SERÁ QUE O APÓSTOLO PAULO SE ENGANOU NO DESTINATÁRIO?
Sempre que leio a carta que o apóstolo Paulo escreveu para os cristãos romanos faço essa mesma pergunta.
O capítulo 1 dessa epístola é intrigante. Parece mesmo que Paulo estava escrevendo para os cristãos do século XXI. Tenho a sensação de que Paulo cometeu um erro no envio da carta. Acho que ele queria enviar para nós deste século e acabou enviando para o romanos do século I!😊
Antes de dizer por que essa carta me intriga, principalmente em seu capítulo 1, deixe-me fazer uma correção. Não se trata de uma carta e sim de uma epístola! Qual a diferença? Simples: a epístola é mais formal, possui um propósito e tem um conteúdo específico, por isso ela é maior do que a carta.
No caso da epístola de Paulo, a formalidade da escrita remete a uma estruturação de caso de um advogado; seu propósito era promover a unidade e resolver um potencial conflito que estava existindo entre gentios e cristãos; e seu conteúdo se resume em anunciar que a salvação vem pela graça de Deus por meio da fé que temos Nele, e não por obras.
Dito isso, vamos ao capítulo 1 (que tenho quase que certeza que Paulo escreveu para nós! 😁).
Nesse capítulo (que aconselho que todos leiam, independente de religião, credos etc), Paulo começa expressando seu amor pelos cristãos romanos (ele ainda não havia visitado essa igreja) e dizendo de cara que "o justo viverá pela fé" (Rm 1:17). A partir daí ele começa um relato de como estavam as coisas naqueles tempos (!!!... Ou no nosso tempo?!!😕)
1) Ele escreve que Deus se revela ao seu povo e mostra claramente o que é certo e o que é errado. Essa lição de certo-errado que Deus nos dá, tem a ver com ética, moral, honra, e é vista em tudo que Deus criou e revelou a nós. Por isso, segundo Paulo, os homens são INDESCULPÁVEIS por cometerem pecados, erros e "otras cositas más"! Não há, em outras palavras (sem a formalidade de Paulo), esse "papo" de "eu não sabia...!" Nós temos o DNA de Deus. Nascemos com a plena consciência do que é certo e errado. Se fazemos o errado é culpa nossa, injustificável, indesculpável. Podemos cometer nossos erros e pecados, mas os que são do Senhor, sabem reconhecer onde erraram e conseguem voltar (converter, dar a volta, retornar. Espiritualmente falando, se arrepender, confessar, se humilhar) - vide o conselho de Jesus à igreja de Éfeso em Ap 2:4,5.
2) Depois Paulo fala que os homens não glorificaram a Deus e se tornaram NULOS, com coração obscurecido, achando que eram sábios, mas tornaram-se LOUCOS (Rm 1:21-23). O desprezo dos homens pelo que é certo, fez com que enlouquecessem! Literalmente! E, aqui, poderia descrever tudo o que vem acontecendo no mundo conforme é noticiado, mas acho que se fizesse isso, demoraria muito, muito tempo, batucando as teclas desse computador!! O fato é que se puderem, deem uma olhada ao redor! Não é verdade que os homens estão cheios de injustiça, malícia, inveja, homicídios, contenda, difamadores, caluniadores etc, etc, etc...? (Rm 1: 29-32). Paulo chega a dizer que os homens que praticam tais coisas são passíveis de morte!!!!😲(Rm 1:32). Mas ele estava falando para os romanos, certo?😏. Eles precisavam desse alerta para não caírem em tentação. E nós? Tá tranquilo? Precisamos desse alerta também?😐
3) E chega a parte que mais gosto! "Minha praia" (psicologia)! Paulo fala a frase mais "século XXI" que ele podia falar no século I!! Ouçam: "E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os ENTREGOU A UMA DISPOSIÇÃO MENTAL REPROVÁVEL..." (Rm 1:28). Isso quer dizer que Deus enlouqueceu os romanos daquele tempo e está enlouquecendo a gente agora?!! Claro que não!!!! Leu direito? Ele disse "por desprezarem o conhecimento de Deus"!! A Verdade!!! Desprezamos a Verdade! A frase aqui tem a conotação de "se você não me quer, então, faça como quiser" e as coisas ficaram confusas, sem sentido, estranhas! Não porque Deus nos deixou, mas porque NÓS DEIXAMOS DEUS"! Em minha profissão, não conseguimos ajudar quem não quer ser ajudado, quem acha que psicoterapia é bobagem ou "coisa de maluco"! Jesus não conseguiu ajudar a todo mundo! Lembra o que Ele disse? Que não há profeta sem honra, exceto em sua casa (Mc 6:4)? Então, é isso aí! Papai é um cavalheiro, nunca vai forçar quem não o quer, por isso essas pessoas acabam ficando vulneráveis ao mundo e o mundo as engole, mata, enlouquece!
Você pode não ser cristão, ou ser de outra religião, ou até ateu, mas considere isso: a Bíblia é uma manual de vida! Nós cremos que ela é a Palavra de Deus, mas se você não crê assim, pelo menos leia como um manual e você verá que basta cumprir o que nela está escrito que "as demais coisas serão acrescentadas" (Mt 6:33). E para você que é cristão, digo não eu, mas o Senhor, em At 17:11, leiam a Bíblia, chequem as pregações, confiram com a Palavra, sejam BEREANOS, não se deixem enganar! O mundo está cheio de enganadores e vem mais por aí! São astutos, maliciosos, tal como Paulo descreveu os romanos da época (que, aqui pra nós, pareciam mais "tranquilinhos" do que nós!). São pessoas carismáticas que podem enganar os crentes que não meditam no livro da Lei o tempo todo (Mt 24:24 e Js 1).
Não queiram ter uma "disposição mental reprovável"! VIGIEM! Mas se quiserem deixar como está, melhor pra mim! Terei muitos pacientes! Ficarei rica!! kkkkkk
Deus os abençoe! Deixem-se ser abençoados por Deus!
Eu acredito que tudo no comportamento humano está pautado em obter coisas q as vezes não pode pagar, a perda pelo RESPEITO, o desconhecimento das LEIS DE DEUS, que embora, a maioria das pessoas conhecem, não é aplicada. Os vícios sendo usados desde ídades de 10 a 12 anos, a câmbio de dinheiro pra repetir é ou para comprar o q deseja, servindo-se de jovens traficantes.
ResponderExcluirEm fim, para mim a humanidade vem se deteriorando a cada dia. As cartas de Paulo trazidas para este século, mostram isso.