vamos descer.

Sei que esse "papo" parece meio mórbido, mas, na verdade, é um "papo" de esperança. Há coisas que precisam mesmo passar, como, por exemplo, a dor. Seja uma dor física ou uma dor emocional, ela incomoda, irrita, inquieta, nos debilita. Mas que bom que toda dor é por enquanto! Porque como todas as coisas, ela também passa. Precisa passar. 

O mundo atual é cheio de dores, muitas dores. E Jesus Cristo diz que é só o princípio (Mt 24.8), mas essas, por piores que sejam e por piores que ficam a cada dia, também vão passar (Ap 21.4). 

Na minha profissão, eu trabalho com as piores dores que existem: as emocionais. Não há um remédio que tomado de 8h em 8h durante 3 dias faça passar. O remédio para essas dores é o tempo. Aos poucos ela vai direcionando para outro momento e como crianças acabamos nos entretendo e paramos de chorar. 

O problema é o tempo que o tempo leva para aliviar as dores. É muito tempo! Mas isso é só uma percepção. O tempo leva o tempo que tem que ser: o tempo certo de todas as coisas. O problema é que dor incomoda demais e, então, começamos a sentir nosso tempo como se não fosse acabar. Mas, acredite, é só por enquanto. Vai passar.

O importante é que cada dor imprime uma história de vida em nossas mentes que nos amadurece e nos fortalece. Sei, sei, parece absurdo o que estou dizendo, mas vejam, o vaso de barro para ficar forte precisa passar pelo fogo. Assim somos nós, forjados de dor em dor. 

Mas ela passa, é por enquanto. E em sua passagem, vem o tempo da alegria, do regozijo. Esse é o fôlego que Deus nos dá. E, saibam que esse fôlego também dura muito tempo, mas como é prazeroso, sentimos como se fosse só um instante. Não é. Talvez devêssemos aproveitar mais o tempo da alegria com a mesma intensidade que sentimos o tempo da dor. Por que não?

Seja como for, Eclesiastes tem razão, tudo tem seu tempo certo debaixo do sol. Portanto, se agora há alguma dor no seu coração, alguma tristeza, saiba que...é por enquanto! Vai passar. O Tempo é o melhor remédio (e agora escrevi "Tempo" com letra maiúscula porque Deus é o Senhor do tempo, aliás, Ele é o próprio Tempo). 

Chore, sinta, grite, esperneie, mas saiba que é só por enquanto. Aproveite o momento para se fortalecer e tirar lições porque daqui a pouco vem a alegria e é hora de "curtir" intensamente.

Dedico esse texto a todas as pessoas que sofrem: os enlutados, os enfermos, os solitários, os dependentes químicos, os que enxergam a vida como se não valesse a pena. Saibam que vale a pena sim! Saibam que toda dor é por enquanto! A alegria vem logo!