A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.
- MUNDO HOLÍSTICO
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.
sexta-feira, 7 de julho de 2023
sábado, 3 de junho de 2023
sábado, 4 de março de 2023
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
Talvez essa postagem vá parecer para alguns um pouco mórbida, mas o que eu quero mesmo é buscar uma reflexão mais profunda.
As pessoas não gostam de falar em morte e morrer. Normal. A morte não nos parece algo natural. E talvez não seja mesmo. Nós, cristãos, acreditamos que fomos feitos imortais, mas por causa do pecado original, nosso corpo se tornou mortal. Isso está no nosso DNA espiritual.
Mas o fato é que morremos. E quer queiramos ou não, todos nós passaremos pela morte. Então, posso dizer com total segurança que a morte faz parte da vida! E, como dizia minha avó, para morrer basta estar vivo! Sim, são coisas engraçadas, mas verdadeiras.
Na Bíblia, o livro de Eclesiastes, de autoria de Salomão, o rei sábio, diz no seu capítulo 3 que tudo tem tempo para tudo. Sim, tudo um dia acaba.
Sabedores disso (gostando ou não de saber disso), muitos buscam a vida eterna, a imortalidade. Procuram nas religiões, na ciência, nos cremes antirrugas, nas academias e na alimentação o mais vegana possível! Tudo isso é válido e mandatório para uma vida saudável e longeva. Porém, nada disso impede a morte. Nada disso nos faz eternos. Então, o que fazer?
A primeira coisa é aceitar e falar sobre a morte sem preconceitos e rodeios. Falar sempre é bom e alivia a alma. Nós os psicoterapeutas preconizamos isso o tempo todo. Temos que aceitar nossa finitude. Quando isso se torna um fato para nós, quase que imediata e automaticamente começamos a modificar nossa maneira de viver. Uns procuram viver o melhor possível e tentam deixar um legado de coisas boas (não materiais). Outros procuram viver o mais dissolutamente possível, como se quisessem aproveitar a vida sem se importar com ninguém e nem consigo mesmo, fazer o quê, né?
A segunda coisa a se fazer é trabalhar para deixar um legado, mas um bom legado. De preferência. Afinal, como você gostaria de entrar para a história? Como alguém inesquecível ou como alguém para se esquecer? O legado de uma pessoa tem a ver com isso. Ele determina a sua imortalidade.
Existe um filme chamado O Reino Proibido (link abaixo), onde um dos personagens fala para o outro em sua despedida: "eu nunca vou te esquecer" e a resposta do outro é simplesmente fantástica: "esse é o verdadeiro sentido de ser imortal"! É isso. Se você não quer morrer, cuide para deixar um legado onde as pessoas nunca te esqueçam, porque a morte é só para o corpo, a imortalidade é para a alma e o espírito. Mas aqui na terra, somos imortais quando não somos esquecidos.
Viver de forma libertina não leva a um bom lugar, nem aqui na terra e nem na eternidade. Além disso, o que ganhamos com uma forma dissoluta de viver a não ser inimigos, doenças, vícios etc? Literalmente, e metaforicamente também, viver dessa maneira é o mesmo que morrer!
Tomar consciência de nossa mortalidade não deve nos fazer pessoas ruins ou depressivas, mas deve nos dar forças e vitalidade para construir algo de bom e deixar bons rastros a serem seguidos.
Diz a música de um hino "nós somos peregrinos na jornada aqui" e é verdade. Esse mundo não é nossa casa. Nosso mundo está além de nossa vida.
Por isso, o mesmo rei Salomão, diz mais a frente em Eclesiastes que melhor é ir a uma casa que tem luto do que aquela que tem festa. Porque na primeira podemos tomar consciência de nosso destino e trabalhar para fazer o melhor aqui.
Essa reflexão me veio justamente com a morte de um querido amigo e irmão em cristo essa semana. Arnaldo, sendo um homem de Deus, deixou um legado maravilhoso para sua família e seus amigos. Em seu velório não vi o pesar desesperador. Havia tristeza sim, mas não lamentos, porque Arnaldo viveu uma vida plena de 93 anos! Lá, ao contrário do que pensei, não consolei ninguém, fui consolada, e pelo próprio Arnaldo! O testemunho que ele deixou, falado por parentes e amigos, me emocionaram e me fizeram perceber que eu queria deixar algo assim também. Eu quero ser para os que ficarem, imortal!
Fazer a vida valer a pena, é viver plenamente e nunca morrer! Seja imortal!
Filme O reino Proibido - (48) O Reino Proibido - Filme Completo Dublado - Filme de Ação com Jackie Chan e Jet Lee | Alta Tensão - YouTube
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
TÁ TODO MUNDO LOUCO, OBA!!
As recentes notícias falam de vandalismo nos prédios do governo. Jornalistas se referem a "golpistas". E eu fiquei pensando em tudo isso. Pensei nessas pessoas que são consideradas "golpistas" e fiquei me perguntando pelo que mesmo eles estão lutando? Dizem que é pela democracia, mas acho que não. A democracia não vislumbra um cenário de agressões.
Vamos lá! O que é mesmo democracia? Sempre acho boas as definições.
Democracia é, segundo consta, o regime de governo cuja a origem do poder vem do povo¹. Significa que todos nesse regime de governo possuem o mesmo estatuto e os mesmos direitos políticos. Todos podem eleger seus representantes através de uma votação direta ou indireta.
Pois bem, dito isso, as pessoas que se colocam contra essa definição estão, de fato, burlando a democracia, pela qual eles estão lutando! (Eu acho). Ou seja, as pessoas que vêm praticando ações agressivas dizem que estão exercendo seu direito à democracia (governo do povo, eles são povo), indo contra o direito dos outros, garantidos pela democracia. Então, eles lutando contra algo que querem proteger!!!! 😳Algo assim! 😕
Bem, alguns buscam de forma escancarada a volta da ditadura, querem de volta o governo das forças armadas porque acham que nessa época era melhor! Ok, vamos ver a idade dessas pessoas! Com certeza são jovens que possuem uma aprendizagem romantizada desse tempo ou de pessoas que eram crianças nessa época e que, portanto, não tiveram noção do que acontecia.
Essas pessoas parecem que foram "lobotizadas" (com o perdão do neologismo) em suas faculdades mentais e desenvolveram uma disposição mental reprovável (Rm1). Não porque exercem seu direito de manifestar ou de ser contra o governo atual. Mas por se contradizerem em si mesmas. Veja, dizem que as urnas foram adulteradas! As mesmas urnas que elegeram há 4 anos atrás o seu líder! Quer dizer, se fosse ele o eleito hoje, então estariam perfeitas!😒
Nada contra manifestações. É democrático. É o governo do povo em ação. Mas agressões físicas e verbais, destruição de patrimônios (que são deles também!!!), vandalismos, não são atitudes democráticas, e se fôssemos ainda uma ditadura, como alguns desejam, eles mesmos sofreriam consequências terríveis. Terríveis mesmo!
Essa massa de manipulação (expressão usada pelo próprio líder a quem chamam de mito) está perdida em si mesma. É um movimento anarquista e extremista. O líder dessa turba os ofende cara a cara dizendo que são "idiotas úteis"². Mas tudo bem, mitos a quem se reverencia, podem ofender aos seus súditos, sem problemas.
Para terminar, uma observação de minha parte se faz necessária: não sou contra e nem a favor de nenhum líder do governo. Não estou levantando bandeira ou defendendo A ou B! Estou apenas relatando fatos. E o fato que me salta aos olhos é que grande parte do povo brasileiro está perdido em si mesmo e em suas convicções. Não sabem o que falam e nem o que reivindicam. Apenas querem expressar sua revolta...mas revolta de quê? Não sabem. São cegos guiando cegos, ovelhas sem pastor (claro, seu "pastor" fugiu disso!). Então, não pensem que sou a favor do outro lado. Sou a favor do Brasil e do povo brasileiro. Sou a favor de que exerçamos nossa cidadania com o respeito que a democracia nos garante. É contra o governo? Bem, colocamos ele lá, podemos tirar, mas com ordem e lucidez, não com destemperos e agressões. Não é assim que as coisas se resolvem. "Bora" cuidar da mente! A mente sã anula a flauta mágica de mitos!
REFERÊNCIAS:
1. O que é Democracia? Entenda o significado, conceito e definição - Significados
2. Bolsonaro chama manifestantes de "imbecis" e "idiotas úteis" (terra.com.br)
sábado, 17 de dezembro de 2022
LOBOS EM PELE DE CORDEIRO
Há tempos tenho sentado diante do meu notebook e tentado traçar algumas linhas sobre o assunto da moda nos meios evangélicos: os falsos pastores!
Todo dia é a mesma rotina: me ponho na frente do teclado, respiro fundo, faço uma oração e...nada vem! Então percebi que na verdade eu tinha apenas que começar a digitar, sem meias palavras e sem pensar muito, apenas permitindo que o Senhor me direcione. Lá vai!
Diz a Bíblia:
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”
Mateus 7:15
Nunca esse aviso importante foi tão necessário nos dias atuais!
Antes de falar sobre ele, preciso me posicionar como alguém que tem como religião (do latim religare = atar-se firmemente ao Divino) Jesus Cristo! Sim, minha religião é Cristo, quem me liga (religare) a Deus! Atualmente me recuso a dizer que sou crente (porque afinal crente é aquele que crê e nesse sentido, o diabo é um crente, ele crê em Deus mais do que qualquer crente, porque ele era um dos seus anjos antes de sua queda) ou a dizer que sou evangélica, porque sinceramente me envergonho dessa denominação, ela me escandaliza com seus pastores falsos.
Vou explicar: pastores são pessoas que cuidam dos animais, mais do que isso, os protegem, defendem e, segundo dizem, os pastores de ovelhas são capazes de por em risco suas vidas por suas ovelhas, que são animais extremamente frágeis e dependentes. Pois bem, na religião evangélica, usam o título "pastor" para os líderes espirituais e também porque era assim que Jesus também se intitulava. E também foi assim que Jesus pediu que Pedro fizesse ("Pedro tu me amas? Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Então, apascenta minhas ovelhas" Jo 21.15-22). Mas, percebam que Jesus chamou Pedro para apascentar suas ovelhas, isso quer dizer que ser pastor das ovelhas de Cristo é um chamado! Não é para qualquer um! No entanto, hoje em dia, qualquer um que quer ser pastor, basta fazer o seminário teológico e depois ser consagrado em uma cerimônia na igreja e pronto! Saindo um pastor fresquinho do forno! Só que não!!!!!
O pastor deve primeiro ser pastor, receber o chamado e depois sim, se quiser, fazer o seminário. O que essa inversão de ação fez foi simplesmente fabricar pastores do tipo lobo em pele de cordeiro. Assim, hoje vemos pastores envolvidos em política, usando de palavras torpes (contrário ao que a Palavra de Deus, que eles dizem seguir, fala em Ef 4.29), levando as ovelhas para as trevas, fazendo das igrejas de Cristo um local de eventos (com palco iluminado, escuro, som alto e tudo o mais) e nem se importando quando uma ovelha se desgarra do aprisco (ignorando o que o bom pastor faz, descrito em Lc 15.4-7). Pastores que preferem os jovens que são mais fáceis de manipular e os que dão um bom dízimo!
Esses são os pastores de hoje em dia! "Raça de víboras" (Mt 12.34), fariseus hipócritas (Mt 23.23-39)!Perdoem minha indignação. Mas ao longo de alguns dias vou detalhar melhor sobre isso nesse blog e também no canal do YouTube @OEscribaMensageiro.
Cansei de ser ética com pessoas que nem sabem o que isso significa. Cansei de ouvir palavras absurdas da boca de pastores com carinha de anjo!
Talvez eu não seja um anjo de candura, mas com certeza não fico me travestindo de santa e levando um bando de gente para o buraco como tenho visto.
Aqui só vou me privar de falar nomes, mas vou fazer o possível para que as situações que vou descrever identifique a quem elas se referem.
Desde já peço perdão pelo desabafo, mas ouvir de um pastor que se alguém da sua igreja não votar no candidato que ele estava claramente indicando, embora não estivesse falando o nome, que ele não mais reconheceria essa pessoa como crente, foi demais para o meu colesterol! E isso no púlpito! No dia da votação do primeiro turno deste ano (2022)! Meia hora de comício antes da pregação! Acreditam? Isso aconteceu numa igreja (que se diz) evangélica, batista, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Mas não foi muito diferente de outras por aí, que tenho visto nos cultos online.
CUIDADO! Não se deixem enganar! A Bíblia fala que haveria falsos profetas que se possível fosse, enganariam até os escolhidos! (Mt 24.24), então, leiam a Bíblia, não os pastores atuais! Não caminhem para as trevas! Não ouçam se não vier de Deus! Sejam como os cristãos de Beréia (At 17.10-11).
OBS: Façam isso também comigo: vão até a Bíblia para saber se o que estou falando está de acordo com as Escrituras!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
REMENDADA
Tenho
acompanhado um reality, chamado "Botched" (que em tradução livre significa remendado), no canal pago E!, sobre pessoas que procuram por dois
médicos cirurgiões plásticos para acertar defeitos físicos que as incomodam. Mas
a procura não fica só nisso. A grande maioria das pessoas procuram a cirurgia
plástica pra modificar algo que elas não gostam em si mesmas. Nesses casos, a
questão é de aparência e não de estética. São pessoas que não estão satisfeitas
com sua aparência física e que querem se transformar em alguma coisa que elas
julgam ser mais bonitas e atraentes. O problema é que não há como se
transformar em algo que você não é. O máximo que se consegue é ser uma
caricatura do que se deseja ser.
Beleza nada mais é do que um substantivo feminino usado para descrever características de qualidade, do que é agradável, bonito ou belo, não só fisicamente, mas de tudo que traz sensação de encanto.
(Beleza -
Conceito, Definição e O que é Beleza (meusdicionarios.com.br)
A Psicologia descreve esse comportamento (de não se sentir bem ajustado com o próprio corpo) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que é o transtorno onde a pessoa tem uma percepção errada do seu próprio corpo. Exemplo: uma pessoa magérrima pode se ver sempre gorda e com isso acabar desenvolvendo anorexia ou bulimia. Esse tipo de transtorno é o que provavelmente acometeu Michael Jackson (de quem eu sou grande fã). Michael fez várias cirurgias plásticas buscando se apresentar de forma bela para seus fãs. Tudo começou como uma questão estética comum, mas, aos poucos, isso foi se tornando uma compulsão e para cada cirurgia seguia-se uma correção e aos poucos seu rosto foi ficando totalmente diferente. Vejam:
É claro que nem toda pessoa que faz uma cirurgia
plástica tem o TDC. Muitas, inclusive, fazem para corrigir cicatrizes ou
anomalias estéticas causadas por acidentes e/ou má formação. Nesse caso, nada
de errado. É importante para autoestima de uma pessoa que ela se sinta bem com
sua imagem. O problema está quando essa imagem é distorcida dando à pessoa a
sensação de desagrado, de disforme.
Em Gênesis, logo no primeiro capítulo, lemos sobre a criação do mundo. Todas as vezes que Deus criava algo, Ele dizia de sua criação "isso é muito bom". Deus é perfeito, não seria diferente com o homem. Deus nos criou perfeitos, e aí está nossa beleza, em sermos perfeitos como somos, únicos, inéditos! Nada precisa ser mudado. E quando tentamos mudar o Deus criou sempre, SEMPRE, vira uma catástrofe. E digo isso não só em relação ao nosso corpo, mas a tudo que existe: clima, florestas, animais etc.
quarta-feira, 20 de julho de 2022
AMIGO
Hoje, dia 20 de julho, se comemora o dia do amigo.
Como se amigos precisassem de dia para serem comemorados!
Amigo é aquele ser que não se explica. Não é irmão, não é companheiro(a) de vida, não tem seu sangue, não vive na mesma casa que você, mas ao mesmo tempo é tudo isso!
A Bíblia fala de amigo da seguinte forma em Provérbios 17.17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
O amigo, segundo Elbert Hubbard (escritor e filósofo norte-americano) é aquela pessoa que sabe tudo a seu respeito e ainda assim te ama!
Deve ser triste não ter amigos!
Eu tenho uma amiga que assumiu mais de uma função em minha vida, sendo essa, a de amiga, a mais importante. Essa amiga me encaminhou para Jesus e isso salvou minha vida. Ela me pastoreou e teve toda paciência do mundo comigo. E ainda tem, porque agora ela também é minha psicoterapeuta. Nós duas somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Vai entender como pode ser isso! Mas é assim que é um amigo(a). Amigos se tornam parecidos mesmo sendo diferentes, porque se respeitam nas diferenças e se amam nas semelhanças.
Essa postagem é só mesmo para dizer pra você, amigo/amiga: você é lembrado sempre e não só neste dia, sua importância extrapola os limites do emocional.
Hoje sabemos cientificamente que amigo faz bem para a saúde! Sério! Tem um estudo científico que mostra isso! Não vou saber falar muito bem, não é minha área, mas parece que encontrar os amigos libera neurotransmissores do centro de prazer do cérebro. Mais ou menos isso!😊😊
Há amigos que não estão o tempo todo conosco. Mas estão em nossas lembranças. São aqueles que conhecemos desde sempre e que, mesmo não sendo confidentes, são pessoas que também guardamos "no lado esquerdo do peito". Encontramos raramente, mas quem disse que amigo é aquele que fica grudado na gente? Amigo é aquele que está lá...sempre!
Finalizo essa postagem, deixando a reflexão que está no livro de Khalil Gibran, O Profeta, ele fala o seguinte sobre amizade:
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não".
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo.
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
Procurai-o também para viver.
Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.
Do livro “O Profeta” (sem indicação de tradutor)
réditos:
http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf
Khalil Gibran (República do Líbano)
segunda-feira, 27 de junho de 2022
EMOÇÃO
O Corcel Indomável
Existe uma animação que eu gosto muito chamada Spirit - O corcel indomável. Bem, pra quem não sabe (como antes eu não sabia), corcel é uma raça de cavalo. Existem os mangas-largas marchadores, os mustangues, os paint horses etc. Sinceramente, não sei dizer qual deles gosto mais. Cavalos são animais fascinantes.
Pois bem, a animação conta a história de um cavalo, da raça corcel, selvagem, que corria pelos campos, solto, livre, misturado a natureza, ao ar, a grama, aos outros animais. (Fiquem tranquilos, não darei nenhum spoiler para não desesperar quem ainda não viu essa animação e quer ver). Mas trata-se de uma história bonitinha que passaria despercebida por qualquer criança ou adulto que gosta de animações (como eu), mas não pelo crivo emocional desta humilde psicóloga com pretensões filosóficas (que Mario Cortella me perdoe!). Vi em Spirit muito mais do que uma historinha de criança. Vi uma mensagem. Mas para dizer o que vi, preciso contar um pouco do contexto da história. Sem spoiler, prometo.
Spirit era um cavalo corcel selvagem que é perseguido por um soldado que quer domesticá-lo de qualquer jeito. Quando finalmente é levado para o quartel desse soldado, ele encontra um índio, tão selvagem quanto ele, que, como ele, também foi preso pelo soldado e os dois se identificam. Vivem juntos muitas aventuras. O índio se torna seu amigo, conquista sua confiança, simplesmente porque entende que ele não pode ser domesticado, precisa ser livre. Todas as vezes que tentam domá-lo, ele se rebela e acaba provocando alguns desastres.segunda-feira, 6 de junho de 2022
O GAVIÃO E O COLEIRINHO
Não gosto de ter e nem de ver pássaros na gaiola. Pássaros foram feitos para serem livres, voar. Não critico aqueles que os tem em gaiolas, desde que não sejam pássaros capturados, retirados a força de sua liberdade. Há criadores autorizados cujos pássaros nasceram em gaiolas (são criadores considerados até como benfeitores de espécies com risco de extinção), nesses casos, tais pássaros nem sabem voar direito, muito menos sobreviver no mundo selvagem lá fora, então, a crueldade maior seria soltá-los em um mundo 100% hostil!! (Aliás, esse mundo selvagem é tão perigoso para eles quanto para nós, né?!),











