A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sábado, 17 de dezembro de 2022

 LOBOS EM PELE DE CORDEIRO


Há tempos tenho sentado diante do meu notebook e tentado traçar algumas linhas sobre o assunto da moda nos meios evangélicos: os falsos pastores!

Todo dia é a mesma rotina: me ponho na frente do teclado, respiro fundo, faço uma oração e...nada vem! Então percebi que na verdade eu tinha apenas que começar a digitar, sem meias palavras e sem pensar muito, apenas permitindo que o Senhor me direcione. Lá vai!

Diz a Bíblia: 

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” 

Mateus 7:15

Nunca esse aviso importante foi tão necessário nos dias atuais!

Antes de falar sobre ele, preciso me posicionar como alguém que tem como religião (do latim religare = atar-se firmemente ao Divino) Jesus Cristo! Sim, minha religião é Cristo, quem me liga (religare) a Deus! Atualmente me recuso a dizer que sou crente (porque afinal crente é aquele que crê e nesse sentido, o diabo é um crente, ele crê em Deus mais do que qualquer crente, porque ele era um dos seus anjos antes de sua queda) ou a dizer que sou evangélica, porque sinceramente me envergonho dessa denominação, ela me escandaliza com seus pastores falsos. 

Vou explicar: pastores são pessoas que cuidam dos animais, mais do que isso, os protegem, defendem e, segundo dizem, os pastores de ovelhas são capazes de por em risco suas vidas por suas ovelhas, que são animais extremamente frágeis e dependentes. Pois bem, na religião evangélica, usam o título "pastor" para os líderes espirituais e também porque era assim que Jesus também se intitulava. E também foi assim que Jesus pediu que Pedro fizesse ("Pedro tu me amas? Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Então, apascenta minhas ovelhas" Jo 21.15-22). Mas, percebam que Jesus chamou Pedro para apascentar suas ovelhas, isso quer dizer que ser pastor das ovelhas de Cristo é um chamado! Não é para qualquer um! No entanto, hoje em dia, qualquer um que quer ser pastor, basta fazer o seminário teológico e depois ser consagrado em uma cerimônia na igreja e pronto! Saindo um pastor fresquinho do forno! Só que não!!!!! 

O pastor deve primeiro ser pastor, receber o chamado e depois sim, se quiser, fazer o seminário. O que essa inversão de ação fez foi simplesmente fabricar pastores do tipo lobo em pele de cordeiro. Assim, hoje vemos pastores envolvidos em política, usando de palavras torpes (contrário ao que a Palavra de Deus, que eles dizem seguir, fala em Ef 4.29), levando as ovelhas para as trevas, fazendo das igrejas de Cristo um local de eventos (com palco iluminado, escuro, som alto e tudo o mais) e nem se importando quando uma ovelha se desgarra do aprisco (ignorando o que o bom pastor faz, descrito em Lc 15.4-7). Pastores que preferem os jovens que são mais fáceis de manipular e os que dão um bom dízimo!

Esses são os pastores de hoje em dia! "Raça de víboras" (Mt 12.34), fariseus hipócritas (Mt 23.23-39)!

Perdoem minha indignação. Mas ao longo de alguns dias vou detalhar melhor sobre isso nesse blog e também no canal do YouTube @OEscribaMensageiro.

Cansei de ser ética com pessoas que nem sabem o que isso significa. Cansei de ouvir palavras absurdas da boca de pastores com carinha de anjo! 

Talvez eu não seja um anjo de candura, mas com certeza não fico me travestindo de santa e levando um bando de gente para o buraco como tenho visto.

Aqui só vou me privar de falar nomes, mas vou fazer o possível para que as situações que vou descrever identifique a quem elas se referem. 

Desde já peço perdão pelo desabafo, mas ouvir de um pastor que se alguém da sua igreja não votar no candidato que ele estava claramente indicando, embora não estivesse falando o nome, que ele não mais reconheceria essa pessoa como crente, foi demais para o meu colesterol! E isso no púlpito! No dia da votação do primeiro turno deste ano (2022)! Meia hora de comício antes da pregação! Acreditam? Isso aconteceu numa igreja (que se diz) evangélica, batista, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Mas não foi muito diferente de outras por aí, que tenho visto nos cultos online.

CUIDADO! Não se deixem enganar! A Bíblia fala que haveria falsos profetas que se possível fosse, enganariam até os escolhidos! (Mt 24.24), então, leiam a Bíblia, não os pastores atuais! Não caminhem para as trevas! Não ouçam se não vier de Deus! Sejam como os cristãos de Beréia (At 17.10-11).

OBS: Façam isso também comigo: vão até a Bíblia para saber se o que estou falando está de acordo com as Escrituras! 


3 comentários:

  1. Paz do Senhor

    Bíblia o termo "cristão", entendido como seguidor de Cristo, aparece 3 vezes. A primeira menção se encontra em Atos dos Apóstolos 11,26, quando Barnabé leva Saulo para Antioquia, onde ficam durante um ano, ensinando na "igreja". Diz o versículo 26: "E foi em Antioquia que os discípulos, pela primeira vez, receberam o nome de 'cristãos'".

    A segunda referência a esse adjetivo também aparece em Atos dos Apóstolos, em 26,28, na ocasião em que Herodes Agripa replica a Paulo: "Ainda um pouco e, por teus raciocínios, fazes de mim um cristão!".

    A última referência na Bíblia dessa palavra se encontra na primeira carta de Pedro 4,16, que exorta os fiés dizendo: "Se sofres como cristão, não ti envergonhes, antes golrifiques a Deus por esse nome".

    Por isso sou Cristão.

    Sobre os falsos profetas dos dias atuais, em primeiro lugar, é Bíblico, em segundo, precisamos orar por eles, pois se são líderes, é porque Deus tem um propósito, nem que seja pra ensinar que como igreja, estamos fazendo a vontade de homens e não a de Deus.

    Ainda há igrejas que buscam viver o que a Bíblia ensina, onde Deus é dono, Jesus é o cabeça, somos apenas mordomos e os dons são distribuídos para verdadeiramente vivermos por, para e. Em Cristo

    Pr.Humberto Caldas ( Igreja Batista no Corredor Esportivo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário, Pr Humberto! Muito apropriado e instrutivo!

      Excluir
  2. Parabéns por comentar o que muitos temem em denunciar. O ser humano é falho e essas falhas ocorrem em todoa os seguimentos.

    ResponderExcluir