A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

                         E POR FALAR EM NATAL... (parte2)



SÍMBOLOS NATALINOS - PARTE 1

OS TRÊS REIS MAGOS

Não há nenhuma evidência de que eles tenham existido. E, mesmo segundo a Bíblia, não dá para dizer que eles eram três – nem que eram reis.

Os três reis magos da Bíblia, que teriam estado entre os primeiros visitantes do menino Jesus, só são mencionados em um dos quatro evangelhos, o de Mateus.

Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica quantos eram os tais magos. Do texto original, sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural. Como o grupo levou três presentes (ouro, mirra e incenso), a tradição acabou derivando a ideia de que cada um teria trazido um tesouro para o bebê, e assim eles viraram um trio.

Além disso, não há nenhuma menção de que eles eram reis. Foi apenas no século 3 que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”. Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia.

Afinal, devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da Antiguidade, ouro era o presente para um rei. Incenso, embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a mortalidade e mirra, simbolicamente associada à cura, aos ritos religiosos e como presente para Jesus, representando a devoção e o reconhecimento da divindade.

Mateus usou a palavra grega mágoi para se referir àqueles que visitaram Jesus. Essa palavra provavelmente se refere a pessoas que se dedicavam à astrologia e a outras práticas de ocultismo

ÁRVORE DE NATAL

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha,com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.


PRESÉPIOS

Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

A ESTRELA DE NATAL

Astrólogos da Antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam em razão do nascimento de um rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como anúncio do nascimento de Jesus.

Astrônomos do século XVI explicaram que a Estrela de Belém se tratava de um cometa, mais precisamente o cometa Halley. Porém, este cometa apareceu bem antes do nascimento de Jesus, no ano 12 a.C. Além disso, outros cometas poderiam ter sido confundidos com a estrela de Belém, mas registros astronômicos comprovam que nenhum deles passou pela Judeia, podendo ser visto a olho nu, na época do nascimento de Jesus.

 

No NT explicado versículo por versículo de R.N.Champlin, as hipóteses para esse fato foram somente mencionadas, uma vez que várias teorias ao longo dos séculos se formaram sem que nenhuma delas fosse dada como exata. São somente hipóteses, alguma das quais possíveis de ocorrer embora, cientificamente, nada é provado para aquele exato momento. Resta-nos apenas acreditar que existiu uma estrela que guiou os "reis" magos até Jesus e sua aparição foi somente um momento divino e milagroso.



Continua...

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023


 

E POR FALAR EM NATAL... (parte1)

A HISTÓRIA DO NATAL – Jesus nasceu mesmo em 25 de dezembro?


A história do Natal começa, na verdade, pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. É tão antiga quanto a civilização e tem um motivo bem prático: celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada das trevas para luz: o “renascimento” do Sol.

 A comemoração em Roma, então, era só mais um reflexo de tudo isso. Cultuar Mitra, o deus da luz, no 25 de dezembro era nada mais do que festejar o velho solstício de inverno – pelo calendário atual, diferente daquele dos romanos, o fenômeno na verdade acontece no dia 20 ou 21, dependendo do ano. Seja como for, o culto a Mitra chegou à Europa lá pelo século 4 a.C., quando Alexandre, o Grande, conquistou o Oriente Médio. Centenas de anos depois, soldados romanos viraram devotos da divindade. E ela foi parar no centro do Império.

As datas religiosas mais importantes para os primeiros seguidores de Jesus só tinham a ver com o martírio dele: a Sexta-feira Santa (crucificação) e a Páscoa (ressurreição). Isso tem uma lógica: não fazia sentido comemorar o nascimento de um santo ou mártir, uma vez que ele só se torna uma coisa ou outra em sua morte.

Além disso, os fiéis de Roma queriam fazer frente às comemorações pelo solstício. E colocar uma celebração cristã bem nessa época, viria a calhar. Então, em 221 d.C., o historiador cristão Sextus Julius Africanus sugeriu que o aniversário de Jesus fosse no dia 25 de dezembro, quando se comemorava para os gentios o nascimento de Mitra, deu sol. A igreja aceitou a proposta e o Festival do Sol começou a mudar de homenageado!

No entanto, dezembro é o mês mais improvável para o nascimento de Cristo, porque o inverno no Hemisfério Norte ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, logo, se Jesus tivesse nascido nessa época, estaria muito frio, mas, segundo Lucas 2.8, na época do nascimento de Jesus havia pastores e seus animais no campo! Não seria viável que isso acontecesse em época tão fria. Esse costume dos pastores (de estarem nos campos) era propício para os meses da primavera ao outono. O mês de Quislev (dezembro) é um período de inverno e fortes chuvas (Jr 36.22; Es 10.9; Zc 7.1). Inclusive seria também inviável a viagem de Maria nessa época.

Embora não haja nada que impeça a comemoração simbólica no dia 25 de dezembro, essa definitivamente não é a data historicamente apropriada de seu nascimento.

Ninguém deixaria o rebanho ao relento nessa época do ano. Igualmente, a viagem de Maria e José não seria apropriada numa época de inverno. Pelas limitações da época, qualquer trajeto de mais de 100 quilômetros exigia grande esforço. Assim, os tempos próprios para viagens longas seriam: Páscoa (ou Pessá, em abril), no começo do plantio; Pentecostes ou Shavuot (junho), sete semanas depois, quando os primeiros frutos estavam maduros, e Tabernáculos (ou Sukkot, em outubro), quando os últimos frutos eram colhidos.

Qual seria, portanto, a data certa para o nascimento de Cristo? O dia é difícil dizer, mas existe uma possibilidade quanto ao mês. Para descobrir qual seria, basta fazer uma análise de três fontes: o evangelho de Lucas, o calendário judeu e o livro de I Crônicas 24:10. Começando por Lucas, esse evangelista dá a informação de que, antes do nascimento de Jesus, houve o nascimento de João Batista. Em Lucas 1:5, 23-28 é dito que Isabel ficou grávida de João quando seu marido, Zacarias, ministrava no Templo como sacerdote. Ora, Zacarias trabalhava no chamado turno de Abias. O que seria isso?

