A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.
- MUNDO HOLÍSTICO
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
REMENDADA
Tenho
acompanhado um reality, chamado "Botched" (que em tradução livre significa remendado), no canal pago E!, sobre pessoas que procuram por dois
médicos cirurgiões plásticos para acertar defeitos físicos que as incomodam. Mas
a procura não fica só nisso. A grande maioria das pessoas procuram a cirurgia
plástica pra modificar algo que elas não gostam em si mesmas. Nesses casos, a
questão é de aparência e não de estética. São pessoas que não estão satisfeitas
com sua aparência física e que querem se transformar em alguma coisa que elas
julgam ser mais bonitas e atraentes. O problema é que não há como se
transformar em algo que você não é. O máximo que se consegue é ser uma
caricatura do que se deseja ser.
Beleza nada mais é do que um substantivo feminino usado para descrever características de qualidade, do que é agradável, bonito ou belo, não só fisicamente, mas de tudo que traz sensação de encanto.
(Beleza -
Conceito, Definição e O que é Beleza (meusdicionarios.com.br)
A Psicologia descreve esse comportamento (de não se sentir bem ajustado com o próprio corpo) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que é o transtorno onde a pessoa tem uma percepção errada do seu próprio corpo. Exemplo: uma pessoa magérrima pode se ver sempre gorda e com isso acabar desenvolvendo anorexia ou bulimia. Esse tipo de transtorno é o que provavelmente acometeu Michael Jackson (de quem eu sou grande fã). Michael fez várias cirurgias plásticas buscando se apresentar de forma bela para seus fãs. Tudo começou como uma questão estética comum, mas, aos poucos, isso foi se tornando uma compulsão e para cada cirurgia seguia-se uma correção e aos poucos seu rosto foi ficando totalmente diferente. Vejam:
É claro que nem toda pessoa que faz uma cirurgia
plástica tem o TDC. Muitas, inclusive, fazem para corrigir cicatrizes ou
anomalias estéticas causadas por acidentes e/ou má formação. Nesse caso, nada
de errado. É importante para autoestima de uma pessoa que ela se sinta bem com
sua imagem. O problema está quando essa imagem é distorcida dando à pessoa a
sensação de desagrado, de disforme.
Em Gênesis, logo no primeiro capítulo, lemos sobre a criação do mundo. Todas as vezes que Deus criava algo, Ele dizia de sua criação "isso é muito bom". Deus é perfeito, não seria diferente com o homem. Deus nos criou perfeitos, e aí está nossa beleza, em sermos perfeitos como somos, únicos, inéditos! Nada precisa ser mudado. E quando tentamos mudar o Deus criou sempre, SEMPRE, vira uma catástrofe. E digo isso não só em relação ao nosso corpo, mas a tudo que existe: clima, florestas, animais etc.
quarta-feira, 20 de julho de 2022
AMIGO
Hoje, dia 20 de julho, se comemora o dia do amigo.
Como se amigos precisassem de dia para serem comemorados!
Amigo é aquele ser que não se explica. Não é irmão, não é companheiro(a) de vida, não tem seu sangue, não vive na mesma casa que você, mas ao mesmo tempo é tudo isso!
A Bíblia fala de amigo da seguinte forma em Provérbios 17.17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
O amigo, segundo Elbert Hubbard (escritor e filósofo norte-americano) é aquela pessoa que sabe tudo a seu respeito e ainda assim te ama!
Deve ser triste não ter amigos!
Eu tenho uma amiga que assumiu mais de uma função em minha vida, sendo essa, a de amiga, a mais importante. Essa amiga me encaminhou para Jesus e isso salvou minha vida. Ela me pastoreou e teve toda paciência do mundo comigo. E ainda tem, porque agora ela também é minha psicoterapeuta. Nós duas somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Vai entender como pode ser isso! Mas é assim que é um amigo(a). Amigos se tornam parecidos mesmo sendo diferentes, porque se respeitam nas diferenças e se amam nas semelhanças.
Essa postagem é só mesmo para dizer pra você, amigo/amiga: você é lembrado sempre e não só neste dia, sua importância extrapola os limites do emocional.
Hoje sabemos cientificamente que amigo faz bem para a saúde! Sério! Tem um estudo científico que mostra isso! Não vou saber falar muito bem, não é minha área, mas parece que encontrar os amigos libera neurotransmissores do centro de prazer do cérebro. Mais ou menos isso!😊😊
Há amigos que não estão o tempo todo conosco. Mas estão em nossas lembranças. São aqueles que conhecemos desde sempre e que, mesmo não sendo confidentes, são pessoas que também guardamos "no lado esquerdo do peito". Encontramos raramente, mas quem disse que amigo é aquele que fica grudado na gente? Amigo é aquele que está lá...sempre!
Finalizo essa postagem, deixando a reflexão que está no livro de Khalil Gibran, O Profeta, ele fala o seguinte sobre amizade:
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não".
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo.
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
Procurai-o também para viver.
Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.
Do livro “O Profeta” (sem indicação de tradutor)
réditos:
http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf
Khalil Gibran (República do Líbano)
segunda-feira, 27 de junho de 2022
EMOÇÃO
O Corcel Indomável
Existe uma animação que eu gosto muito chamada Spirit - O corcel indomável. Bem, pra quem não sabe (como antes eu não sabia), corcel é uma raça de cavalo. Existem os mangas-largas marchadores, os mustangues, os paint horses etc. Sinceramente, não sei dizer qual deles gosto mais. Cavalos são animais fascinantes.
Pois bem, a animação conta a história de um cavalo, da raça corcel, selvagem, que corria pelos campos, solto, livre, misturado a natureza, ao ar, a grama, aos outros animais. (Fiquem tranquilos, não darei nenhum spoiler para não desesperar quem ainda não viu essa animação e quer ver). Mas trata-se de uma história bonitinha que passaria despercebida por qualquer criança ou adulto que gosta de animações (como eu), mas não pelo crivo emocional desta humilde psicóloga com pretensões filosóficas (que Mario Cortella me perdoe!). Vi em Spirit muito mais do que uma historinha de criança. Vi uma mensagem. Mas para dizer o que vi, preciso contar um pouco do contexto da história. Sem spoiler, prometo.
Spirit era um cavalo corcel selvagem que é perseguido por um soldado que quer domesticá-lo de qualquer jeito. Quando finalmente é levado para o quartel desse soldado, ele encontra um índio, tão selvagem quanto ele, que, como ele, também foi preso pelo soldado e os dois se identificam. Vivem juntos muitas aventuras. O índio se torna seu amigo, conquista sua confiança, simplesmente porque entende que ele não pode ser domesticado, precisa ser livre. Todas as vezes que tentam domá-lo, ele se rebela e acaba provocando alguns desastres.segunda-feira, 6 de junho de 2022
O GAVIÃO E O COLEIRINHO
Não gosto de ter e nem de ver pássaros na gaiola. Pássaros foram feitos para serem livres, voar. Não critico aqueles que os tem em gaiolas, desde que não sejam pássaros capturados, retirados a força de sua liberdade. Há criadores autorizados cujos pássaros nasceram em gaiolas (são criadores considerados até como benfeitores de espécies com risco de extinção), nesses casos, tais pássaros nem sabem voar direito, muito menos sobreviver no mundo selvagem lá fora, então, a crueldade maior seria soltá-los em um mundo 100% hostil!! (Aliás, esse mundo selvagem é tão perigoso para eles quanto para nós, né?!),segunda-feira, 18 de abril de 2022
Há um tempo atrás, quando fazia meu devocional, o texto para meditação falava dos girassóis.
Esse texto chamou minha atenção porque quem escreveu disse que os girassóis são suas flores predileta e, por coincidência, também as minhas, muito embora eu tenha sido volúvel nas minhas predileções em relação às flores! Já fui apaixonada por rosas rosa, por flores do campo, tulipas, camélias...enfim, cheguei a conclusão de que gosto de todas, mas o girassol me encanta de forma especial.
Primeiro porque ela própria parece um sol. E depois por seus atributos que também foram descritos no texto que li. E, por fim, porque é uma flor grande, imponente, marcante. Chama a atenção no meio de outras. Tem cores vivas, felizes. Contam do verão, sol, vida! São elegantes!
No texto que li, sendo um devocional, a autora fez uma analogia dos girassóis com o tempo que as coisas tem. De fato, já dizia o rei Salomão em Eclesiastes que tudo tem seu tempo certo. O girassol também tem. Nós também temos.
No devocional, a autora disse que pesquisou sobre os girassóis com o intuito de prolongar o tempo de vida de um girassol que ganhou de presente de Natal. Mas a conclusão que ela chegou, a deixou triste, mas também deixou uma lição.
O girassol é uma planta que não dura muito. Foi feita para nascer, crescer, florescer e morrer. E por mais que se tente fazer com que ela viva mais tempo, isso se torna uma missão inglória. No entanto, a lição que a breve vida do girassol nos deixa é que, muitas coisas são assim em nossas vidas. Elas nascem, crescem, nos fazem bem, cumprem sua missão e se vão. E, por nos fazer bem, tentamos de todas as formas nos agarrar a elas para que não partam. No entanto, se tentarmos prolongar sua existência, tal como os girassóis, elas murcham, perdem sua beleza e utilidade. O que quero dizer é que o tempo de Deus é perfeito, como Ele é perfeito! Tudo tem seu tempo certo, contado.
E, mais do que isso, todos nós, todas as coisas, todas as criaturas foram criadas com um tempo certo e com uma missão. Descobrir qual a nossa missão nessa vida não é fácil, mas, com certeza, há uma missão geral destinada a todo ser humano: fazer o bem! E aqui vai o que pode ser fazer o bem: é amar ao próximo; cuidar de uma criança que passa fome; adotar um bichinho abandonado; não poluir florestas, praias, cidades; respeitar os pais e os mais velhos; plantar uma árvore; cumprir as leis; ser sal e luz no seu meio; ser a paz...e muito mais! Essas são ações e comportamentos que farão com que aquele que pratica tais coisas seja lembrado para sempre, e isso pode sim ser a melhor definição de ser imortal!O texto do devocional diz, no final que o girassol quando morre, solta muitas sementes e essas sementes, encontrando um solo fértil, produzirão muitos outros girassóis. Fazer o bem significa deixar um legado fértil que, encontrando corações férteis, produzirão a cem por um o bem na terra. O nosso tempo, então, como o do girassol, passa a ser longevo e nosso legado, o que fomos, passa a ser imortal.
O texto diz: Tudo tem seu tempo determinado. Muitas coisas serão como girassóis: trarão beleza e alegria às nossas vidas, mas ao cumprirem o seu propósito, chegarão ao fim. E é preciso deixá-las ir para que outros girassóis possam brotar e florescer.
Sendo assim, vamos fazer o que diz Renato Russo em sua música "Pais e Filhos": É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Vamos viver intensamente o bem, a felicidade, a comunhão, o amor, como se não houvesse amanhã. Vamos aproveitar os girassóis da nossa vida, mas vamos também ser um girassol na vida das pessoas que nos cercam.
Viver é amar.
Um Girassol, pra vocês!
Texto baseado no texto devocional de Carla Juliana Melo, educadora cristã (Manaus-AM), publicado no livreto Manancial - Meditações Diárias de 2022 - do dia 06 de abril de 2022
terça-feira, 22 de março de 2022
PROPÓSITOS
Tenho andado meio sem inspiração para escrever.
É uma sensação estranha.
Sensação de estar oca por dentro.
Então, pensei em propósitos. E por que pensei nisso? Porque somente a pouco tempo descobri que viver sem propósitos é o mesmo que estar oca por dentro.
Pensei: o que está acontecendo comigo? Cadê minha inspiração para escrever?
Respondi: Perdi o propósito.
Certo. Tracei a meta. Mas quando cheguei a ela, me perguntei: "Pra quê?", foi aí que descobri que precisava de um propósito.
Muitas pessoas conseguem chegar fácil às suas metas, mas quando chegam ficam se sentindo como se ainda faltasse alguma coisa. E, de fato, falta: o propósito.
Não tem como prosseguir sem ele. Ao atingir a meta, ela deve responder a pergunta sobre o que vem depois, e responder essa pergunta é descobrir o seu propósito.
O propósito é o sentido das coisas. É aquilo que dá vida aos seus objetivos. Ele dá humanidade a tudo o que você faz. Sem ele, podemos chegar a todas as metas traçadas, mas nunca chegaremos a atingi-las, de verdade.
Imagine um atleta que corre numa maratona. O objetivo dele é chegar ao final em primeiro lugar. Para isso, ele se prepara durante meses, busca seu condicionamento físico ideal e se alimenta da forma mais saudável possível. Então, ele vai para a maratona e vence...mas pra quê? O que aquela vitória trouxe de significativo para ele. Se a resposta for "quero vencer a maratona para ganhar dinheiro e uma medalha", pode apostar que nada disso trará ao atleta a satisfação necessária. Ele ficará contente consigo mesmo, sim, mas aos poucos, correr na maratona perderá o "glamour", perderá a graça. Mas se ele correr com a finalidade de dar àquela maratona um sentido maior, então ele será o mais perfeito atleta, mesmo que não vença, porque nesse caso, ele não atingiu a meta, mas atingiu o propósito, o sentido, o valor. Isso fará com que ele tente mais e mais e se sinta produtivo e feliz a cada tentativa.
É isso! Propósitos! Precisamos deles para significar as nossas vidas e para produzir. No momento, meu propósito é levar você a descobrir o seu propósito.
Então, minha inspiração voltou! Simplesmente porque não estou escrevendo por escrever, ou escrevendo comercialmente, mas estou escrevendo acreditando que você vai ler e que isso poderá te trazer benefícios. Minha meta é escrever, meu propósito é ser útil na vida de alguém que ler.
Se não temos uma direção definida, se não definimos o nosso propósito, é grande a possibilidade de interrompermos as nossas ações, pois não sabemos aonde elas nos levarão. Muitas vezes é esta incerteza que nos faz ter medo e nos sentirmos inseguros, sem conseguir caminhar. A caminhada sem direção pode nos levar a caminhos que não desejamos ou até mesmo a situações muito desagradáveis.
Para te ajudar na procura do propósito, é importante que você busque se conhecer melhor, refletir sobre os seus desejos e necessidades. Reflita sobre as questões abaixo e escreva as respostas num papel. Depois confira cada resposta, analise, corrija, confirme e por fim registre:
Onde quero chegar?
Qual o tipo de vida quero ter?
Qual tipo de mundo quero ajudar a construir?
Quais são meus valores?
O que me faz feliz em minha vida?
O que me anima?
Quais são os meus talentos?
O que faço que me dá aquela sensação de que sou
incrível?
O que faz com que outras pessoas sejam gratas a
mim?
Essa tarefa não é fácil. Leva tempo. Não temos o
hábito de fazer esse exercício de autoconhecimento. Mas ele é importante,
porque o propósito é um processo que vai sendo percebido, entendido, alterado,
praticado e aperfeiçoado continuamente.
O propósito expressa o sentido e o significado de todo o seu projeto de vida.
O PROPÓSITO É, POIS, O LEME QUE
NÃO TE DEIXA PERDER O FOCO, E A RAZÃO DE TUDO.
(Texto em itálico adaptado da apostila “Desenvolvimento Profissional – Propósito e
Ética”, elaborada por Eliana Gosendo e Ketty Sanches, para o curso de
Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Unileya)
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Paz no futuro e glória no passado
terça-feira, 30 de novembro de 2021
E CONHECEREIS A VERDADE...
Quem já ouviu nosso presidente falando isso?
Várias vezes ouvimos ele dizer "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Creio que nosso presidente estava se referindo a verdade dele, ou a verdade sobre seus atos. E quanto ao "vos libertará", com certeza ele estava querendo dizer que quando a verdade sobre ele aparecesse, isso faria com que mais e mais pessoas se "convertessem" ao chamado "bolsonarismo", afinal, a verdade pela qual ele clama se refere a verdade de suas intenções e de suas ações.
No entanto, o que é a verdade? Difícil definir. Cada um tem sua verdade. Cada um crê na verdade que se mostra como...verdadeira. A verdade pode ter várias faces, mas, na verdade (😊), ela não é algo relativo. Não existe "meia verdade" ou uma "verdade relativa" ou mesmo uma "quase verdade".
Quem me conhece, sabe que gosto muito de definições e a verdade no dicionário é definida como propriedade de estar conforme os fatos ou a realidade; coisa, fato ou evento real; procedimento sincero, pureza de intenções. Logo, não há como colocar um "se" nisso aí e transformar o que é verdade em algo que "pode ser". A verdade não pode ser, a verdade é.
Sendo assim, no caso do nosso presidente, acho mesmo que se realmente conhecermos a sua verdade (a verdade dele) com certeza nos libertaríamos da tentação ou do fanatismo em torno da sua pessoa, porque conheceríamos o que realmente é, os fatos de fato! E, sinceramente, não sei se seria muito boa essa "verdade". Mas cada um acredita naquilo que quer crer. A alma humana é muito volúvel, quando deveria ser sábia, porque ela vem de um sopro da Sabedoria. Infelizmente, o mal coloca nos nossos corações as "verdades relativas".
Na frase em questão encontramos a verdade verdadeira, melhor, a verdade com o "V" maiúsculo, a Verdade. Quem falou essa frase tão profanada pelo nosso presidente foi Jesus Cristo. E Ele estava se referindo a Ele mesmo como Verdade. E o sentido da frase quer dizer que quando conhecermos Jesus Cristo, conheceremos o que é a Verdade, porque Ele é a Verdade, e mais além, Ele também é o Caminho e a Vida. Sim, a Verdade nos liberta, não a verdade do nosso presidente ou de qualquer outro, presidente ou não. Nossa liberdade vem do conhecer o que é real, mesmo que invisível, que importa? Posso citar Antoine de Saint-Exupéry, no seu famoso "O Pequeno Príncipe", que diz que "o essencial é invisível aos olhos". Sim, a Verdade é essencial. Quando a conhecemos nossos olhos se abrem e podemos discernir, olhar e ver, saber!
Vamos tomar cuidado com as pessoas que usam a Bíblia de modo profano, para proveito próprio, com impureza de coração. A própria Bíblia adverte sobre o destino daqueles que distorcem a Verdade (entenderam a colocação da palavra com a maiúscula?). Cuidado para que não te enganem, isso é escravidão, é mentira e mentira escraviza.
Tenha certeza das fontes de onde jorram as palavras e certeza de seus significados para que vocês saibam o que é de fato, saibam a v(V)erdade.
A propósito, segue as fontes das citações acima:
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - (Bíblia - Evangelho de João, capítulo 8, versículo 32 - Jo 8.32)
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - (Bíblia - Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6 - Jo 14.6)
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
O QUE É PENSAMENTO?
Diz a verdade, consegue mesmo responder a essa pergunta? Eu não! Definir pensamento é algo complicado, porque trata-se da abstração mais real que existe! Pensamento é algo que nós temos, mas que não tem correspondência no corpo, mas é do corpo! Que coisa mais louca!
E, apesar dessa loucura, o pensamento é algo que não podemos viver sem, já dizia Descartes "penso, logo existo", deduz-se que se não penso é porque estou morto! O problema é que o pensamento é o dominador do ser e do mundo. O pensamento dirige o comportamento e o comportamento influencia a sociedade que constitui o mundo inteiro. O pensamento de muita gente, conduz uma nação. O pensamento de um pode mudar a vida de muitos.
O pensamento é algo tão importante que transforma tudo em realidade num piscar de olhos. Já ouviram falar na força do pensamento.
Quando pensamos traçamos uma diretriz e daí uma ação e se o pensamento for muito determinante, ele produz uma crença. A crença cria raízes profundas na vida e conduta do crente. Arrancar uma crença requer prudência e tempo. Requer paciência e sabedoria.
Pensar faz de todos nós seres capazes, pro bem ou pro mal. É no pensamento que reside a criatividade. Com ela construímos a paz ou fazemos a guerra.
No pensamento também está a noção de nós mesmos. O que somos é determinado pelo que pensamos de nós. Pena que muitas vezes engolimos o que outros pensam a nosso respeito. E aí nos perdemos porque se os pensamentos nos determinam e se pensamos como os outros, então não somos nós mesmos e sim o outro.
O pessoal de marketing descobriu isso e usa o pensamento de forma brilhante, persuasiva e hipnótica. Acabamos por comprar e/ou nos comportar conforme querem os marqueteiros, porque eles implantam pensamentos em nós que nos fazem agir, comprar, se comportar conforme sua vontade. Você está pensando que eles fazem de você marionete? Pensou certo. Mas se você pensar que eu estou fazendo você pensar isso, então pense por si mesmo e veja que pensamento tem mais a ver com o seu. Aceite somente aquilo que lhe parece ético.
Religiões, política, esportes etc fazem o mesmo que os marqueteiros. Influencers?...nem se fala!! O próprio nome já define o que eles fazem conosco.
O pensamento é volúvel, promíscuo, astuto, dominador. Se você seguir a lei do Zeca Pagodinho e deixar a vida te levar, saiba que, na verdade, o que você está fazendo é deixando que o seu pensamento crie asas e uma vez que ele voe, vai longe...será que volta?
Pensamentos foram criados para nos sabotar. E tudo isso com um toque de sedução que faz com eles fiquem quase que irresistíveis.
Mas os pensamentos não são vilões. Ok, são bichinhos selvagens, iguais as suas irmãs por parte de mente: as emoções. São difíceis de domesticar, mas não é impossível. Podemos controlá-los por um bom tempo, às vezes falha, mas pode-se retomar as rédeas.
Esse é o pensamento, é esse ser invisível e real, que quem o domina consegue uma vida saudável e longeva.
Então...Pense... Pense sempre... Pense bem... Pense certo.
Despolua seus pensamentos de coisas ruins, lembre-se, o pensamento transforma tudo em real. Não deixe nenhum influencer te influenciar e colocar pensamentos que não são seus na sua cabeça. Você pode ponderar e até aceitar, mas adapte para serem seus pensamentos, só seus!
Voltando à pergunta, o que são pensamentos?
Resumindo, eu!
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4.8)
terça-feira, 7 de setembro de 2021
Estamos no dia 7 de setembro de 2021! Segundo a história, há exatos 199 anos, o imperador do Brasil, D. Pedro I, por motivos de pressão portuguesa, proclamava às margens do Rio Ipiranga, que o Brasil seria um país livre do domínio português.
Essa é a história que nos contam nas escolas. Mas, atualmente, sabemos que há mais caroço nesse angu do que se pode imaginar. Em outras palavras, D. Pedro não foi tão bonzinho assim, e talvez nem tenha proclamado a independência montado num belo cavalo branco (símbolo de vitória e vitoriosos) e nem talvez nem tenha sido às margens do Rio Ipiranga. Mas isso não importa. O que importa é que tal qual as bandeiras acima, não mudamos muito de lá pra cá, infelizmente.
