A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sábado, 17 de dezembro de 2022

 LOBOS EM PELE DE CORDEIRO


Há tempos tenho sentado diante do meu notebook e tentado traçar algumas linhas sobre o assunto da moda nos meios evangélicos: os falsos pastores!

Todo dia é a mesma rotina: me ponho na frente do teclado, respiro fundo, faço uma oração e...nada vem! Então percebi que na verdade eu tinha apenas que começar a digitar, sem meias palavras e sem pensar muito, apenas permitindo que o Senhor me direcione. Lá vai!

Diz a Bíblia: 

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” 

Mateus 7:15

Nunca esse aviso importante foi tão necessário nos dias atuais!

Antes de falar sobre ele, preciso me posicionar como alguém que tem como religião (do latim religare = atar-se firmemente ao Divino) Jesus Cristo! Sim, minha religião é Cristo, quem me liga (religare) a Deus! Atualmente me recuso a dizer que sou crente (porque afinal crente é aquele que crê e nesse sentido, o diabo é um crente, ele crê em Deus mais do que qualquer crente, porque ele era um dos seus anjos antes de sua queda) ou a dizer que sou evangélica, porque sinceramente me envergonho dessa denominação, ela me escandaliza com seus pastores falsos. 

Vou explicar: pastores são pessoas que cuidam dos animais, mais do que isso, os protegem, defendem e, segundo dizem, os pastores de ovelhas são capazes de por em risco suas vidas por suas ovelhas, que são animais extremamente frágeis e dependentes. Pois bem, na religião evangélica, usam o título "pastor" para os líderes espirituais e também porque era assim que Jesus também se intitulava. E também foi assim que Jesus pediu que Pedro fizesse ("Pedro tu me amas? Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Então, apascenta minhas ovelhas" Jo 21.15-22). Mas, percebam que Jesus chamou Pedro para apascentar suas ovelhas, isso quer dizer que ser pastor das ovelhas de Cristo é um chamado! Não é para qualquer um! No entanto, hoje em dia, qualquer um que quer ser pastor, basta fazer o seminário teológico e depois ser consagrado em uma cerimônia na igreja e pronto! Saindo um pastor fresquinho do forno! Só que não!!!!! 

O pastor deve primeiro ser pastor, receber o chamado e depois sim, se quiser, fazer o seminário. O que essa inversão de ação fez foi simplesmente fabricar pastores do tipo lobo em pele de cordeiro. Assim, hoje vemos pastores envolvidos em política, usando de palavras torpes (contrário ao que a Palavra de Deus, que eles dizem seguir, fala em Ef 4.29), levando as ovelhas para as trevas, fazendo das igrejas de Cristo um local de eventos (com palco iluminado, escuro, som alto e tudo o mais) e nem se importando quando uma ovelha se desgarra do aprisco (ignorando o que o bom pastor faz, descrito em Lc 15.4-7). Pastores que preferem os jovens que são mais fáceis de manipular e os que dão um bom dízimo!

Esses são os pastores de hoje em dia! "Raça de víboras" (Mt 12.34), fariseus hipócritas (Mt 23.23-39)!

Perdoem minha indignação. Mas ao longo de alguns dias vou detalhar melhor sobre isso nesse blog e também no canal do YouTube @OEscribaMensageiro.

Cansei de ser ética com pessoas que nem sabem o que isso significa. Cansei de ouvir palavras absurdas da boca de pastores com carinha de anjo! 

Talvez eu não seja um anjo de candura, mas com certeza não fico me travestindo de santa e levando um bando de gente para o buraco como tenho visto.

Aqui só vou me privar de falar nomes, mas vou fazer o possível para que as situações que vou descrever identifique a quem elas se referem. 

Desde já peço perdão pelo desabafo, mas ouvir de um pastor que se alguém da sua igreja não votar no candidato que ele estava claramente indicando, embora não estivesse falando o nome, que ele não mais reconheceria essa pessoa como crente, foi demais para o meu colesterol! E isso no púlpito! No dia da votação do primeiro turno deste ano (2022)! Meia hora de comício antes da pregação! Acreditam? Isso aconteceu numa igreja (que se diz) evangélica, batista, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Mas não foi muito diferente de outras por aí, que tenho visto nos cultos online.

CUIDADO! Não se deixem enganar! A Bíblia fala que haveria falsos profetas que se possível fosse, enganariam até os escolhidos! (Mt 24.24), então, leiam a Bíblia, não os pastores atuais! Não caminhem para as trevas! Não ouçam se não vier de Deus! Sejam como os cristãos de Beréia (At 17.10-11).

OBS: Façam isso também comigo: vão até a Bíblia para saber se o que estou falando está de acordo com as Escrituras! 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 




OLHAR DE MOTO

"Vi seu olhar, seu olhar de festa, de farol de moto, azul celeste..."¹

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que meus olhos, se viram no seu olhar..."²

"Eu não sei, se vem de Deus, do céu ficar azul, ou virá dos olhos teus, essa cor que azuleja o dia..."³

Há várias músicas que falam de olhos azuis. São lindos, de fato. Mas não dizem nada se quem os carrega for uma pessoa ruim. Diz outra música que "Olhos azuis são ciúmes..."ª. A verdade é que os olhos são o espelho da alma. A Bíblia diz que:   

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas" 
(Mateus6.22-23)

Não importa o que cantam as canções, mas o que diz a Palavra de Deus sim. E nesse sentido, os olhos azuis do meu tio Rubinho eram luz, farol de moto, cor do mar, portanto, todo ele era luz!
Essa luz que se apagou recentemente, brilhou por 82 anos em nossas vidas. Sua luz alegre, iluminava as noites em frente ao fogão de lenha, contando casos, ou apenas completando os casos que eram contados.
Está sendo difícil entender o mundo sem o tio Rubinho. O mundo parece mais escuro sem os seus olhos-azuis-farol-de-moto.
Minha mãe contava que quando ela estava grávida, pedia que ele deixasse que ela ficasse olhando seus olhos para que o bebê nascesse com os olhos da mesma cor! 😊 Bem, não deu muito certo, mas eu tenho essa genética com muito orgulho. 

Talvez seja ainda difícil falar do tio Rubinho. Sua partida ainda está recente e ainda dói. Mas como não pensar nele, falar dele, sonhar com ele? Eu ainda espero acordar e ver no meu wsapp as mensagens de "bom dia" que ele enviava. Era como se meu próprio pai estivesse presente também. Tio Rubinho não era um "pai substituto", ele era um outro pai. 

Parece surreal imaginar que ele se foi. Tio Rubinho era o tipo de pessoa que não devia morrer, não faz sentido isso! Mas não questiono as decisões de Deus, mesmo porque, Deus cuida de seus filhos e os recolhe quando percebem que eles podem sofrer ou estão sofrendo. É providência de Papai! Tio Rubinho era pai, mas também era filho de Papai! Está com Ele agora. E nós que ficamos sentimos desde já sua saudade e o vazio de sua partida. O consolo é saber que Tio Rubinho era muito sereno em relação a morte, era consciente, sábio e algumas vezes até engraçado com esse assunto. 

Meu tio Rubinho! Meu tio! Meu tio dos olhos azuis celeste! Seus olhos agora se misturam com a cor do céu! Não brilham mais aqui como um farol de moto, mas sinto que...algumas estrelas podem ser seus olhos azuis brilhando no céu. 

Saiba, meu tio, se é que você pode nos ouvir, que você é eterno porque eu nunca, jamais te esquecerei! Se tem um lugar que você ainda vive, é no meu coração. Meus olhos castanhos contêm seus olhos azuis e minha história ainda é iluminada por eles, porque, meu tio, o amor não morre...


¹ Música: Aventura - Eduardo Dusek
² Música: Todo azul do mar - 14 Bis
³ Música: Azul - Djavan
ª Música: Olhos Castanhos - Francisco José

segunda-feira, 5 de setembro de 2022


ABAÍBA 
Em Minas Gerais, existe um lugar de nome diferente: Abaíba! É um lugar importantíssimo para mim! É meu refúgio e santuário. Aonde ia para renovar as minhas forças, e encontrar metade das minhas origens, e da minha história. Onde eu tenho minhas raízes e meu coração. 
Durante anos deixei de ir lá. E há poucos, retornei, mas tenho a sensação de que foi um retorno de despedida.
No primeiro dia desse mês de setembro, no ano da graça de 2022, o último baluarte de Abaíba partiu. Tia Orly era a história viva de Abaíba. Tia Orly conhecia cada palmo daquele chão, literalmente! Desde a Fazenda Abaíba até o cemitério da cidade. Minha prima Andréa dizia que Tia Orly tinha o mapa do cemitério na cabeça! Sabia quem estava enterrado e aonde, e decor.  
A história de Abaíba se mistura com a da Tia Orly, e vice-versa. E, de alguma forma, minha história também. 
Lá era o lugar onde eu me sentia livre e segura. Meus primos e eu tínhamos Abaíba como nosso quintal de brincadeiras. Lá, era eu que era a capial, em sentido contrário😊! A menina da cidade grande que ficava com medo de uma simples galinha, que não gostava das brincadeiras dos primos (também! eles brincavam de tacar besouro morto uns nos outros!!!😳), que ficava cheia de "não me toques" para andar pelos trilhos do trem, no meio do mato cheio de carrapatos! Minhas primas que moravam lá, adoravam me assustar com as histórias do cavaleiro sem cabeça, do homem das folhas etc. Essas histórias eram contadas no pequeno coreto da praça...à da meia-noite!!! Entenderam meu terror? 😬
Mas uma coisa era certa: o leite de lá (puro, direto da vaca, chegava na casa da Tia Orly ainda quente) não me dava dor-de-barriga como se podia pensar. Só que eu não gostava da nata. Então, Tia Orly separava uma jarra de leite sem nata e colocava na geladeira. Tia Orly dizia que eu parecia uma bezerrinha, de tanto leite que eu tomava! 
Foi em Abaíba que aprendi a cavalgar! Quer dizer, a montar em um cavalo! Eu era pequena, meu Tio Jairo me colocou em cima do bicho (um lindo cavalo branco, mangalarga marchador, de nome Fuzil) e disse para eu bater com os pés na barriga dele para ele andar. Acontece que eu devia ter uns oito anos na época e uns 40 quilos (se muito)! Demorou um pouco para meu tio perceber que o cavalo não sabia que tinha alguém em cima dele😂!! Então, com uma palmada, fez o bicho andar. Pensei que ia desmaiar de tanto medo e entusiasmo!
À noite, fria como sempre, o pessoal se reunia em torno do fogão de lenha da casa da Tia Orly, e contava os "causos"! 
Abaíba era só alegria...até a morte do meu pai! Foi a primeira e única vez que Abaíba me trouxe tristeza. Depois disso, ainda fui umas duas vezes lá, mas depois parei. Era difícil não lembrar. Além disso, meus primos cresceram, se casaram, tiveram filhos. Ficamos adultos. Não dava mais para brincar de polícia e ladrão pela cidade. Cada um tinha sua vida. 
Mas Abaíba ainda era meu lugar. Ainda continha Tia Orly. Agora não mais. 
Eu não tenho o mapa do cemitério na cabeça. Não sei onde meu pai, tios e Tia Orly estão enterrados, mas sei que é lá, em Abaíba, onde também está o meu coração. 
Agora, Abaíba e Tia Orly estarão vivas somente nas minhas memórias, na minha história. Elas fazem parte dessa história, estão escritas na minha biografia, vivem para sempre...
Que aperto no coração
Ao deixar meu lugar
Suas estradas, seu luar
O perfume do seu ar

Que aperto no coração
Ao partir sem meus amigos de farra
Ao lembrar da nossa algazarra
Nosso pique, nossa garra

Que aperto no coração
No adeus do meu mineiro
Do seu jeito meio roceiro
Dos seus olhos, do seu cheiro

A paz que muito senti
Não tem em nenhum lugar, só ali
Só no meu lugar que nunca esqueci

Agora sei que chorarei
A saudade dói, mas esperarei
Ah! Abaíba, um dia voltarei.

(Escrito por Nairlene Brasil - por volta da década de 80, entitulado: Abaíba)

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 REMENDADA

Tenho acompanhado um reality, chamado "Botched" (que em tradução livre significa remendado), no canal pago E!, sobre pessoas que procuram por dois médicos cirurgiões plásticos para acertar defeitos físicos que as incomodam. Mas a procura não fica só nisso. A grande maioria das pessoas procuram a cirurgia plástica pra modificar algo que elas não gostam em si mesmas. Nesses casos, a questão é de aparência e não de estética. São pessoas que não estão satisfeitas com sua aparência física e que querem se transformar em alguma coisa que elas julgam ser mais bonitas e atraentes. O problema é que não há como se transformar em algo que você não é. O máximo que se consegue é ser uma caricatura do que se deseja ser.

 Explicando melhor: somos uma combinação genética de nossos pais e ancestrais. Essa combinação genética é a mais adequada para nós, a mais perfeita, a mais funcional. Qualquer coisa que façamos para modificar esse equilíbrio acaba desequilibrando, não "reequilibrando". Cada parte do nosso corpo tem uma métrica perfeita e ajustada para nossa vida. Cada membro, cada órgão, cada processo é único e só nosso. É nessa percepção que se encontra a beleza. 

 Qual o conceito de beleza? A beleza é um conceito abstrato. Se você for ao dicionário vai ficar surpreso ao perceber que o dicionário coloca a beleza como "aquilo que é belo"! Ou seja, não tem como definir exatamente. Beleza é uma daquelas palavras que se explica em si mesma, assim como pensamento, sentimento, feiura etc. Beleza é uma sensação. E isso também está no dicionário: 

Beleza nada mais é do que um substantivo feminino usado para descrever características de qualidade, do que é agradável, bonito ou belo, não só fisicamente, mas de tudo que traz sensação de encanto. 

(Beleza - Conceito, Definição e O que é Beleza (meusdicionarios.com.br)

 Quando uma pessoa tem a sensação de que não é bonita, ela recorre a um cirurgião plástico que vai "remoldá-la" ou "remendá-la" para que ela se torne aquilo que ela acha que é bonito. No entanto, não é raro que essas pessoas façam mais de uma cirurgia plástica, isso porque a primeira acaba provocando um desequilíbrio estético significativo, então, a pessoa precisa ajustar isso, depois mais uma vez, e mais uma vez. No final tudo está desproporcional! Algumas pessoas acabam aceitando isso como belo, ou seja, conseguem encontrar a sensação de encanto, de agradável, outras acabam se arrependendo e precisam fazer outra plástica para voltar ao que era, mas infelizmente, nada será como antes.

A Psicologia descreve esse comportamento (de não se sentir bem ajustado com o próprio corpo) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que é o transtorno onde a pessoa tem uma percepção errada do seu próprio corpo. Exemplo: uma pessoa magérrima pode se ver sempre gorda e com isso acabar desenvolvendo anorexia ou bulimia. Esse tipo de transtorno é o que provavelmente acometeu Michael Jackson (de quem eu sou grande fã). Michael fez várias cirurgias plásticas buscando se apresentar de forma bela para seus fãs. Tudo começou como uma questão estética comum, mas, aos poucos, isso foi se tornando uma compulsão e para cada cirurgia seguia-se uma correção e aos poucos seu rosto foi ficando totalmente diferente. Vejam:

É claro que nem toda pessoa que faz uma cirurgia plástica tem o TDC. Muitas, inclusive, fazem para corrigir cicatrizes ou anomalias estéticas causadas por acidentes e/ou má formação. Nesse caso, nada de errado. É importante para autoestima de uma pessoa que ela se sinta bem com sua imagem. O problema está quando essa imagem é distorcida dando à pessoa a sensação de desagrado, de disforme. 

 O TDC pode ser muito sutil. De fato, algumas pessoas acham que estão sendo somente vaidosas! Uma forma de descobrir que alguém desenvolveu o TDC é checando em sua fala e a forma como se vê no espelho, verbalizações incoerentes com a realidade.

 No reality mencionado acima, algumas pessoas procuravam os cirurgiões porque queriam ser um desenho animado, um boneco(a) ou mesmo um alienígena! Essas pessoas não estão exercendo sua opção de ser alguém diferente, elas estão demonstrando uma total desconexão entre sua mente/percepção e seu corpo.  Essa distinção precisa ficar bem clara! Ser vaidoso com o corpo é valorizá-lo e enfatizar o que ele tem de bonito. Ter um TDC é preferir outro corpo, outra forma que não a que tem, porque a pessoa vê com estranheza seu próprio corpo.

 Clique no link abaixo para saber mais sobre o TDC e verifique a história que ali é contata como exemplo. 

Um transtorno distorce a imagem que você tem do próprio corpo. Poucos o conhecem | VEJA (abril.com.br)

Em Gênesis, logo no primeiro capítulo, lemos sobre a criação do mundo. Todas as vezes que Deus criava algo, Ele dizia de sua criação "isso é muito bom". Deus é perfeito, não seria diferente com o homem. Deus nos criou perfeitos, e aí está nossa beleza, em sermos perfeitos como somos, únicos, inéditos! Nada precisa ser mudado. E quando tentamos mudar o Deus criou sempre, SEMPRE, vira uma catástrofe. E digo isso não só em relação ao nosso corpo, mas a tudo que existe: clima, florestas, animais etc.

 A beleza física é o reflexo da beleza interior. Nada mais. Conheço muitas pessoas que fisicamente podem não ser tão belas, conforme o senso comum, mas são pessoas tão bem resolvidas e tão satisfeitas consigo mesmas que acabam sendo belas e atraentes. 

 Assistam o filme "O amor é cego" e entenderão o que estou dizendo. Vou deixar o link do trailer no gadget ao lado.

 Ser vaidoso fisicamente não é errado, claro, se não tiver exageros. Afinal, é importante cuidar do Templo do Espírito Santo que é nosso corpo (1 Co 6.19), mas não deixe que a pressão da sociedade e seus modismos tirem a beleza pura, natural, selvagem e agradável que você tem como ser humano de corpo e alma.

 

 


quarta-feira, 20 de julho de 2022

AMIGO 

Hoje, dia 20 de julho, se comemora o dia do amigo. 

Como se amigos precisassem de dia para serem comemorados!

Amigo é aquele ser que não se explica. Não é irmão, não é companheiro(a) de vida, não tem seu sangue, não vive na mesma casa que você, mas ao mesmo tempo é tudo isso! 

A Bíblia fala de amigo da seguinte forma em Provérbios 17.17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

O amigo, segundo Elbert Hubbard (escritor e filósofo norte-americano) é aquela pessoa que sabe tudo a seu respeito e ainda assim te ama!

Deve ser triste não ter amigos! 

Eu tenho uma amiga que assumiu mais de uma função em minha vida, sendo essa, a de amiga, a mais importante. Essa amiga me encaminhou para Jesus e isso salvou minha vida. Ela me pastoreou e teve toda paciência do mundo comigo. E ainda tem, porque agora ela também é minha psicoterapeuta. Nós duas somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Vai entender como pode ser isso! Mas é assim que é um amigo(a). Amigos se tornam parecidos mesmo sendo diferentes, porque se respeitam nas diferenças e se amam nas semelhanças.

Essa postagem é só mesmo para dizer pra você, amigo/amiga: você é lembrado sempre e não só neste dia, sua importância extrapola os limites do emocional. 

Hoje sabemos cientificamente que amigo faz bem para a saúde! Sério! Tem um estudo científico que mostra isso! Não vou saber falar muito bem, não é minha área, mas parece que encontrar os amigos libera neurotransmissores do centro de prazer do cérebro. Mais ou menos isso!😊😊

Há amigos que não estão o tempo todo conosco. Mas estão em nossas lembranças. São aqueles que conhecemos desde sempre e que, mesmo não sendo confidentes, são pessoas que também guardamos "no lado esquerdo do peito". Encontramos raramente, mas quem disse que amigo é aquele que fica grudado na gente? Amigo é aquele que está lá...sempre! 

Finalizo essa postagem, deixando a reflexão que está no livro de Khalil Gibran, O Profeta, ele fala o seguinte sobre amizade:

E um jovem disse: Fala-nos da Amizade.
 
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
 
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
 
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
 
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
 
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não".
 
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
 
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
 
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.
 
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
 
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
 
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo.
 
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
 
Procurai-o também para viver.
 
Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.
 
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
 
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.

                    
Do livro “O Profeta”   (sem indicação de tradutor)
 réditos:

http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf

Khalil Gibran (República do Líbano)
Enviado por Helena Carolina de Souza em 09/11/2011
Código do texto: T3327004



segunda-feira, 27 de junho de 2022

EMOÇÃO

O Corcel Indomável

Existe uma animação que eu gosto muito chamada Spirit - O corcel indomável. Bem, pra quem não sabe (como antes eu não sabia), corcel é uma raça de cavalo. Existem os mangas-largas marchadores, os mustangues, os paint horses etc. Sinceramente, não sei dizer qual deles gosto mais. Cavalos são animais fascinantes. 

Pois bem, a animação conta a história de um cavalo, da raça corcel, selvagem, que corria pelos campos, solto, livre, misturado a natureza, ao ar, a grama, aos outros animais. (Fiquem tranquilos, não darei nenhum spoiler para não desesperar quem ainda não viu essa animação e quer ver). Mas trata-se de uma história bonitinha que passaria despercebida por qualquer criança ou adulto que gosta de animações (como eu), mas não pelo crivo emocional desta humilde psicóloga com pretensões filosóficas (que Mario Cortella me perdoe!). Vi em Spirit muito mais do que uma historinha de criança. Vi uma mensagem. Mas para dizer o que vi, preciso contar um pouco do contexto da história. Sem spoiler, prometo. 

 Spirit era um cavalo corcel selvagem que é perseguido por um soldado que quer domesticá-lo de qualquer jeito. Quando finalmente é levado para o quartel desse soldado, ele encontra um índio, tão selvagem quanto ele, que, como ele, também foi preso pelo soldado e os dois se identificam. Vivem juntos muitas aventuras. O índio se torna seu amigo, conquista sua confiança, simplesmente porque entende que ele não pode ser domesticado, precisa ser livre. Todas as vezes que tentam domá-lo, ele se rebela e acaba provocando alguns desastres.

Dito isso, só isso, (veja o filme, você vai gostar e vai entender melhor o que vai aqui), transformei essa história em uma metáfora psicológica. Assim, imaginei Spirit como nossas emoções! Sim, sempre costumo dizer, insistentemente (que chata!), que nossas emoções são como cavalos selvagens. Não conseguimos domesticá-las. Quando achamos que sim e tentamos, sempre acontecem desastres (depressão, ansiedade, insônia, irritação, traumas...quer mais? Não, né!). Emoções não são para serem represadas, precisam ficar livres, caso contrário, assim como aconteceu com Spirit, elas se debatem dentro de nós, se rebelam e se soltam da forma mais bruta possível. Um exemplo? Uma raiva contida, reprimida, pode levar a uma vingança mortal, é como uma mola pressionada: quando soltamos, ela se expande de forma brusca e vai longe, podendo machucar alguém. Quer outro exemplo? Luto. Tenta não chorar, não gritar, não desaguar! Provavelmente, vai sair pelos poros (alergias, feridas, ressecamentos) ou busca saída para corpo (gastrite, falta de ar, problemas cardíacos, disfunção neurológica) ou sai pelos transtornos emocionais (depressão, ansiedade), mas que sai, sai! Ok, e sobre aquelas mais positivas? Vamos então às emoções positivas. Elas também são selvagens e também não gostam muito de serem domesticadas. Exemplo? Alegria. Tenta conter. Duvido que consiga. Você precisa pular, sorrir, dançar. Se não fizer isso a alegria se torna em frustração, irritação, decepção. Quer outra? Essa é o próprio Spirit de tão livre, selvagem, forte que é: o amor. Segura ele! Já tentou? Não dá! Principalmente o amor que é a emoção, a mola mestra do universo humano. Retire o amor e sobra somente um objeto (leia 1 Coríntios 13). 
Não! Não podemos domesticar as emoções. Mas podemos (e devemos) controlá-las (Gênesis 4.7), assim como o índio conseguiu com o Spirit. Ele não tentou domesticar o corcel, mas se aproximou ganhando sua confiança e com isso pôde até montá-lo (sem sela, sem arreio). Como podemos controlar nossas emoções? Como o índio fez com o Spirit! Deixando-as livre, ou seja, expressando-as, "desenergizando-as", desaguando-as (eita! Estou demais no português! Neologismos e arcaísmos!). 
Está triste, chore. Está alegre, sorria. Está irritado, vai ariar panela! Está com raiva, soque a almofadinha! Está tenso, veja uma comédia. Enfim, não tente conter as emoções, mas controle-as deixando-as fluir. Mas, para isso, você precisa identificar que emoção está sentindo. Não disfarce usando "bem", "normal" ou "pleno", essas palavras são genéricas. Não dizem nada. Não são emoções. Diga para si mesmo(a) o que sente, sem fingimento, sem preconceitos ou repressão. Depois dê vazão à elas. Sinta. São cavalos selvagens. São lindas (não importa quais sejam), se estão livres.

No filme, o índio entendeu que Spirit deveria ser livre. Mas o soldado não teve a mesma sensibilidade e se deu mal. 

 Sinta suas emoções porque elas são você! Sinta-se, perceba como você é um dom de Deus, da Sua Criação. Se entregue às suas emoções, mesmo que sejam ruins. Se  você percebê-las e deixá-las ir, você vai sentir como se estivesse fluindo, vivendo!
Não se pode conter um dique sem as comportas. Uma hora ele estoura e é um desastre total. De vez em quando precisamos abrir as comportas! Precisamos deixar as emoções saírem, porque elas vão sair de qualquer jeito! Então, vamos ser como o índio: entender e respeitar. 
Estou falando de emoções como se fossem algo a parte de nós. Mas essas emoções são parte do que somos. Seja lá o que você sente, é você. Respeite. Se respeite. Deixe fluir. Se deixe fluir. 
Só uma observação: dar vazão às emoções não significa que você vai fazer o que quer, na hora que quiser, sem se importar com o outro. Lembre-se que o outro também tem suas emoções. Respeite também os espaços: o seu e o do outro. Não vai ficar com raiva e sair socando alguém, não é assim que se desagua. Emoções são energias, procure formas de dissipá-las. Dicas para "desenergizar": você pode fazer academia, correr, varrer o quintal, ouvir música, cantar, observar pássaros, cuidar de plantas. Tudo isso ajuda muito! O importante é que você as deixe livre, sendo livre e permitindo a liberdade do outro.


segunda-feira, 6 de junho de 2022

 O GAVIÃO E O  COLEIRINHO

Não gosto de ter e nem de ver pássaros na gaiola. Pássaros foram feitos para serem livres, voar. Não critico aqueles que os tem em gaiolas, desde que não sejam pássaros capturados, retirados a força de sua liberdade. Há criadores autorizados cujos pássaros nasceram em gaiolas (são criadores considerados até como benfeitores de espécies com risco de extinção), nesses casos, tais pássaros nem sabem voar direito, muito menos sobreviver no mundo selvagem lá fora, então, a crueldade maior seria soltá-los em um mundo 100% hostil!! (Aliás, esse mundo selvagem é tão perigoso para eles quanto para nós, né?!), 
Feita essa ressalva, devo confessar que tenho um coleirinho de oito anos que ganhei de um sobrinho. Nasceu na gaiola, infelizmente. Mas é meu protegido, meu companheiro de estudo e de atendimentos (psicoterápicos, é meu co-terapeuta!😊). Somos cúmplices em muitos momentos. E tenho certeza absoluta de que ele me entende, embora em muitas vezes eu não o entenda. (Desculpe parecer meio maluca de falar que um coleirinho me entende, mas tenho uma teoria: acho que os animais são os mais racionais da terra, nós ficamos em segundo plano! Num outro momento, falamos sobre isso).
Sempre coloco o Ragnar Lothbrok (esse é o nome dele, em homenagem ao personagem principal da série Vikings), no parapeito da janela do meu escritório e ali ficamos juntos todos os dias, a tarde e um pouco da noite. À noite, levo o Ragnar para seu cantinho. Ele sempre tenta me bicar quando pego a gaiola. Às vezes deixo, não dói (ele pensa que sim!), é só uma brincadeira. 
Um dia, coloquei o Ragnar na janela e fui tomar café. Lá pelas tantas, Paulo (meu marido, que tem um ouvido apurado e clínico para pássaros: cantos, piado de briga, de medo, de fome, enfim... não disse que os bichos se comunicam claramente?) disse ter ouvido um barulho. Não liguei. Mas, em seguida, eu ouvi. Resolvi checar. Cheguei ao escritório e eis que bem em cima da gaiola do Ragnar, estava um lindo, grande e perigoso gavião carijó!
Que bicho lindo! Que imponência! Que majestade! Mas em cima do meu Ragnar😲!! No susto, levantei os braços e ele voou para longe! Ficamos eu e Ragnar ofegantes, assustados, em choque. Ragnar mal conseguia voltar para o poleiro. A lembrança do gavião não saiu mais da minha cabeça durante o dia todo. Resolvi deixar Ragnar de atestado médico, poupá-lo de seu trabalho ao meu lado, durante alguns dias. 
Mas esse episódio me fez pensar em nossas vidas! Como somos efêmeros! Como somos pássaros engaiolados a mercê de homens maus, que querem nos roubar a vida. Basta somente um momento de descuido e lá estamos nós, acuados e em perigo com as diversas coisas que existem no mundo selvagem para além de nossas gaiolas. Sim, nós também fomos feitos para a liberdade, no entanto, ao contrário do que acontece com os pássaros, somos nós mesmo que nos engaiolamos. Nos engaiolamos nos nossos pecados, nos nossos erros, em nossas escolhas. Escolhemos servir ao mal, e algumas, vezes, ele vem requerer seu servo. O grande problema é que não sabemos a hora que ele vem. O gavião não avisa que vai atacar. Sabemos que quando ele voa piando, está somente mapeando a área. Mas quando o vemos e ele está em silêncio, é perigo! A qualquer momento ele ataca. 
A Bíblia nos admoesta a todo momento a ter cuidado com isso. Quando menos esperamos o inimigo vem. Sorrateiro, certeiro, lindo, sedutor e mortal. 
Jesus disse: Vigiai e orai porque não sabeis a hora em que o ladrão chega (Mt 24.42-44). Sim, o ladrão não avisa que vem, não agenda uma hora conosco para nos roubar sabe-se lá o quê (bens, tempo, vida...), mas nesse mesmo contexto, Jesus diz que o Filho também não avisará de sua chegada. Logo temos que vigiar para não sermos arrebatados pelo inimigo e para estarmos prontos para sermos arrebatados por Jesus. 
Nossa vida é um sopro. O que será daqui a cinco minutos? Não podemos relaxar. Não quer dizer que devemos estar em constante tensão o tempo todo, mas devemos sim estar atentos quanto a nossa alma (mente) e nosso espírito (sopro), porque essas duas coisas são muito fáceis de serem arrebatadas. Se for por Jesus Cristo, somos vencedores e privilegiados, mas se for por...ai! ai! nosso fim será muito, muito ruim.
A propósito, o gavião não é mau como o inimigo de nossas vidas, ele só estava tentando sobreviver. Talvez fosse uma fêmea, querendo levar o almoço para seus filhotes. É a vida. Mas o meu Ragnar não será almoço de ninguém! Nem eu! Ragnar teve a mim para protegê-lo. Eu tenho Jesus! E você? Quem te protege? Vigie, ore, você não sabe quando um gavião virá!


segunda-feira, 18 de abril de 2022


 OS GIRASSÓIS E O TEMPO

Há um tempo atrás, quando fazia meu devocional, o texto para meditação falava dos girassóis.

Esse texto chamou minha atenção porque quem escreveu disse que os girassóis são suas flores predileta e, por coincidência, também as minhas, muito embora eu tenha sido volúvel nas minhas predileções em relação às flores! Já fui apaixonada por rosas rosa, por flores do campo, tulipas, camélias...enfim, cheguei a conclusão de que gosto de todas, mas o girassol me encanta de forma especial. 

Primeiro porque ela própria parece um sol. E depois por seus atributos que também foram descritos no texto que li. E, por fim, porque é uma flor grande, imponente, marcante. Chama a atenção no meio de outras. Tem cores vivas, felizes. Contam do verão, sol, vida! São elegantes!

No texto que li, sendo um devocional, a autora fez uma analogia dos girassóis com o tempo que as coisas tem. De fato, já dizia o rei Salomão em Eclesiastes que tudo tem seu tempo certo. O girassol também tem. Nós também temos.

No devocional, a autora disse que pesquisou sobre os girassóis com o intuito de prolongar o tempo de vida de um girassol que ganhou de presente de Natal. Mas a conclusão que ela chegou, a deixou triste, mas também deixou uma lição. 

O girassol é uma planta que não dura muito. Foi feita para nascer, crescer, florescer e morrer. E por mais que se tente fazer com que ela viva mais tempo, isso se torna uma missão inglória. No entanto, a lição que a breve vida do girassol nos deixa é que, muitas coisas são assim em nossas vidas. Elas nascem, crescem, nos fazem bem, cumprem sua missão e se vão. E, por nos fazer bem, tentamos de todas as formas nos agarrar a elas para que não partam. No entanto, se tentarmos prolongar sua existência, tal como os girassóis, elas murcham, perdem sua beleza e utilidade. O que quero dizer é que o tempo de Deus é perfeito, como Ele é perfeito! Tudo tem seu tempo certo, contado. 

E, mais do que isso, todos nós, todas as coisas, todas as criaturas foram criadas com um tempo certo e com uma missão. Descobrir qual a nossa missão nessa vida não é fácil, mas, com certeza, há uma missão geral destinada a todo ser humano: fazer o bem! E aqui vai o que pode ser fazer o bem: é amar ao próximo; cuidar de uma criança que passa fome; adotar um bichinho abandonado; não poluir florestas, praias, cidades; respeitar os pais e os mais velhos; plantar uma árvore; cumprir as leis; ser sal e luz no seu meio; ser a paz...e muito mais! Essas são ações e comportamentos que farão com que aquele que pratica tais coisas seja lembrado para sempre, e isso pode sim ser a melhor definição de ser imortal! 

O texto do devocional diz, no final que o girassol quando morre, solta muitas sementes e essas sementes, encontrando um solo fértil, produzirão muitos outros girassóis. Fazer o bem significa deixar um legado fértil que, encontrando corações férteis, produzirão a cem por um o bem na terra. O nosso tempo, então, como o do girassol, passa a ser longevo e nosso legado, o que fomos, passa a ser imortal.

O texto diz: Tudo tem seu tempo determinado. Muitas coisas serão como girassóis: trarão beleza e alegria às nossas vidas, mas ao cumprirem o seu propósito, chegarão ao fim. E é preciso deixá-las ir para que outros girassóis possam brotar e florescer.

Sendo assim, vamos fazer o que diz Renato Russo em sua música "Pais e Filhos": É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Vamos viver intensamente o bem, a felicidade, a comunhão, o amor, como se não houvesse amanhã. Vamos aproveitar os girassóis da nossa vida, mas vamos também ser um girassol na vida das pessoas que nos cercam.

Viver é amar. 

Um Girassol, pra vocês!


 
 

Texto baseado no texto devocional de Carla Juliana Melo, educadora cristã (Manaus-AM), publicado no livreto Manancial - Meditações Diárias de 2022 - do dia 06 de abril de 2022








terça-feira, 22 de março de 2022

 PROPÓSITOS

Tenho andado meio sem inspiração para escrever. 

É uma sensação estranha. 

Sensação de estar oca por dentro. 

Então, pensei em propósitos. E por que pensei nisso? Porque somente a pouco tempo descobri que viver sem propósitos é o mesmo que estar oca por dentro. 

Pensei: o que está acontecendo comigo? Cadê minha inspiração para escrever?

Respondi: Perdi o propósito. 

Certo. Tracei a meta. Mas quando cheguei a ela, me perguntei: "Pra quê?", foi aí que descobri que precisava de um propósito. 

Muitas pessoas conseguem chegar fácil às suas metas, mas quando chegam ficam se sentindo como se ainda faltasse alguma coisa. E, de fato, falta: o propósito.

Não tem como prosseguir sem ele. Ao atingir a meta, ela deve responder a pergunta sobre o que vem depois, e responder essa pergunta é descobrir o seu propósito.

O propósito é o sentido das coisas. É aquilo que dá vida aos seus objetivos. Ele dá humanidade a tudo o que você faz. Sem ele, podemos chegar a todas as metas traçadas, mas nunca chegaremos a atingi-las, de verdade.

Imagine um atleta que corre numa maratona. O objetivo dele é chegar ao final em primeiro lugar. Para isso, ele se prepara durante meses, busca seu condicionamento físico ideal e se alimenta da forma mais saudável possível. Então, ele vai para a maratona e vence...mas pra quê? O que aquela vitória trouxe de significativo para ele. Se a resposta for "quero vencer a maratona para ganhar dinheiro e uma medalha", pode apostar que nada disso trará ao atleta a satisfação necessária. Ele ficará contente consigo mesmo, sim, mas aos poucos, correr na maratona perderá o "glamour", perderá a graça. Mas se ele correr com a finalidade de dar àquela maratona um sentido maior, então ele será o mais perfeito atleta,  mesmo que não vença, porque nesse caso, ele não atingiu a meta, mas atingiu o propósito, o sentido, o valor. Isso fará com que ele tente mais e mais e se sinta produtivo e feliz a cada tentativa.

É isso! Propósitos! Precisamos deles para significar as nossas vidas e para produzir. No momento, meu propósito é levar você a descobrir o seu propósito.

Então, minha inspiração voltou! Simplesmente porque não estou escrevendo por escrever, ou escrevendo comercialmente, mas estou escrevendo acreditando que você vai ler e que isso poderá te trazer benefícios. Minha meta é escrever, meu propósito é ser útil na vida de alguém que ler. 

Se não temos uma direção definida, se não definimos o nosso propósito, é grande a possibilidade de interrompermos as nossas ações, pois não sabemos aonde elas nos levarão. Muitas vezes é esta incerteza que nos faz ter medo e nos sentirmos inseguros, sem conseguir caminhar. A caminhada sem direção pode nos levar a caminhos que não desejamos ou até mesmo a situações muito desagradáveis.

Para te ajudar na procura do propósito, é importante que você busque se conhecer melhor, refletir sobre os seus desejos e necessidades. Reflita sobre as questões abaixo e escreva as respostas num papel. Depois confira cada resposta, analise, corrija, confirme e por fim registre:

*     Onde quero chegar?

*   Qual o tipo de vida quero ter?

*   Qual tipo de mundo quero ajudar a construir?

*   Quais são meus valores?

*   O que me faz feliz em minha vida?

*   O que me anima?

*   Quais são os meus talentos?

*   O que faço que me dá aquela sensação de que sou incrível?

*   O que faz com que outras pessoas sejam gratas a mim?

Essa tarefa não é fácil. Leva tempo. Não temos o hábito de fazer esse exercício de autoconhecimento. Mas ele é importante, porque o propósito é um processo que vai sendo percebido, entendido, alterado, praticado e aperfeiçoado continuamente.

O propósito expressa o sentido e o significado de todo o seu projeto de vida. 

O PROPÓSITO É, POIS, O LEME QUE NÃO TE DEIXA PERDER O FOCO, E A RAZÃO DE TUDO.


(Texto em itálico adaptado da apostila “Desenvolvimento Profissional – Propósito e Ética”, elaborada por Eliana Gosendo e Ketty Sanches, para o curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Unileya)


segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

 

OUVIRAM UM HINO NO IPIRANGA

Há pouco tempo estava conversando com meu marido sobre como alguns textos antigos são difíceis de interpretar porque sua linguagem é tão rebuscada que muitas vezes dá mesmo a impressão de ser outro idioma.
Estávamos debatendo sobre isso enquanto assistíamos ao vídeo do historiador Eduardo Bueno, no YouTube, falando sobre a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal sobre o Brasil. Chega a dar dor de cabeça interpretar tudo que ele quis dizer. Fiquei pensando se não seria legal se alguém resolvesse colocar a tal carta na linguagem de hoje. Logo depois achei que seria um sacrilégio com a poesia da carta e um desrespeito a Pero. Se fosse para fazer isso, teríamos que reeditar muitas coisas (como fizeram com a Bíblia. E lá se foi a poesia bíblica pelo ralo!), inclusive o Hino do Brasil! Quer coisa mais difícil de se cantar e de se entender o que se está cantando do que o Hino Brasileiro? 
Lembro que quando estava no meu primeiro grau (atualmente a linguagem correta é ensino fundamental), minha professora fez com que a turma toda decorasse o Hino do Brasil. Mas, em seguida, interpretou o que tínhamos cantado e fiquei fascinada.
Na verdade, para entender o hino, basta colocar as frases na posição correta e, claro, procurar no dicionário algumas palavras como "flâmula", "impávido", "fulguras", "lábaro" etc.
Nosso hino é o mais belo do mundo! Nem o da França nos vence em poesia e significados. 
Nosso hino fala de um povo que nós não somos mais. Um povo que lutava pelo seu país "com braços fortes" e um povo "que não foge à luta" e ainda "não teme a morte", ou seja, um povo patriota que sabe que em nosso país "em se plantando tudo dá" (isso é da carta do Pero e não do hino). O Brasil é rico demais! Rico em ecossistemas, minerais, matéria prima, alimento, ciência (é isso mesmo que você leu: ciência! Somos muito inteligentes e criativos, o que acontece é que não temos educação adequada, os que têm se dão bem lá fora!) etc. Mas nos esquecemos disso e nossos governantes fizeram de nós um povo ignorante e sem memória, a memória de um tempo em que o Brasil era "a mãe gentil",  "a pátria amada".
Nosso sonho de liberdade começou "às margens plácidas do Ipiranga" (quer dizer, nas margens tranquilas do rio Ipiranga), naquela hora o "sol da liberdade brilhou em raios fúlgidos" (é...raios que brilham, resplandecem!), porém esse sonho parece que nem chegou de fato a se realizar, e hoje somos mais colônia de exploração do que antes éramos. 
Gigante, "gigante pela própria natureza", sim, o Brasil ERA belo (ainda é), forte (acho que não mais) e impávido colosso (demonstrava grande coragem), bem impávido colosso acho que somos ainda. Afinal, viver aqui é demonstrar grande coragem.
Esse hino é tão perfeito para nosso país que uma estrofe dele pode significar nos dias de hoje, um desejo, uma esperança, ou a lembrança daquilo que nos dá esperança (tirei essa frase de Lamentações 3.21-24), leiam e ouçam...

Brasil, de amor eterno seja símbolo      
lábaro que ostentas estrelado            
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado

Brasil, a bandeira estrelada que você exibe seja o símbolo de um amor eterno.
E a cor verde-louro dessa bandeira signifique a paz no futuro (do país, é claro) e a glória do passado (do país, é claro).

Ah! "Terra adorada", "Pátria amada"...

terça-feira, 30 de novembro de 2021

 E CONHECEREIS A VERDADE...

Quem já ouviu nosso presidente falando isso? 

Várias vezes ouvimos ele dizer "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Creio que nosso presidente estava se referindo a verdade dele, ou a verdade sobre seus atos. E quanto ao "vos libertará", com certeza ele estava querendo dizer que quando a verdade sobre ele aparecesse, isso faria com que mais e mais pessoas se "convertessem" ao chamado "bolsonarismo", afinal, a verdade pela qual ele clama se refere a verdade de suas intenções e de suas ações.

No entanto, o que é a verdade? Difícil definir. Cada um tem sua verdade. Cada um crê na verdade que se mostra como...verdadeira. A verdade pode ter várias faces, mas, na verdade (😊), ela não é algo relativo. Não existe "meia verdade" ou uma "verdade relativa" ou mesmo uma "quase verdade". 

Quem me conhece, sabe que gosto muito de definições e a verdade no dicionário é definida como propriedade de estar conforme os fatos ou a realidade; coisa, fato ou evento real; procedimento sincero, pureza de intenções. Logo, não há como colocar um "se" nisso aí e transformar o que é verdade em algo que "pode ser". A verdade não pode ser, a verdade é.

Sendo assim, no caso do nosso presidente, acho mesmo que se  realmente conhecermos a sua verdade (a verdade dele) com certeza nos libertaríamos da tentação ou do fanatismo em torno da sua pessoa, porque conheceríamos o que realmente é, os fatos de fato! E, sinceramente, não sei se seria muito boa essa "verdade". Mas cada um acredita naquilo que quer crer. A alma humana é muito volúvel, quando deveria ser sábia, porque ela vem de um sopro da Sabedoria. Infelizmente, o mal coloca nos nossos corações as "verdades relativas".

Na frase em questão encontramos a verdade verdadeira, melhor, a verdade com o "V" maiúsculo, a Verdade. Quem falou essa frase tão profanada pelo nosso presidente foi Jesus Cristo. E Ele estava se referindo a Ele mesmo como Verdade. E o sentido da frase quer dizer que quando conhecermos Jesus Cristo, conheceremos o que é a Verdade, porque Ele é a Verdade, e mais além, Ele também é o Caminho e a Vida. Sim, a Verdade nos liberta, não a verdade do nosso presidente ou de qualquer outro, presidente ou não. Nossa liberdade vem do conhecer o que é real, mesmo que invisível, que importa? Posso citar Antoine de Saint-Exupéry, no seu famoso "O Pequeno Príncipe", que diz que "o essencial é invisível aos olhos". Sim, a Verdade é essencial. Quando a conhecemos nossos olhos se abrem e podemos discernir, olhar e ver, saber!

Vamos tomar cuidado com as pessoas que usam a Bíblia de modo profano, para proveito próprio, com impureza de coração. A própria Bíblia adverte sobre o destino daqueles que distorcem a Verdade (entenderam a colocação da palavra com a maiúscula?). Cuidado para que não te enganem, isso é escravidão, é mentira e mentira escraviza.

Tenha certeza das fontes de onde jorram as palavras e certeza de seus significados para que vocês saibam o que é de fato, saibam a v(V)erdade. 

A propósito, segue as fontes das citações acima:

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - (Bíblia - Evangelho de João, capítulo 8, versículo 32 - Jo 8.32)

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - (Bíblia - Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6 - Jo 14.6)


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O QUE É PENSAMENTO?

Diz a verdade, consegue mesmo responder a essa pergunta?  Eu não! Definir pensamento é algo complicado, porque trata-se da abstração mais real que existe! Pensamento é algo que nós temos, mas que não tem correspondência no corpo, mas é do corpo! Que coisa mais louca!

E, apesar dessa loucura, o pensamento é algo que não podemos viver sem, já dizia Descartes "penso, logo existo", deduz-se que se não penso é porque estou morto! O problema é que o pensamento é o dominador do ser e do mundo. O pensamento dirige o comportamento e o comportamento influencia a sociedade que constitui o mundo inteiro. O pensamento de muita gente, conduz uma nação. O pensamento de um pode mudar a vida de muitos. 

O pensamento é algo tão importante que transforma tudo em realidade num  piscar de olhos. Já ouviram falar na força do pensamento.

Quando pensamos traçamos uma diretriz e daí uma ação e se o pensamento for muito determinante, ele produz uma crença. A crença cria raízes profundas na vida e conduta do crente. Arrancar uma crença requer prudência e tempo. Requer paciência e sabedoria. 

Pensar faz de todos nós seres capazes, pro bem ou pro mal. É no pensamento que reside a criatividade. Com ela construímos a paz ou fazemos a guerra. 

No pensamento também está a noção de nós mesmos. O que somos é determinado pelo que pensamos de nós. Pena que muitas vezes engolimos o que outros pensam a nosso respeito. E aí nos perdemos porque se os pensamentos nos determinam e se pensamos como os outros, então não somos nós mesmos e sim o outro. 

O pessoal de marketing descobriu isso e usa o pensamento de forma brilhante, persuasiva e hipnótica. Acabamos por comprar e/ou nos comportar conforme querem os marqueteiros, porque eles implantam pensamentos em nós que nos fazem agir, comprar, se comportar conforme sua vontade. Você está pensando que eles fazem de você marionete? Pensou certo. Mas se você pensar que eu estou fazendo você pensar isso, então pense por si mesmo e veja que pensamento tem mais a ver com o seu. Aceite somente aquilo que lhe parece ético.

Religiões, política, esportes etc fazem o mesmo que os marqueteiros. Influencers?...nem se fala!! O próprio nome já define o que eles fazem conosco. 

O pensamento é volúvel, promíscuo, astuto, dominador. Se você seguir a lei do Zeca Pagodinho e deixar a vida te levar, saiba que, na verdade, o que você está fazendo é deixando que o seu pensamento crie asas e uma vez que ele voe, vai longe...será que volta?

Pensamentos foram criados para nos sabotar. E tudo isso com um toque de sedução que faz com eles fiquem quase que irresistíveis. 

Mas os pensamentos não são vilões. Ok, são bichinhos selvagens, iguais as suas irmãs por parte de mente: as emoções. São difíceis de domesticar, mas não é impossível. Podemos controlá-los por um bom tempo, às vezes falha, mas pode-se retomar as rédeas.

Esse é o pensamento, é esse ser invisível e real, que quem o domina consegue uma vida saudável e longeva. 

Então...Pense... Pense sempre... Pense bem... Pense certo. 

Despolua seus pensamentos de coisas ruins, lembre-se, o pensamento transforma tudo em real. Não deixe nenhum influencer te influenciar e colocar pensamentos que não são seus na sua cabeça. Você pode ponderar e até aceitar, mas adapte para serem seus pensamentos, só seus!

Voltando à pergunta, o que são pensamentos? 

Resumindo, eu!

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4.8)