A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sábado, 2 de março de 2024

PEQUENAS COISAS, GRANDES PROBLEMAS 

As notícias não são boas. A epidemia de Dengue tem se alastrado pelo país. Mais de 600 pessoas já morreram. E, embora esse número pareça pouco diante da pandemia de Covid, vamos lembrar que se trata de 600 almas que foram ceifadas, talvez cedo demais, por conta de uma picada de um mosquito. Um mosquito!! Sabe qual o tamanho dele? 0,5 a 1 cm!!! Pegue uma régua. Veja quanto significa isso. Mas, note, um ser tão pequeno é um matador em potencial de outro ser que é imensamente maior do que ele!


Esse pequeno ser, é o transmissor da dengue, chikungunya ("abrasileirando": chicungunha), zica e febre amarela! Todas doenças tratáveis, que podem ser prevenidas, mas com grande potencial de morte.

Me preocupa saber que, diferente da Covid quando a proteção e prevenção era somente o isolamento social e a vacina, a dengue é contraída até mesmo dentro de casa. E quem transmite não é outra pessoa, é um mosquito que invade seu lar e rouba sua saúde. O arsenal contra ele ainda é fraco. Mas a arma mais potente é "matar o mal pela raiz", ou seja, evitar a proliferação.

Às vezes, em termos emocionais e até espirituais, temos medo daquilo que parece um monstro: ansiedades, depressão etc, mas deixamos de verificar que essas coisas começam com pequenas coisas, a tal gotinha d'água! Um "start"!

As pequenas coisas são capazes de grandes coisas e, muitas vezes de grandes problemas. Diante delas nos sentimos como Golias diante de Davi. Desprezamos seu potencial por conta de seu tamanho, mas vamos lembrar que esse foi o grande erro de Golias (fora o fato de que ele também desdenhou do Senhor Deus). Precisamos estar atentos às pequenas coisas que nos fazem mal: pequenos problemas, pequenos insetos, pequenos rumores...

Temos que lembrar que "uma pequena brisa pode ser anúncio de uma grande tempestade". Tudo no mundo começou e ainda começa com pequenas coisas. Muitas vezes as pequenas coisas podem até ser algo do bem, o que não invalida o fato de que temos que estar atentos a elas.

O pecado também começa com uma pequena coisa, do tipo "o que que tem?" e, como o aedes, o pecado tem grande potencial de morte, seja literal ou espiritual.

As grandes ideologias começaram com um simples pensamento de alguém, algo pequeno que cresce quando compartilhado. Uma simples sugestão mental, se transforma em guerra. Um mal-entendido, "mal falado", um pequeno boato, tudo isso tem potencial para se transformar num grande Golias.

Como seres humanos, racionais (será?), inteligentes (será?), devemos estar atentos ao que se inicia pequeno, seja o que for. Nunca devemos desprezar nada e ninguém por seu tamanho, mas devemos enxergar seu potencial para o bem ou para o mal.
É  claro que há um lado bom nisso tudo! Sempre há! Davi era pequeno e destruiu Golias, grandes empresas começaram com pequenos negócios, uma pequena fé pode mover montanhas e por aí vai. No entanto, o mundo não tem essa análise quando se trata de coisas pequenas. Em geral, nossa tendência é ignorá-las e com isso perdemos o que elas podem construir de coisas boas e também perdemos a prevenção das coisas que elas podem construir de mal. 

Nos tempos atuais, nunca foi tão urgente que passemos a analisar as pequenas coisas: mosquito, projetos de lei, um único caso de uma nova doença, concessões para condenados, uma palavra, um gesto.

Palavras, então, ufa! como são perigosas! Temos que ter cuidado com o que falamos. A palavra tem o poder de vida e de morte (Pv 18.21). É um pequeno pedaço da língua portuguesa, mas com grande potencial. 

Enfim, vamos estar atentos às pequenas coisas. Nada de desprezar o que é pequeno: seu potencial pode surpreender!

PS: VAMOS CUIDAR DO COMBATE AO MOSQUITO. VAMOS LEVAR A SÉRIO. PESSOAS ESTÃO MORRENDO! CUIDEM-SE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário