REMENDADA
Tenho
acompanhado um reality, chamado "Botched" (que em tradução livre significa remendado), no canal pago E!, sobre pessoas que procuram por dois
médicos cirurgiões plásticos para acertar defeitos físicos que as incomodam. Mas
a procura não fica só nisso. A grande maioria das pessoas procuram a cirurgia
plástica pra modificar algo que elas não gostam em si mesmas. Nesses casos, a
questão é de aparência e não de estética. São pessoas que não estão satisfeitas
com sua aparência física e que querem se transformar em alguma coisa que elas
julgam ser mais bonitas e atraentes. O problema é que não há como se
transformar em algo que você não é. O máximo que se consegue é ser uma
caricatura do que se deseja ser.
Beleza nada mais é do que um substantivo feminino usado para descrever características de qualidade, do que é agradável, bonito ou belo, não só fisicamente, mas de tudo que traz sensação de encanto.
(Beleza -
Conceito, Definição e O que é Beleza (meusdicionarios.com.br)
A Psicologia descreve esse comportamento (de não se sentir bem ajustado com o próprio corpo) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que é o transtorno onde a pessoa tem uma percepção errada do seu próprio corpo. Exemplo: uma pessoa magérrima pode se ver sempre gorda e com isso acabar desenvolvendo anorexia ou bulimia. Esse tipo de transtorno é o que provavelmente acometeu Michael Jackson (de quem eu sou grande fã). Michael fez várias cirurgias plásticas buscando se apresentar de forma bela para seus fãs. Tudo começou como uma questão estética comum, mas, aos poucos, isso foi se tornando uma compulsão e para cada cirurgia seguia-se uma correção e aos poucos seu rosto foi ficando totalmente diferente. Vejam:
É claro que nem toda pessoa que faz uma cirurgia
plástica tem o TDC. Muitas, inclusive, fazem para corrigir cicatrizes ou
anomalias estéticas causadas por acidentes e/ou má formação. Nesse caso, nada
de errado. É importante para autoestima de uma pessoa que ela se sinta bem com
sua imagem. O problema está quando essa imagem é distorcida dando à pessoa a
sensação de desagrado, de disforme.
Em Gênesis, logo no primeiro capítulo, lemos sobre a criação do mundo. Todas as vezes que Deus criava algo, Ele dizia de sua criação "isso é muito bom". Deus é perfeito, não seria diferente com o homem. Deus nos criou perfeitos, e aí está nossa beleza, em sermos perfeitos como somos, únicos, inéditos! Nada precisa ser mudado. E quando tentamos mudar o Deus criou sempre, SEMPRE, vira uma catástrofe. E digo isso não só em relação ao nosso corpo, mas a tudo que existe: clima, florestas, animais etc.