I Crônicas 24 explicita como Davi dividiu os sacerdotes em 24 turnos de 15 dias cada um. Assim, os turnos cobririam o ano inteiro. O verso 10 diz que Abias ficou com o oitavo turno. Contando que eram dois turnos por mês e que o calendário judeu começava no mês de Nisã, que equivale a março/abril, entende-se que a segunda quinzena de Tamuz (julho) seria o tempo do anúncio do nascimento de João Batista e o início da gestação de Isabel.

Com nove meses, Isabel deve ter dado a luz no mês de Nisã, que seria março/abril. E quanto a Jesus? Lucas 1:26-36 diz que Maria ficou grávida quando Isabel, sua parente, estava no sexto mês de gestação, o mês de Tibete (dezembro/janeiro). Logo, Jesus nasceria nove meses depois disso, no mês de Etanim, que seria setembro/outubro. Essa, portanto, seria uma hipótese bastante razoável para a época do nascimento de Jesus.

Seja como for, dezembro ou outubro, o importante é que o nosso Salvador nasceu!

 

Continua...

 

sexta-feira, 3 de novembro de 2023


 BRASIL E/OU ISRAEL

Temos escutado todos os dias as notícias da guerra entre Israel e Palestina, mais especificamente, entre Israel e o Hamas. São notícias preocupantes e ao mesmo tempo tristes. Muitos inocentes estão perdendo a vida com essa guerra. E a preocupação invadiu o mundo. E alcançou tal proporção que a outra guerra que está ocorrendo (ainda) pertinho dali, entre Rússia e Ucrânia, ficou um pouco esquecida. Todos estamos com os olhos voltados para Israel.

Para nós, cristãos, a guerra de Israel tem um significado pra lá de político, tem um significado espiritual. Mas é nesse ponto que reside um pequeno problema: Israel não é nossa pátria, o Brasil sim. E, por mais, que qualquer guerra seja de interesse mundial, a guerra em Israel não deve ser motivo de prioridade em nossas orações! 

Por que? Explico, mas antes de mais nada preciso dizer que esse é meu ponto de vista! Essa é a forma como interpreto tudo isso. 

Começo dizendo que Israel não é nossa pátria e nem mais aquele é o povo escolhido de Deus. Esses que estão em guerra são os  chamados Israelenses e o povo de Deus eram chamados de israelitas! Embora alguns digam que Israelenses e Israelitas são a mesma coisa, há uma sutil diferença entre essas palavras. O povo que lá está é em sua maioria de judeus ortodoxos, aqueles que creem sim em Jesus, mas como um profeta e não como o Cristo de Deus.

Povo de Deus é aquele que confessa e reconhece o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Tanto assim que a Palavra de Deus fala que as bênçãos que antes era para o povo escolhido, agora seriam também para os gentios, porque o povo escolhido rejeitou Jesus. Mas todos que o aceitaram, sendo povo escolhido ou não, receberam a bênção de serem filhos de Deus, seu povo, cidadãos do seu Reino (Jo 1.12). Esses formam o povo de Deus que não é a nação Israel da atualidade. Nossa pátria espiritual chama-se Nova Jerusalém, a cidade santa, a cidade mencionada no Apocalipse (Ap 21.2), aquela que descerá do céu para acolher seu povo. 

Mas, é claro que tudo isso não impede que tenhamos um carinho especial por Israel e que oremos por ela. Só que não podemos como cristãos deixar de orar também pela Rússia e Ucrânia e outras nações que sofrem com guerras, fome, terremotos etc. 

Porém, e acima de tudo, devemos ter nossos olhos na nossa pátria aqui. Em primeiro lugar em nossas orações deve estar o Brasil. Nosso país, tão lindo, tão fértil, tão acolhedor, diria literalmente "abençoado por Deus", sofre com a violência, a falta de segurança, de saúde, de escolas etc. Nós também temos nossas guerras. E aqui no Rio de Janeiro, a guerra do tráfico já matou muito mais do que muitas guerra por aí e ninguém fala sobre isso. Nossa cidade do Rio de Janeiro tem vivido dias de terror com a violência. Nosso país precisa de nós e de nossas orações.

Não podemos querer salvar a floresta amazônica se a samambaia de nossa casa está morrendo! É ilógico! Não faz sentido.

Então, sim, vamos orar para que essas guerras tenham a direção do Senhor, mas não vamos esquecer de orar fervorosamente pelo nosso país. O Brasil é a nossa pátria, nossa casa. VAMOS ORAR PARA QUE O BRASIL SEJA SALVO PARA JESUS!

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

VIOLÊNCIA      

Essa semana tivemos uma notícia impressionante: três médicos, que estavam participando de um congresso, foram assassinados simplesmente porque um deles se parecia com um miliciano. Como se não bastasse, um tribunal paralelo foi feito e outra notícia foi divulgada hoje: os homens que mataram esses médicos, foram mortos pelos próprios bandidos que o julgaram culpados por um erro desses!

Como assim? Violência justificando violência?! Pronto?! Resolvido? Matamos quem matou, então ficou tudo zero a zero? 

Fico pensando de onde vem tanta violência. As pessoas perderam totalmente a noção daquilo que é certo ou errado. A insegurança paira em nosso país e, infelizmente, com mais intensidade em nosso estado do Rio de de Janeiro, em nossa cidade, do Rio de Janeiro, a chamada "Cidade Maravilhosa"! E, de fato é. Linda demais! No entanto, perigosa. Uma verdadeira Jezabel! 

Quem são os culpados? Vários: governadores, prefeitos, presidentes...nós! Todos eles e mais o próprio povo que os imita e têm a permissão deles (velada, mas revelada) de fazer isso. A liberação das armas, o armamento do povo, veio como uma mensagem de permissão para se fazer justiça com as próprias mãos, travestida de "o cidadão tem o direito de se defender" (então "bora" armar essa gente). Sim, temos o direito de nos defender, isso é lógico, mas não a qualquer custo: primeiro atira depois pergunta!? Mas é assim que vem acontecendo, porque a insegurança impera, logo, na dúvida, primeiro atira.

Não estou colocando a culpa nas vítimas e inocentando os assassinos. Apenas estou refletindo: até que ponto, todos nós puxamos aquele gatilho de uma forma ou de outra? Até que ponto fomos permissivos que isso chegasse a esse ponto? Até onde fomos coniventes com a morte de tanta gente inocente, dentre as quais crianças?!

Sou uma pessoa cristã. Creio no Amor, apesar de achar que muitos acham que isso está bem ultrapassado. Não importa. O Amor é uma força poderosa. A mais poderosa de todas as forças. Capaz de remover montanhas e, como diz a música de Ivan Lins: 
O amor junta os pedaços quando um coração se quebra
mesmo que seja de aço, mesmo que seja de pedra.
fica tão cicatrizado, que ninguém diz que é colado.

Está na hora, e acho que já passou, que todos aqueles que, como eu acreditam no Amor, unam forças para combater essa violência desmedida. Essa é nossa função: exercer e ensinar o Amor. Só essa força poderosa pode contem essa violência. Nada mais pode. O governo não pode. Nem presidente, nem o prefeito, nem o vereador, nem... Só o Amor pode. E como filhos do Amor, temos a obrigação, não de provocar partidarismos em igreja e apoiar candidatos A ou B. Mas de sermos uma unidade sonora, arautos em uma só voz que diz: "Somos do partido do Amor Verdadeiro! Aquele de 1 Coríntios 13, não levantamos bandeiras para políticos que incitam a violência e apoiam a vingança da morte com morte" (porque é isso que essa gente vem fazendo!). Nossa marca de pertencimento não é a arminha feita com os dedinhos e nem o "L" feito com os mesmo dedinhos (só virar a posição), mas é a cruz de Cristo no nosso coração (e também não é aquela cruz dos pingentes e das camisetas), nosso registro de filhos do Amor, está dentro de nós e se expressa em nossas ações e comportamentos.

O tempo do "olho por olho, dente por dente" já passou. Naquele tempo (e isso já faz bem uns meros 4.000 anos!!!!) isso era necessário, mas agora é abominação! 

O Amor é Soberano! Sempre! Independente de alguns acharem que "já era"!

Viva o Amor!!!!

 

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

SETEMBRO AMARELO
 

Pois é. Chegamos a setembro. E, nesse mês, sempre temos a campanha internacional sobre a prevenção ao suicídio.

Muitas pessoas evitam esse assunto. Muitas pessoas pensam que falar sobre isso incita a prática. Então, se calam, disfarçam, evitam. Mas é aí que mora o perigo. 

Sei que se trata de algo delicado de se falar. É até, muitas vezes, aterrorizante. Isso porque não é algo natural. Nossa constituição física, emocional e espiritual é preparada para preservar a vida e não destruí-la. Por isso, falar sobre suicídio é quase um tabu. 

Mas, acreditem, o suicídio é um mal da sociedade e seu índice mundial é alarmante, por isso, não podemos nos privar desse assunto. 

E, antes, que alguém pergunte, o suicídio é sim uma consequência de problemas emocionais. Mas suas causas são diversas. Dizemos que é multifatorial. De qualquer forma, pode-se dizer que a raiz é um transtorno mental. Assim, podemos derrubar alguns mitos nesse assunto:

1) A depressão é a uma das causas mais comuns de suicídios.

2) Há pessoas mais suscetíveis ao suicídio do que outras.

3) Idosos e crianças cometem suicídio.

4) Pastores, cristãos, padres, enfim, religiosos também cometem suicídio. 

E aqui está um dos principais tabus sobre o suicídio: como pode um cristão cometer suicídio? Simples: ninguém está imune a ter problemas emocionais e/ou transtornos mentais. Trata-se de uma doença. E as doenças aparecem em todos! E isso, em nenhum momento pode ser considerado falta de fé, ou fraqueza espiritual ou emocional. Cuidado com julgamentos vindos de sensos comuns!

O importante é que sejamos atentos a potenciais suicidas. Nunca devemos negligenciar ameaças e comportamentos que não são os normais da pessoa.

Ouvir, acolher, ficar perto e encaminhar para o tratamento especializado é mandatório para quem convive ou conhece alguém com tal predisposição.

É preciso que essas pessoas saibam que elas não estão sós!


segunda-feira, 7 de agosto de 2023


 O SOM DO SILÊNCIO

Recentemente em nossos devocionais, eu e meu marido temos nos deparado com um alerta constante da Palavra de Deus: a importância do silêncio! Ou melhor a sabedoria do silêncio.

O livro de provérbios é um livro de sabedoria e grande parte dele instrui sobre o quanto é importante ficar calado em muitas situações.

Outro dia, estávamos vendo no YouTube uma reunião da ALERJ e percebi o quanto há de desrespeito entre pessoas que são inteligentes, mas não são sábias. Uns interrompendo outros e, por fim, o assunto do debate ficava em segundo plano porque ninguém se ouvia e as palavras se perdiam no meio do ruído de muitas vozes. Uma verdadeira torre de Babel!

O fato é que o silêncio incomoda! Talvez porque o silêncio fala à nossa consciência e ela é acusadora. Ela mostra claramente os erros que não queremos saber.

No silêncio também escutamos outros tipos de acusações: das pessoas (que insistem em nos apontar o dedo sem olhar para si mesmas); do inimigo de nossas almas (o tal “diabinho” que sempre sussurra em nossos ouvidos acusações infundadas, mas que acabam com nossa autoestima) e daqueles que dizem ser nossos amigos, mas por fim, querem mesmo o nosso fracasso. (Sim, porque amigo que é amigo, até nos repreende, mas nunca nos julga ou acusa).

Também é no silêncio que podemos ouvir a voz de Deus. E, para muitos, é uma voz difícil de se ouvir. Deus não nos acusa, mas nos repreende com amor (admoesta). Nesse silêncio, que podemos ouvir a voz de Deus, ele nos instrui e nos direciona para Sua Vontade. O problema é quando a Sua Vontade não é a nossa. Então, fazemos barulho e optamos por não ouvir.

Também tem o silêncio de nossa parte, que, segundo Provérbios, é sabedoria. (Leia os seguintes textos: Pv 13.5; Pv 19.2; Pv 26.4). Muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta e outras vezes, é ele quem aplaca a contenda.

Já foram fazer compras no Saara? Ou mesmo em lugares com muito comércio? Perceberam que tem sempre um som alto falando de promoções ou tocando uma música alta? Sabe o porquê disso? Para que você fique irritado ou agitado e compre aquilo que não quer ou que não serve! É uma forma de confundir, iludir, dispersar!

Não tenha medo do silêncio! Ouça sua consciência! O som do seu coração! O som da sua respiração! Perceba o que fala o seu corpo e sua mente! Ouça a voz de Deus! Tire um tempo do seu dia para ficar em silêncio. A sós, consigo mesmo. Não se assuste quando descobrir o quanto o silêncio é sábio e produtivo!

E se você não sabe o que dizer, fique em silêncio. É melhor do que falar bobagens.

Peça a Deus discernimento para saber a hora de falar e a hora de calar. E quando falar, use palavras boas e assertivas. Lembre-se:

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza, come do seu fruto. (Pv 18.21)

 


 

sexta-feira, 7 de julho de 2023


 MANUAL DE VIDA

Eu tenho uma fantasia engraçada em minha mente: creio que quando Deus criou o homem, Ele deve ter pensado imediatamente que íamos mesmo fazer tudo errado! Então, em sua Sabedoria, o Senhor nos deu um manual de vida. Lá encontramos tudo o que precisamos para viver: medicina, leis, psicologia, filosofia, astronomia, botânica, zoologia etc, etc, etc! Basta apenas...ler!

É claro que estou falando da Bíblia! É incrível como encontramos de tudo lá. Nesse livro da vida, temos o que é certo e o que é errado fazer. E como isso é importante, uma vez que hoje em dia tudo parece ser muito relativo! O pecado é relativo, a felicidade é relativa e até a verdade é relativa! Mas como pode ser isso? Verdade relativa??? A  verdade relativa é mentira! Mas as pessoas pensam na verdade como algo que pode ser variável de uma cultura para a outra, por exemplo, assim como o pecado, como a felicidade e tudo o mais. E assim vamos vivendo e a cada passo nos sentindo inseguros, desamparados, soltos na vida. 

Devagar e indo, acabamos perdendo o referencial do certo e do errado. Esquecemos que o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo, assim como o certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. E assim a vida se torna instável. O que antes era pecado, agora é...relativo! Como ter segurança na vida dessa forma?

É  aí que devemos nos voltar para a Bíblia. Para nós cristãos, ela é a Palavra de Deus, e por si só, é o nos dá a segurança do que é verdade e da Verdade! Mas para não cristãos ou mesmo ateus, trata-se somente de mais um livro religioso. Mas, se pudermos desafiar essas pessoas a lerem a Bíblia, mesmo com uma leitura cética, tenho certeza de que a entenderiam como coerente, inteligível, educadora. Um verdadeiro manual de vida, de como viver. 

A Bíblia não conta história fictícias. Conta fatos históricos. Alguém discorda? Pode ser que sim. Mas há vários relatos de pessoas que viveram para contestar a Bíblia e se depararam com uma realidade incontestável, provada e aprovada por arqueólogos e historiadores. Pelo que já investiguei, até o momento, tudo o que se procurou contestar foi ratificado pela ciência. 

Sim, há coisas ali que são apenas literatura: poesias, dramatizações, parábolas. Mas mesmo essas partes, deixam para nós lições de vida, de como viver. 

Em meu trabalho como psicoterapeuta, percebo o quanto certos métodos terapêuticos não são coisas novas! Já foram, de alguma forma, descritos na Bíblia, há mais de 2000 anos! É claro, com uma linguagem diferente e adequada àquela época, mas a essência metodológica é a mesma! Quer um exemplo? Na ansiedade os pensamentos surgem em nossa cabeça de forma incisiva, sabotadora e futurista (e sempre um futuro que se apresenta catastrófico!). Uma forma de aplacar essa ansiedade, além de outros métodos, é fazendo com que o ansioso confronte seus pensamentos com outros pensamentos realistas e mais leves. Coisas como: pensar em tantas vezes que tudo deu certo, que foi legal, que foi alegre, suave. Levar o paciente a recordar esses momentos, traz tranquilidade, aplacando a ansiedade. Pois bem, leiam os textos abaixo e verifiquem que a Bíblia já nos instruía nesse método:

Não andeis ansiosos pela vossa vida...qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (entenda-se "dias) ao curso da sua vida (o ansioso é controlador, mas não entende que tem coisas que não são controláveis! Não por nós!)?...basta ao dia o seu próprio mal (viva o aqui e agora, o presente!)" (grifos meus) - palavras de Jesus em Mateus 6.25-34

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (distrair a mente com coisas boas é um ótimo método de aplacar um pouco a ansiedade. Pensamentos bons, tranquilizam a alma/mente)- palavras de Paulo aos Filipenses 4.8

Então, independente de qual é sua profissão de fé, leia a Bíblia e entenda como viver e o que é Verdade. Sinta a segurança da vida, o Caminho a seguir. Perceba que quando temos consciência do que é real e absoluto, nos sentimos mais confiantes para seguir em frente. 

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Jeremias 3.21)

sábado, 3 de junho de 2023


 NOS TEMPOS DAS DISCOTECAS

Há um tempo atrás, estava recordando meus tempos de adolescente. Sou da época das discotecas, dos "Dancin' Days". Foi uma época muito boa. Ainda havia uma certa ingenuidade nas relações. Nosso maior interesse era dançar. Naquela época, frequentava o Social Ramos Clube religiosamente todos os domingos, na matinê: das 16h às 20h. Estranho ir à discoteca nesse horário, né? Parece coisa de criança. Acho que era mesmo, mas não conta pra "eu adolescente"! Naqueles tempos eu me achava adulta demais! 
O Social era um clube grande. Ainda existe! Mesmo começando à tarde, o salão era um  pouco escuro. A medida que anoitecia, ia ficando mais escuro e as luzes coloridas e a fumaça invadia a pista de dança. As luzes piscavam e iluminavam a pista. Nos sentíamos verdadeiros bailarinos! Meio John Travolta! E, é claro, tinha o globo de espelhos no centro do teto, rodando e espelhando as luzes coloridas para todos os lados. Era um tempo feliz demais! Literalmente, eu era feliz e sabia! Mas sou feliz agora também! Só que não aguento mais quatro horas de danças ininterruptas! Estou mais para um "crochêzinho" e bordados ponto cruz do que danças. 
Não que não dance agora, mas faço isso na minha casa, sem luzes coloridas. Ainda sei alguns passos, mas não rola as quatro horas. Trinta minutos e já estou "com a língua pra fora"!
Hoje, meus domingos pertencem ao Senhor. Vou religiosamente à igreja. Não porque não consigo mais dançar tanto tempo, mas porque desde conheci e recebi Jesus na minha vida, algumas coisas parecem que perderam o sentido, ou adquiriram sentido diferente. O Social não é mais tão interessante. Ok, acabaram-se as discotecas, mas há seus semelhantes: os bailes funks, por exemplo. Não é mais a minha praia! É outra geração, tudo passa, diz Eclesiastes! Agora estou na "vibe" de coisas mais devagar!
Ir à igreja, por exemplo, me acalma porque lá posso cultuar ao Senhor. Lá é um lugar de paz, reverência, tranquilidade, claridade. É a casa do meu Pai, onde me sinto acolhida, confortada, perdoada. 
Só que não!!!!
Deveria ser assim, mas de uns tempos pra cá, vem acontecendo um "modismo" de igrejas-boates! Sim, isso mesmo! Shows, eventos, programações e, acreditem, LUZES COLORIDAS!!! E fumaças! E músicas altas, baterias frenéticas, cantores que gritam (não cantam)! Só consigo distinguir que não é o meu querido Social Ramos Clube por causa do globo de espelhos, que não tem nas igrejas, mas tenho a  sensação que em breve ele estará lá, então, se agora as igrejas modernas não se distinguem tanto de clubes recreativos, imaginem  quando o globo entrar! 
E Deus?!! Bem, até se fala no seu Nome, mas não EM seu nome! Temos tidos "pregações fakes", são palestras travestidas em pregações. Não se têm mais apelos, ou quase não se têm. As pessoas vão para se divertirem. Vejo e escuto coisas que me deixam arrepiada, escandalizada. 
Vejam a foto acima! Não é do Social, é de uma igreja!!!!!! Acreditam?!
Hoje, no meu devocional, li o trecho de Isaías 1.12-20. Não vou colocar aqui, porque gostaria muito que vocês pegassem a Bíblia e lessem. Percebam que "qualquer semelhança, NÃO é mera coincidência"! 
Mas tudo o que vem acontecendo em nossas igrejas já estava escrito nas Escrituras Sagradas. Sim, tudo está se desenrolando conforme Jesus Cristo já havia nos admoestado. (Leiam o sermão profético em Mateus 24)
Fizeram da casa de meu Pai "uma discoteca gospel"! E não tem jeito de fazer os líderes dessas igrejas abrirem os olhos e verem. Só nos resta orar para que Deus faça isso (lhes abra os olhos) e pedir misericórdia, sim, porque quando é Deus quem corrige 😟...bem, misericórdia! Leia o trecho de Isaías!

Por favor, leiam também o que diz o devocional Pão Diário, no dia de hoje (03/06/2023), escrito pela educadora e querida irmã em Cristo Daniela Rocha E. Soares, do ES. Coloquei um trecho dele na coluna ao lado, à direita com o título "A Verdade". 👉

Agora um recado para os líderes que, por acaso, se deixaram seduzir pela moda: Atenção líderes! Voltem ao primeiro amor, SE NÃO...Apocalipse 2.5!

sábado, 4 de março de 2023


 LOBO EM PELE DE CORDEIRO
Parte 2

É simplesmente revoltante o que vem acontecendo dentro de nossas igrejas evangélicas. Não só os crentes cristãos tornaram-se simpatizantes do Evangelho como os pastores, que deveriam ser líderes responsáveis pela saúde espiritual dos membros da igreja de Cristo, se tornaram verdadeiros "lobos em pele de cordeiro".
Há algumas postagens atrás falei sobre esse tema e disse que daria continuidade a ele. Então, eis aqui!
Já me posicionei na postagem anterior como cristã, seguidora do cristianismo e expliquei quem era o meu religare. E, embora existam muitas doutrinas cristãs, me identifico muito com a doutrina evangélica batista. Mas o problema vem daí. Essa identificação tinha uma justificativa: a doutrina evangélica batista era, para mim, a que mais se aproximava e cumpria a Bíblia. No entanto, me escandalizo de verificar que atualmente a doutrina evangélica batista é a que mais se mostra mundana, profana, distante do que era antes. 
Culpo sem dó e nem piedade os pastores evangélicos batistas que se tornaram mercenários, hereges, mundanos, verdadeiros pecadores, ou se preferirem, usando as palavras de Jesus Cristo: "lobos devoradores" (Mt 7.15).
Esses pastores deixaram de entender que ser pastor de uma igreja não é uma profissão e sim um chamado. Sabe qual a diferença entre profissão e chamado? O chamado vem de Deus e quando Deus chama é Ele quem prepara o seu escolhido para exercer Seus Propósitos, não importa se o escolhido para pastorear é um analfabeto ou um catedrático, se é "podre de rico" ou paupérrimo! É  Deus quem mandou, quem escolheu, ele será grande, será brilhante, será iluminado. 
Os pastores profissionais são aqueles que decidem por si sós serem pastores e vão para o seminário teológico e se formam e fazem pós-graduação e até doutorado e entendem de Bíblia como ninguém (OBS: sabe quem entende de Bíblia mais do que qualquer um desses "doutores"? O diabo!!! Portanto, não é entendendo tudo de teologia bíblica que alguém se torna santo diante de Deus). Esses pastores acham que serão bons pastores porque estudaram, mas o pastor de Deus tem o coração no Seu Reino e no seu próximo e não em teologia (que é importante sim, mas como um complemento para o Chamado). Os pastores profissionais tem seu coração nos dízimos e na sua posição de liderança! Os pastores de Deus correm atrás de suas ovelhas perdidas e as chama de volta ao aprisco. Os pastores profissionais nem sabem que uma ovelha se perdeu e se sabem pensam que foi melhor assim, era uma ovelha problemática ou que não dava dízimo ou seu dízimo não era significativo. Os pastores de Deus administram as igrejas sob o comando de Jesus Cristo (na verdade a igreja é de Cristo, não deles) e decidem tudo em conjunto com seus membros. Os pastores profissionais comandam a igreja como se fosse sua empresa e fazem o que querem, decidem o que querem sem consultar. 
Os pastores profissionais pregam como palestrantes, ao final não tem como fazer apelo, não há conversões e os pecados continuam lá e o arrependimento, no mínimo, é um remorso.
Os pastores de Deus estão mais preocupados com as ovelhas e sua salvação. Prezam pela igreja, mas não forçam o pagamento de dízimos com palavras mansas que impõem culpa naqueles que não pagam porque não podem.
Os pastores profissionais são caçadores de dízimos. Alguns chegam a pregar sobre isso antes da pregação mesmo. Perdão, pregar não, palestrar!!!
Esses pastores profissionais fazem pessoas "feridas em nome de Deus" (vide dica de livro abaixo sobre esse tema), com tanta culpa que põem sobre as ovelhas. 
Tenho visto pessoas se afastando da igreja e até apostatando da fé por causa desses lobos disfarçados. Literalmente como dizia João Batista, "raça de víboras"!(Mt 3.7). Se metem em política (falam mais sobre isso do que sobre Jesus Cristo), se intitulam presidente da igreja, vivem mais para seu time de futebol, ou para a família do que para Cristo. É revoltante!
Tenho estado decepcionada com esses pastores e oro constantemente que esse comportamento reprovável de alguns pastores que tenho visto não me influenciem. Jesus Cristo não tem nada a ver com isso!
Esses pastores precisam urgentemente se converter, ler a Bíblia e estudar, porque acho que esqueceram a Palavra.
Aos que não são cristãos evangélicos quero dizer que não pensem que nossa crença é uma farsa. Farsa são esses pastores! Não julguem nossa fé pelos desatinos desses lobos disfarçados. 
Eu sei que muitos tem horror ao Evangelismo por conta dessas notícias aterradoras. Mas creiam, isso não é o que Jesus mandou. Isso é doutrina de homens, e de homens que já estão com seu emocional corrompido pelo mundo e nem percebem.
Gostaria que houvesse alguém que os parasse!! Mas...espera aí! Tem alguém! Jesus Cristo!!! Ele disse "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mt 7.21)
Portanto, não se deixem levar por esses pastores profissionais. Não os sigam, isso é idolatria. Leiam a Bíblia. NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!

Dica de livro: Feridos em nome de Deus - Marília de Camargo César - Ed. Mundo Cristão

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023


 TUDO TEM SEU TEMPO

Talvez essa postagem vá parecer para alguns um pouco mórbida, mas o que  eu quero mesmo é buscar uma reflexão mais profunda.

As pessoas não gostam de falar em morte e morrer. Normal. A morte não nos parece algo natural. E talvez não seja mesmo. Nós, cristãos, acreditamos que fomos feitos imortais, mas por causa do pecado original, nosso corpo se tornou mortal. Isso está no nosso DNA espiritual.

Mas o fato é que morremos. E quer queiramos ou não, todos nós passaremos pela morte. Então, posso dizer com total segurança que a morte faz parte da vida! E, como dizia minha avó, para morrer basta estar vivo! Sim, são coisas engraçadas, mas verdadeiras.

Na Bíblia, o livro de Eclesiastes, de autoria de Salomão, o rei sábio, diz no seu capítulo 3 que tudo tem tempo para tudo. Sim, tudo um dia acaba. 

Sabedores disso (gostando ou não de saber disso), muitos buscam a vida eterna, a imortalidade. Procuram nas religiões, na ciência, nos cremes antirrugas, nas academias e na alimentação o mais vegana possível! Tudo isso é válido e mandatório para uma vida saudável e longeva. Porém, nada disso impede a morte. Nada disso nos faz eternos. Então, o que fazer?

A primeira coisa é aceitar e falar sobre a morte sem preconceitos e rodeios. Falar sempre é bom e alivia a alma. Nós os psicoterapeutas preconizamos isso o tempo todo. Temos que aceitar nossa finitude. Quando isso se torna um fato para nós, quase que imediata e automaticamente começamos a modificar nossa maneira de viver. Uns procuram viver o melhor possível e tentam deixar um legado de coisas boas (não materiais). Outros procuram viver o mais dissolutamente possível, como se quisessem aproveitar a vida sem se importar com ninguém e nem consigo mesmo, fazer o quê, né?

A segunda coisa a se fazer é trabalhar para deixar um legado, mas um bom legado. De preferência. Afinal, como você gostaria de entrar para a história? Como alguém inesquecível ou como alguém para se esquecer? O legado de uma pessoa tem a ver com isso. Ele determina a sua imortalidade. 

Existe um filme chamado O Reino Proibido (link abaixo), onde um dos personagens fala para o outro em sua despedida: "eu nunca vou te esquecer" e a resposta do outro é simplesmente fantástica: "esse é o verdadeiro sentido de ser imortal"! É isso. Se você não quer morrer, cuide para deixar um legado onde as pessoas nunca te esqueçam, porque a morte é só para o corpo, a imortalidade é para a alma e o espírito. Mas aqui na terra, somos imortais quando não somos esquecidos.

Viver de forma libertina não leva a um bom lugar, nem aqui na terra e nem na eternidade. Além disso, o que ganhamos com uma forma dissoluta de viver a não ser inimigos, doenças, vícios etc? Literalmente, e metaforicamente também, viver dessa maneira é o mesmo que morrer!

Tomar consciência de nossa mortalidade não deve nos fazer pessoas ruins ou depressivas, mas deve nos dar forças e vitalidade para construir algo de bom e deixar bons rastros a serem seguidos. 

Diz a música de um hino "nós somos peregrinos na jornada aqui" e é verdade. Esse mundo não é nossa casa. Nosso mundo está além de nossa vida. 

Por isso, o mesmo rei Salomão, diz mais a frente em Eclesiastes que melhor é ir a uma casa que tem luto do que aquela que tem festa. Porque na primeira podemos tomar consciência de nosso destino e trabalhar para fazer o melhor aqui.

Essa reflexão me veio justamente com a morte de um querido amigo e irmão em cristo essa semana. Arnaldo, sendo um homem de Deus, deixou um legado maravilhoso para sua família e seus amigos. Em seu velório não vi o pesar desesperador. Havia tristeza sim, mas não lamentos, porque Arnaldo viveu uma vida plena de 93 anos! Lá, ao contrário do que pensei, não consolei ninguém, fui consolada, e pelo próprio Arnaldo! O testemunho que ele deixou, falado por parentes e amigos, me emocionaram e me fizeram perceber que eu queria deixar algo assim também. Eu quero ser para os que ficarem, imortal! 

Fazer a vida valer a pena, é viver plenamente e nunca morrer! Seja imortal!


Filme O reino Proibido - (48) O Reino Proibido - Filme Completo Dublado - Filme de Ação com Jackie Chan e Jet Lee | Alta Tensão - YouTube

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

 


TÁ TODO  MUNDO LOUCO, OBA!!

As recentes notícias falam de vandalismo nos prédios do governo. Jornalistas se referem a "golpistas". E eu fiquei pensando em tudo isso. Pensei nessas pessoas que são consideradas "golpistas" e fiquei me perguntando pelo que mesmo eles estão lutando? Dizem que é pela democracia, mas acho que não. A democracia não vislumbra um cenário de agressões. 

Vamos lá! O que é mesmo democracia? Sempre acho boas as definições. 

Democracia é, segundo consta, o regime de governo cuja a origem do poder vem do povo¹. Significa que todos nesse regime de governo possuem o mesmo estatuto e os mesmos direitos políticos. Todos podem eleger seus representantes através de uma votação direta ou indireta.

Pois bem, dito isso, as pessoas que se colocam contra essa definição estão, de fato, burlando a democracia, pela qual eles estão lutando! (Eu acho). Ou seja, as pessoas que vêm praticando ações agressivas dizem que estão exercendo seu direito à democracia (governo do povo, eles são povo), indo contra o direito dos outros, garantidos pela democracia. Então, eles lutando contra algo que querem proteger!!!! 😳Algo assim! 😕

Bem, alguns buscam de forma escancarada a volta da ditadura, querem de volta o governo das forças armadas porque acham que nessa época era melhor! Ok, vamos ver a idade dessas pessoas! Com certeza são jovens que possuem uma aprendizagem romantizada desse tempo ou de pessoas que eram crianças nessa época e que, portanto, não tiveram noção do que acontecia.

Essas pessoas parecem que foram "lobotizadas" (com o perdão do neologismo) em suas faculdades mentais e desenvolveram uma disposição mental reprovável (Rm1). Não porque exercem seu direito de manifestar ou de ser contra o governo atual. Mas por se contradizerem em si mesmas. Veja, dizem que as urnas foram adulteradas! As mesmas urnas que elegeram há 4 anos atrás o seu líder! Quer dizer, se fosse ele o eleito hoje, então estariam perfeitas!😒

Nada contra manifestações. É democrático. É o governo do povo em ação. Mas agressões físicas e verbais, destruição de patrimônios (que são deles também!!!), vandalismos, não são atitudes democráticas, e se fôssemos ainda uma ditadura, como alguns desejam, eles mesmos sofreriam consequências terríveis. Terríveis mesmo! 

Essa massa de manipulação (expressão usada pelo próprio líder a quem chamam de mito) está perdida em si mesma. É um movimento anarquista e extremista. O líder dessa turba os ofende cara a cara dizendo que são "idiotas úteis"². Mas tudo bem, mitos a quem se reverencia, podem ofender aos seus súditos, sem problemas.

Para terminar, uma observação de minha parte se faz necessária: não sou contra e nem a favor de nenhum líder do governo. Não estou levantando bandeira ou defendendo A ou B! Estou apenas relatando fatos. E o fato que me salta aos olhos é que grande parte do povo brasileiro está perdido em si mesmo e em suas convicções. Não sabem o que falam e nem o que reivindicam. Apenas querem expressar sua revolta...mas revolta de quê? Não sabem. São cegos guiando cegos, ovelhas sem pastor (claro, seu "pastor" fugiu disso!). Então, não pensem que sou a favor do outro lado. Sou a favor do Brasil e do povo brasileiro. Sou a favor de que exerçamos nossa cidadania com o respeito que a democracia nos garante. É contra o governo? Bem, colocamos ele lá, podemos tirar, mas com ordem e lucidez, não com destemperos e agressões. Não é assim que as coisas se resolvem. "Bora" cuidar da mente! A mente sã anula a flauta mágica de mitos! 

REFERÊNCIAS:

1. O que é Democracia? Entenda o significado, conceito e definição - Significados

2. Bolsonaro chama manifestantes de "imbecis" e "idiotas úteis" (terra.com.br)

 

sábado, 17 de dezembro de 2022

 LOBOS EM PELE DE CORDEIRO


Há tempos tenho sentado diante do meu notebook e tentado traçar algumas linhas sobre o assunto da moda nos meios evangélicos: os falsos pastores!

Todo dia é a mesma rotina: me ponho na frente do teclado, respiro fundo, faço uma oração e...nada vem! Então percebi que na verdade eu tinha apenas que começar a digitar, sem meias palavras e sem pensar muito, apenas permitindo que o Senhor me direcione. Lá vai!

Diz a Bíblia: 

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” 

Mateus 7:15

Nunca esse aviso importante foi tão necessário nos dias atuais!

Antes de falar sobre ele, preciso me posicionar como alguém que tem como religião (do latim religare = atar-se firmemente ao Divino) Jesus Cristo! Sim, minha religião é Cristo, quem me liga (religare) a Deus! Atualmente me recuso a dizer que sou crente (porque afinal crente é aquele que crê e nesse sentido, o diabo é um crente, ele crê em Deus mais do que qualquer crente, porque ele era um dos seus anjos antes de sua queda) ou a dizer que sou evangélica, porque sinceramente me envergonho dessa denominação, ela me escandaliza com seus pastores falsos. 

Vou explicar: pastores são pessoas que cuidam dos animais, mais do que isso, os protegem, defendem e, segundo dizem, os pastores de ovelhas são capazes de por em risco suas vidas por suas ovelhas, que são animais extremamente frágeis e dependentes. Pois bem, na religião evangélica, usam o título "pastor" para os líderes espirituais e também porque era assim que Jesus também se intitulava. E também foi assim que Jesus pediu que Pedro fizesse ("Pedro tu me amas? Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Então, apascenta minhas ovelhas" Jo 21.15-22). Mas, percebam que Jesus chamou Pedro para apascentar suas ovelhas, isso quer dizer que ser pastor das ovelhas de Cristo é um chamado! Não é para qualquer um! No entanto, hoje em dia, qualquer um que quer ser pastor, basta fazer o seminário teológico e depois ser consagrado em uma cerimônia na igreja e pronto! Saindo um pastor fresquinho do forno! Só que não!!!!! 

O pastor deve primeiro ser pastor, receber o chamado e depois sim, se quiser, fazer o seminário. O que essa inversão de ação fez foi simplesmente fabricar pastores do tipo lobo em pele de cordeiro. Assim, hoje vemos pastores envolvidos em política, usando de palavras torpes (contrário ao que a Palavra de Deus, que eles dizem seguir, fala em Ef 4.29), levando as ovelhas para as trevas, fazendo das igrejas de Cristo um local de eventos (com palco iluminado, escuro, som alto e tudo o mais) e nem se importando quando uma ovelha se desgarra do aprisco (ignorando o que o bom pastor faz, descrito em Lc 15.4-7). Pastores que preferem os jovens que são mais fáceis de manipular e os que dão um bom dízimo!

Esses são os pastores de hoje em dia! "Raça de víboras" (Mt 12.34), fariseus hipócritas (Mt 23.23-39)!

Perdoem minha indignação. Mas ao longo de alguns dias vou detalhar melhor sobre isso nesse blog e também no canal do YouTube @OEscribaMensageiro.

Cansei de ser ética com pessoas que nem sabem o que isso significa. Cansei de ouvir palavras absurdas da boca de pastores com carinha de anjo! 

Talvez eu não seja um anjo de candura, mas com certeza não fico me travestindo de santa e levando um bando de gente para o buraco como tenho visto.

Aqui só vou me privar de falar nomes, mas vou fazer o possível para que as situações que vou descrever identifique a quem elas se referem. 

Desde já peço perdão pelo desabafo, mas ouvir de um pastor que se alguém da sua igreja não votar no candidato que ele estava claramente indicando, embora não estivesse falando o nome, que ele não mais reconheceria essa pessoa como crente, foi demais para o meu colesterol! E isso no púlpito! No dia da votação do primeiro turno deste ano (2022)! Meia hora de comício antes da pregação! Acreditam? Isso aconteceu numa igreja (que se diz) evangélica, batista, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Mas não foi muito diferente de outras por aí, que tenho visto nos cultos online.

CUIDADO! Não se deixem enganar! A Bíblia fala que haveria falsos profetas que se possível fosse, enganariam até os escolhidos! (Mt 24.24), então, leiam a Bíblia, não os pastores atuais! Não caminhem para as trevas! Não ouçam se não vier de Deus! Sejam como os cristãos de Beréia (At 17.10-11).

OBS: Façam isso também comigo: vão até a Bíblia para saber se o que estou falando está de acordo com as Escrituras! 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 




OLHAR DE MOTO

"Vi seu olhar, seu olhar de festa, de farol de moto, azul celeste..."¹

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que meus olhos, se viram no seu olhar..."²

"Eu não sei, se vem de Deus, do céu ficar azul, ou virá dos olhos teus, essa cor que azuleja o dia..."³

Há várias músicas que falam de olhos azuis. São lindos, de fato. Mas não dizem nada se quem os carrega for uma pessoa ruim. Diz outra música que "Olhos azuis são ciúmes..."ª. A verdade é que os olhos são o espelho da alma. A Bíblia diz que:   

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas" 
(Mateus6.22-23)

Não importa o que cantam as canções, mas o que diz a Palavra de Deus sim. E nesse sentido, os olhos azuis do meu tio Rubinho eram luz, farol de moto, cor do mar, portanto, todo ele era luz!
Essa luz que se apagou recentemente, brilhou por 82 anos em nossas vidas. Sua luz alegre, iluminava as noites em frente ao fogão de lenha, contando casos, ou apenas completando os casos que eram contados.
Está sendo difícil entender o mundo sem o tio Rubinho. O mundo parece mais escuro sem os seus olhos-azuis-farol-de-moto.
Minha mãe contava que quando ela estava grávida, pedia que ele deixasse que ela ficasse olhando seus olhos para que o bebê nascesse com os olhos da mesma cor! 😊 Bem, não deu muito certo, mas eu tenho essa genética com muito orgulho. 

Talvez seja ainda difícil falar do tio Rubinho. Sua partida ainda está recente e ainda dói. Mas como não pensar nele, falar dele, sonhar com ele? Eu ainda espero acordar e ver no meu wsapp as mensagens de "bom dia" que ele enviava. Era como se meu próprio pai estivesse presente também. Tio Rubinho não era um "pai substituto", ele era um outro pai. 

Parece surreal imaginar que ele se foi. Tio Rubinho era o tipo de pessoa que não devia morrer, não faz sentido isso! Mas não questiono as decisões de Deus, mesmo porque, Deus cuida de seus filhos e os recolhe quando percebem que eles podem sofrer ou estão sofrendo. É providência de Papai! Tio Rubinho era pai, mas também era filho de Papai! Está com Ele agora. E nós que ficamos sentimos desde já sua saudade e o vazio de sua partida. O consolo é saber que Tio Rubinho era muito sereno em relação a morte, era consciente, sábio e algumas vezes até engraçado com esse assunto. 

Meu tio Rubinho! Meu tio! Meu tio dos olhos azuis celeste! Seus olhos agora se misturam com a cor do céu! Não brilham mais aqui como um farol de moto, mas sinto que...algumas estrelas podem ser seus olhos azuis brilhando no céu. 

Saiba, meu tio, se é que você pode nos ouvir, que você é eterno porque eu nunca, jamais te esquecerei! Se tem um lugar que você ainda vive, é no meu coração. Meus olhos castanhos contêm seus olhos azuis e minha história ainda é iluminada por eles, porque, meu tio, o amor não morre...


¹ Música: Aventura - Eduardo Dusek
² Música: Todo azul do mar - 14 Bis
³ Música: Azul - Djavan
ª Música: Olhos Castanhos - Francisco José