A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024


 O PODER DA PALAVRA

Diz o sábio no livro de Provérbios em seu capítulo 18 versículo 21: A morte e a vida estão no poder da língua. Me diga, concorda com isso? A Bíblia nos dá exemplo de como esse poder se dá. Há vários textos que nos advertem quanto ao poder da língua, da palavra. 

Jesus ficou maravilhado quando um centurião romano lhe pediu ajuda para curar seu servo querido dizendo que ele não era digno que Ele entrasse em sua casa mas apenas uma palavra Sua e seu servo seria salvo. Ele tinha essa consciência porque era chefe de um exército e com apenas uma ordem sua falada os soldados obedeciam. E assim foi feito. Jesus disse "seu servo está curado" (palavra de comando) e o centurião voltando para casa encontrou seu servo bem novamente.

E, dentro desse contexto, o livro de Tiago também nos adverte quanto a língua, em seu capítulo 3, nos versículos 4 e 5, ouçam : Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
Pois é, hoje em dia o que mais fazemos é falar, mesmo que por digitação de mensagens. Falamos o que queremos, dizemos o que vem na mente e nos vangloriamos que somos apenas sinceros e verdadeiros. Muitos não percebem que certas "verdades" são de fato falta de educação, ofensa e maldição. 

Em Psicologia, estudamos o poder da sugestão, ou seja, a palavra de comando que pode fazer uma pessoa se curar ou adoecer. Isso é visto no dia a dia também, e usado de forma indiscriminada e criminal (algumas vezes) por líderes e políticos do mundo todo. 

Palavras distorcidas, palavras torpes, palavrões, palavras de coragem, de fé, palavras de incentivo e de descaso. O ser humano gosta de falar. Tudo bem. Tem vezes que falar faz bem. Tem vezes que falar é curativo. A psicoterapia trabalha com as palavras. Elas são importantes para desaguar os traumas contidos e mal elaborados. Mas quando não temos consciência de que precisamos falar para nos curar, usamos as palavras como avalanches levando tudo que encontra montanha abaixo. 

Cada emissão de uma palavra pode ser libertador ou  aprisionador. O pior é quando a palavra se volta contra seu emissor. É, isso acontece! 
Deus criou o mundo com a Palavra. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (Jo 1.1). Se somos seus filhos, temos esse poder por hereditariedade e a Bíblia nos previne a fazer bom uso das palavras.

As bênçãos são palavras de comando na vida de uma pessoa. As maldições também.

Cuidado com o que fala, cuidado para quem fala, cuidado como fala. Use sempre palavras de bem. Palavras são energias que se são boas retornam para quem as proferiu fazendo o bem também ao emissor.
Ao entrarem na casa, saúdem-na. Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês. (Mt 10.12,13).

Então, meus queridos, que a Paz esteja sobre vocês!