Nosso presidente atual nos chama de "massa de manipulação" e "idiotas úteis" (vide reportagem em Bolsonaro chama manifestantes de "imbecis" e "idiotas úteis" (terra.com.br)), exatamente como éramos a 199 anos atrás. "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", já diz a canção. Antes éramos escravos e colônia de exploração. Atualmente, somos a mesma coisa! As condições de trabalho, jornada e salário remetem a escravidão, remetem a sobrevivência, remetem a "matar um leão todos os dias"! Mudou? Exatamente o quê? Ah! Ganhamos dinheiro e os escravos não ganhavam, ok, mas faça as contas, será que não acabamos pagando para trabalhar? Nossos recursos são para pagar contas e as contas dos ricos e poderosos. Bem, os escravos não tinham benefícios e nós sim. Que benefícios?! Plano de saúde que não te atende direito e é uma fortuna mensal? SUS? Vale transporte? Ticket refeição? Eu que não sou boa em matemática posso assegurar que isso é puro engodo.
O fato é que o Brasil ainda é uma colônia de exploração. Ainda somos dependentes e agora não mais só de Portugal, mas da China, dos EUA, dos...por aí a fora. Ou pensam que nossas matas são desmatadas para nos beneficiar? Não! Desmatamos para produzir soja, para fazer pastos para o gado, para produzir coisas que vão para os outros, só os restos ficam aqui! Exportam o que há de melhor. Deixam o pior para nós, os donos da terra!
Nosso ouro, minério e pedras preciosas também vão para os exterior, então é mais do que justificado esburacar as terras indígenas, certo? A Rainha Elizabeth tem mais pedras brasileiras em sua coroa do que temos aqui!! (Brincadeira, isso foi uma hipérbole, brincadeira de novo, não é hipérbole, isso foi um exagero, mas passou perto).
O povo brasileiro se vende por um prato de comida (referência ao que fez Esaú, em Gênesis 25.30-32). O que vale é "levar vantagem em tudo, certo?", mas a que preço não importa. Não somos culpados de todo. O povo está doente, com fome, sem recursos, desde os tempos do império. O povo brasileiro sempre foi colocado a margem pelos nossos governantes e por outras nações.
Mas o Brasil é terra literalmente abençoada por Deus. "Aqui em se plantando tudo dá" diz Pero Vaz de Caminha. E é verdade! O Brasil é talvez o país mais rico e belo do mundo! Mas o povo é sofrido e para o povo de que adianta tanta beleza se ele está "morrendo de sede na margem do rio" (opa! agora acho que foi uma metáfora, mas coube, né? afff! que os professores de português me perdoem a ignorância caso isso não seja uma metáfora. Justifico: a educação brasileira é um pouco...precária!😕)
Precisamos resgatar nossa dignidade. Sim, ela existe, mas a deixamos numa gaveta. É hora do povo brasileiro acordar e dizer "independência ou morte"! Lutar até o fim pelo direito a liberdade, saúde, ensino, segurança...tá na Constituição, só não tá na execução!
O Brasil é pátria amada, idolatrada, salve, salve! O povo brasileiro é carinhoso, hospitaleiro, feliz, mas sofrido, escravo, inculto, doente.
É hora de reverter isso, Brasil! Juntos podemos! Porque somos gigantes pela própria natureza e temos a bênção de Deus na terra, no ar, nos rios, nos mares. Não vamos deixar que esses inimigos compre nossa honra, porque é com ela que poderemos ser uma potência e só com Cristo seremos livres dessa opressão e dos opressores, filhos do cara lá debaixo.
Que tal erguermos a cabeça e enchermos a boca quando falarmos "sou brasileiro"? Que tal exibir as cores do nosso país com orgulho? Nossa história é linda e nos legitima diante das dificuldades. Que tal cada um fazer a sua parte e ao invés de ajudar na derrocada, provar que os filhos do Brasil "não fogem à luta"?
BRASIL! MEU BRASIL BRASILEIRO!
"És mãe gentil dos filhos deste solo, pátria amada, Brasil"!
A propósito: a bandeira acima, no canto superior esquerdo, é a bandeira brasileira dos tempos do império, bandeira do Brasil império e que serviu de inspiração para nossa atual bandeira. Viram como pouca coisa mudou?😉
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
O QUE HOUVE COM A MULHER?













