A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sábado, 4 de maio de 2024

A MELHOR DECISÃO DA MINHA VIDA 

Um dia, conversando com um amigo, ele me contou que uma conhecida sua tinha dado um ponto final no seu relacionamento de alguns anos. Ela se expressou com a frase "foi a melhor decisão da minha vida". 

Há uns anos, bem antes do meu amigo mencionar esse episódio, uma colega de trabalho estava em um momento filosófico da sua vida e conversando comigo sobre o livre-arbítrio me disse que o problema da humanidade era justamente esse: o livre-arbítrio, porque nos dá o poder decisão, de escolha, mas, disse ela, o problema é que não sabemos escolher, e quando o fazemos, é sempre a pior escolha.

Fiquei pensando nesses dois episódios e busquei um sentido nisso. E a pergunta que ficou em minha mente foi: afinal de contas, como podemos afirmar com segurança que uma decisão tomada foi a melhor de nossas vidas? A resposta veio em seguida: provavelmente só saberemos com segurança, quando, passados algum tempo, talvez anos, verificarmos que nossa vida seria bem pior se tivéssemos ido por outro caminho. Então, não há como afirmar, como fez a conhecida do meu amigo, que tomamos a melhor decisão de nossas vidas tão logo a tomemos. Talvez seja melhor dizer: naquele momento me pareceu que foi o melhor a fazer. 

As melhores decisões de nossas vidas não são tomadas sem uma reflexão e sem uma estratégia. Optar não é algo fácil. Se for feito num impulso, provavelmente será a opção errada. E opções erradas levam a arrependimentos e a pensamentos acusadores do tipo "pensei que seria a melhor decisão da minha vida"! 

Decisões precisam ser tomadas, mas também precisam ser pensadas. É mais difícil quando emoções estão envolvidas. As emoções fazem as tomadas de decisão doerem! Dói tomar decisões e dói também não tomá-las. Aliás decidir não decidir, já é uma decisão, dói de qualquer jeito!

O fato é que a cada momento da nossa vida estamos tomando decisões, e nem percebemos. Mas as decisões mais sérias, não devem ser tomadas de impulso. Para tomar uma decisão que poderá ser, sim, a melhor decisão da sua vida, antes devemos nos conhecer bem e saber dos nossos limites e o caminho que queremos seguir. Depois vale fazer uma pesquisa de mercado (saber de outras pessoas que tomaram aquele caminho como estão e como foi seguir por ali), por fim, e não menos importante, precisamos em oração, perguntar o que  Deus pensa dessa decisão. 

Ah! Você não é cristão? É de outra religião? Ou mesmo é ateu? Tudo bem, experimente tomar a decisão de orar a Deus mesmo assim. Taí uma decisão que pode ser tomada sem pensar muito, porque, com certeza é a melhor decisão da vida.

Sabe, decidir exige muita responsabilidade, por isso, sempre é bom ter a cumplicidade de alguém que nos ama incondicionalmente.

Muitas vezes, decisões de outros nos afetam profundamente. Algumas decisões que outras pessoas tomam podem nos fazer muito mal. Penso que pode ter sido o que aconteceu com o namorado da amiga do meu amigo 😕! Mas, no final das contas, se eu pudesse, diria a ele que está tudo bem, algumas vezes, se olharmos bem, o outro, na verdade, tomou a melhor decisão das nossas vidas!! Mas, para perceber isso, devemos entender que nós precisamos somente de duas pessoas para nos ajudar nas decisões: Deus e nós mesmos! 

Seja como for, tome decisões. Tome a decisão de ser feliz e de fazer alguém feliz. Tome a decisão de se amar, de se cuidar, de seguir firme em um propósito. Tome a decisão de ser o milagre que você gostaria de ver no mundo! Tome a decisão de não permitir que a decisão do outro interfira na sua felicidade. 

Não tenha medo das decisões! Você as domina! Não elas a você! Apenas controle os desejos impulsivos e "bora ser feliz"!




Um comentário:

  1. Muito bom o texto. É uma reflexão a se fazer. Deus continue a lhe dá sabedoria na divulgação de assuntos tão relevantes quanto esses. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir