A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 




OLHAR DE MOTO

"Vi seu olhar, seu olhar de festa, de farol de moto, azul celeste..."¹

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que meus olhos, se viram no seu olhar..."²

"Eu não sei, se vem de Deus, do céu ficar azul, ou virá dos olhos teus, essa cor que azuleja o dia..."³

Há várias músicas que falam de olhos azuis. São lindos, de fato. Mas não dizem nada se quem os carrega for uma pessoa ruim. Diz outra música que "Olhos azuis são ciúmes..."ª. A verdade é que os olhos são o espelho da alma. A Bíblia diz que:   

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas" 
(Mateus6.22-23)

Não importa o que cantam as canções, mas o que diz a Palavra de Deus sim. E nesse sentido, os olhos azuis do meu tio Rubinho eram luz, farol de moto, cor do mar, portanto, todo ele era luz!
Essa luz que se apagou recentemente, brilhou por 82 anos em nossas vidas. Sua luz alegre, iluminava as noites em frente ao fogão de lenha, contando casos, ou apenas completando os casos que eram contados.
Está sendo difícil entender o mundo sem o tio Rubinho. O mundo parece mais escuro sem os seus olhos-azuis-farol-de-moto.
Minha mãe contava que quando ela estava grávida, pedia que ele deixasse que ela ficasse olhando seus olhos para que o bebê nascesse com os olhos da mesma cor! 😊 Bem, não deu muito certo, mas eu tenho essa genética com muito orgulho. 

Talvez seja ainda difícil falar do tio Rubinho. Sua partida ainda está recente e ainda dói. Mas como não pensar nele, falar dele, sonhar com ele? Eu ainda espero acordar e ver no meu wsapp as mensagens de "bom dia" que ele enviava. Era como se meu próprio pai estivesse presente também. Tio Rubinho não era um "pai substituto", ele era um outro pai. 

Parece surreal imaginar que ele se foi. Tio Rubinho era o tipo de pessoa que não devia morrer, não faz sentido isso! Mas não questiono as decisões de Deus, mesmo porque, Deus cuida de seus filhos e os recolhe quando percebem que eles podem sofrer ou estão sofrendo. É providência de Papai! Tio Rubinho era pai, mas também era filho de Papai! Está com Ele agora. E nós que ficamos sentimos desde já sua saudade e o vazio de sua partida. O consolo é saber que Tio Rubinho era muito sereno em relação a morte, era consciente, sábio e algumas vezes até engraçado com esse assunto. 

Meu tio Rubinho! Meu tio! Meu tio dos olhos azuis celeste! Seus olhos agora se misturam com a cor do céu! Não brilham mais aqui como um farol de moto, mas sinto que...algumas estrelas podem ser seus olhos azuis brilhando no céu. 

Saiba, meu tio, se é que você pode nos ouvir, que você é eterno porque eu nunca, jamais te esquecerei! Se tem um lugar que você ainda vive, é no meu coração. Meus olhos castanhos contêm seus olhos azuis e minha história ainda é iluminada por eles, porque, meu tio, o amor não morre...


¹ Música: Aventura - Eduardo Dusek
² Música: Todo azul do mar - 14 Bis
³ Música: Azul - Djavan
ª Música: Olhos Castanhos - Francisco José

Nenhum comentário:

Postar um comentário