Estamos no dia 7 de setembro de 2021! Segundo a história, há exatos 199 anos, o imperador do Brasil, D. Pedro I, por motivos de pressão portuguesa, proclamava às margens do Rio Ipiranga, que o Brasil seria um país livre do domínio português.
Essa é a história que nos contam nas escolas. Mas, atualmente, sabemos que há mais caroço nesse angu do que se pode imaginar. Em outras palavras, D. Pedro não foi tão bonzinho assim, e talvez nem tenha proclamado a independência montado num belo cavalo branco (símbolo de vitória e vitoriosos) e nem talvez nem tenha sido às margens do Rio Ipiranga. Mas isso não importa. O que importa é que tal qual as bandeiras acima, não mudamos muito de lá pra cá, infelizmente.
Nosso presidente atual nos chama de "massa de manipulação" e "idiotas úteis" (vide reportagem em Bolsonaro chama manifestantes de "imbecis" e "idiotas úteis" (terra.com.br)), exatamente como éramos a 199 anos atrás. "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", já diz a canção. Antes éramos escravos e colônia de exploração. Atualmente, somos a mesma coisa! As condições de trabalho, jornada e salário remetem a escravidão, remetem a sobrevivência, remetem a "matar um leão todos os dias"! Mudou? Exatamente o quê? Ah! Ganhamos dinheiro e os escravos não ganhavam, ok, mas faça as contas, será que não acabamos pagando para trabalhar? Nossos recursos são para pagar contas e as contas dos ricos e poderosos. Bem, os escravos não tinham benefícios e nós sim. Que benefícios?! Plano de saúde que não te atende direito e é uma fortuna mensal? SUS? Vale transporte? Ticket refeição? Eu que não sou boa em matemática posso assegurar que isso é puro engodo.
O fato é que o Brasil ainda é uma colônia de exploração. Ainda somos dependentes e agora não mais só de Portugal, mas da China, dos EUA, dos...por aí a fora. Ou pensam que nossas matas são desmatadas para nos beneficiar? Não! Desmatamos para produzir soja, para fazer pastos para o gado, para produzir coisas que vão para os outros, só os restos ficam aqui! Exportam o que há de melhor. Deixam o pior para nós, os donos da terra!
Nosso ouro, minério e pedras preciosas também vão para os exterior, então é mais do que justificado esburacar as terras indígenas, certo? A Rainha Elizabeth tem mais pedras brasileiras em sua coroa do que temos aqui!! (Brincadeira, isso foi uma hipérbole, brincadeira de novo, não é hipérbole, isso foi um exagero, mas passou perto).
O povo brasileiro se vende por um prato de comida (referência ao que fez Esaú, em Gênesis 25.30-32). O que vale é "levar vantagem em tudo, certo?", mas a que preço não importa. Não somos culpados de todo. O povo está doente, com fome, sem recursos, desde os tempos do império. O povo brasileiro sempre foi colocado a margem pelos nossos governantes e por outras nações.
Mas o Brasil é terra literalmente abençoada por Deus. "Aqui em se plantando tudo dá" diz Pero Vaz de Caminha. E é verdade! O Brasil é talvez o país mais rico e belo do mundo! Mas o povo é sofrido e para o povo de que adianta tanta beleza se ele está "morrendo de sede na margem do rio" (opa! agora acho que foi uma metáfora, mas coube, né? afff! que os professores de português me perdoem a ignorância caso isso não seja uma metáfora. Justifico: a educação brasileira é um pouco...precária!😕)
Precisamos resgatar nossa dignidade. Sim, ela existe, mas a deixamos numa gaveta. É hora do povo brasileiro acordar e dizer "independência ou morte"! Lutar até o fim pelo direito a liberdade, saúde, ensino, segurança...tá na Constituição, só não tá na execução!
O Brasil é pátria amada, idolatrada, salve, salve! O povo brasileiro é carinhoso, hospitaleiro, feliz, mas sofrido, escravo, inculto, doente.
É hora de reverter isso, Brasil! Juntos podemos! Porque somos gigantes pela própria natureza e temos a bênção de Deus na terra, no ar, nos rios, nos mares. Não vamos deixar que esses inimigos compre nossa honra, porque é com ela que poderemos ser uma potência e só com Cristo seremos livres dessa opressão e dos opressores, filhos do cara lá debaixo.
Que tal erguermos a cabeça e enchermos a boca quando falarmos "sou brasileiro"? Que tal exibir as cores do nosso país com orgulho? Nossa história é linda e nos legitima diante das dificuldades. Que tal cada um fazer a sua parte e ao invés de ajudar na derrocada, provar que os filhos do Brasil "não fogem à luta"?
BRASIL! MEU BRASIL BRASILEIRO!
"És mãe gentil dos filhos deste solo, pátria amada, Brasil"!
A propósito: a bandeira acima, no canto superior esquerdo, é a bandeira brasileira dos tempos do império, bandeira do Brasil império e que serviu de inspiração para nossa atual bandeira. Viram como pouca coisa mudou?😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário