A curiosidade é minha marca principal. Procuro sempre investigar, conhecer, debater.

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Compartilhar o que aprendemos é deixar um legado para as futuras gerações. Além disso, é sinônimo de generosidade e também uma tentativa de ensinar a construir um mundo melhor, um mundo integral, onde tudo e todos importam porque são partes do todo. Compartilhar conhecimento é construir um mundo holístico.

sexta-feira, 7 de julho de 2023


 MANUAL DE VIDA

Eu tenho uma fantasia engraçada em minha mente: creio que quando Deus criou o homem, Ele deve ter pensado imediatamente que íamos mesmo fazer tudo errado! Então, em sua Sabedoria, o Senhor nos deu um manual de vida. Lá encontramos tudo o que precisamos para viver: medicina, leis, psicologia, filosofia, astronomia, botânica, zoologia etc, etc, etc! Basta apenas...ler!

É claro que estou falando da Bíblia! É incrível como encontramos de tudo lá. Nesse livro da vida, temos o que é certo e o que é errado fazer. E como isso é importante, uma vez que hoje em dia tudo parece ser muito relativo! O pecado é relativo, a felicidade é relativa e até a verdade é relativa! Mas como pode ser isso? Verdade relativa??? A  verdade relativa é mentira! Mas as pessoas pensam na verdade como algo que pode ser variável de uma cultura para a outra, por exemplo, assim como o pecado, como a felicidade e tudo o mais. E assim vamos vivendo e a cada passo nos sentindo inseguros, desamparados, soltos na vida. 

Devagar e indo, acabamos perdendo o referencial do certo e do errado. Esquecemos que o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo, assim como o certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. E assim a vida se torna instável. O que antes era pecado, agora é...relativo! Como ter segurança na vida dessa forma?

É  aí que devemos nos voltar para a Bíblia. Para nós cristãos, ela é a Palavra de Deus, e por si só, é o nos dá a segurança do que é verdade e da Verdade! Mas para não cristãos ou mesmo ateus, trata-se somente de mais um livro religioso. Mas, se pudermos desafiar essas pessoas a lerem a Bíblia, mesmo com uma leitura cética, tenho certeza de que a entenderiam como coerente, inteligível, educadora. Um verdadeiro manual de vida, de como viver. 

A Bíblia não conta história fictícias. Conta fatos históricos. Alguém discorda? Pode ser que sim. Mas há vários relatos de pessoas que viveram para contestar a Bíblia e se depararam com uma realidade incontestável, provada e aprovada por arqueólogos e historiadores. Pelo que já investiguei, até o momento, tudo o que se procurou contestar foi ratificado pela ciência. 

Sim, há coisas ali que são apenas literatura: poesias, dramatizações, parábolas. Mas mesmo essas partes, deixam para nós lições de vida, de como viver. 

Em meu trabalho como psicoterapeuta, percebo o quanto certos métodos terapêuticos não são coisas novas! Já foram, de alguma forma, descritos na Bíblia, há mais de 2000 anos! É claro, com uma linguagem diferente e adequada àquela época, mas a essência metodológica é a mesma! Quer um exemplo? Na ansiedade os pensamentos surgem em nossa cabeça de forma incisiva, sabotadora e futurista (e sempre um futuro que se apresenta catastrófico!). Uma forma de aplacar essa ansiedade, além de outros métodos, é fazendo com que o ansioso confronte seus pensamentos com outros pensamentos realistas e mais leves. Coisas como: pensar em tantas vezes que tudo deu certo, que foi legal, que foi alegre, suave. Levar o paciente a recordar esses momentos, traz tranquilidade, aplacando a ansiedade. Pois bem, leiam os textos abaixo e verifiquem que a Bíblia já nos instruía nesse método:

Não andeis ansiosos pela vossa vida...qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (entenda-se "dias) ao curso da sua vida (o ansioso é controlador, mas não entende que tem coisas que não são controláveis! Não por nós!)?...basta ao dia o seu próprio mal (viva o aqui e agora, o presente!)" (grifos meus) - palavras de Jesus em Mateus 6.25-34

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (distrair a mente com coisas boas é um ótimo método de aplacar um pouco a ansiedade. Pensamentos bons, tranquilizam a alma/mente)- palavras de Paulo aos Filipenses 4.8

Então, independente de qual é sua profissão de fé, leia a Bíblia e entenda como viver e o que é Verdade. Sinta a segurança da vida, o Caminho a seguir. Perceba que quando temos consciência do que é real e absoluto, nos sentimos mais confiantes para seguir em frente. 

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Jeremias 3.21)

sábado, 3 de junho de 2023


 NOS TEMPOS DAS DISCOTECAS

Há um tempo atrás, estava recordando meus tempos de adolescente. Sou da época das discotecas, dos "Dancin' Days". Foi uma época muito boa. Ainda havia uma certa ingenuidade nas relações. Nosso maior interesse era dançar. Naquela época, frequentava o Social Ramos Clube religiosamente todos os domingos, na matinê: das 16h às 20h. Estranho ir à discoteca nesse horário, né? Parece coisa de criança. Acho que era mesmo, mas não conta pra "eu adolescente"! Naqueles tempos eu me achava adulta demais! 
O Social era um clube grande. Ainda existe! Mesmo começando à tarde, o salão era um  pouco escuro. A medida que anoitecia, ia ficando mais escuro e as luzes coloridas e a fumaça invadia a pista de dança. As luzes piscavam e iluminavam a pista. Nos sentíamos verdadeiros bailarinos! Meio John Travolta! E, é claro, tinha o globo de espelhos no centro do teto, rodando e espelhando as luzes coloridas para todos os lados. Era um tempo feliz demais! Literalmente, eu era feliz e sabia! Mas sou feliz agora também! Só que não aguento mais quatro horas de danças ininterruptas! Estou mais para um "crochêzinho" e bordados ponto cruz do que danças. 
Não que não dance agora, mas faço isso na minha casa, sem luzes coloridas. Ainda sei alguns passos, mas não rola as quatro horas. Trinta minutos e já estou "com a língua pra fora"!
Hoje, meus domingos pertencem ao Senhor. Vou religiosamente à igreja. Não porque não consigo mais dançar tanto tempo, mas porque desde conheci e recebi Jesus na minha vida, algumas coisas parecem que perderam o sentido, ou adquiriram sentido diferente. O Social não é mais tão interessante. Ok, acabaram-se as discotecas, mas há seus semelhantes: os bailes funks, por exemplo. Não é mais a minha praia! É outra geração, tudo passa, diz Eclesiastes! Agora estou na "vibe" de coisas mais devagar!
Ir à igreja, por exemplo, me acalma porque lá posso cultuar ao Senhor. Lá é um lugar de paz, reverência, tranquilidade, claridade. É a casa do meu Pai, onde me sinto acolhida, confortada, perdoada. 
Só que não!!!!
Deveria ser assim, mas de uns tempos pra cá, vem acontecendo um "modismo" de igrejas-boates! Sim, isso mesmo! Shows, eventos, programações e, acreditem, LUZES COLORIDAS!!! E fumaças! E músicas altas, baterias frenéticas, cantores que gritam (não cantam)! Só consigo distinguir que não é o meu querido Social Ramos Clube por causa do globo de espelhos, que não tem nas igrejas, mas tenho a  sensação que em breve ele estará lá, então, se agora as igrejas modernas não se distinguem tanto de clubes recreativos, imaginem  quando o globo entrar! 
E Deus?!! Bem, até se fala no seu Nome, mas não EM seu nome! Temos tidos "pregações fakes", são palestras travestidas em pregações. Não se têm mais apelos, ou quase não se têm. As pessoas vão para se divertirem. Vejo e escuto coisas que me deixam arrepiada, escandalizada. 
Vejam a foto acima! Não é do Social, é de uma igreja!!!!!! Acreditam?!
Hoje, no meu devocional, li o trecho de Isaías 1.12-20. Não vou colocar aqui, porque gostaria muito que vocês pegassem a Bíblia e lessem. Percebam que "qualquer semelhança, NÃO é mera coincidência"! 
Mas tudo o que vem acontecendo em nossas igrejas já estava escrito nas Escrituras Sagradas. Sim, tudo está se desenrolando conforme Jesus Cristo já havia nos admoestado. (Leiam o sermão profético em Mateus 24)
Fizeram da casa de meu Pai "uma discoteca gospel"! E não tem jeito de fazer os líderes dessas igrejas abrirem os olhos e verem. Só nos resta orar para que Deus faça isso (lhes abra os olhos) e pedir misericórdia, sim, porque quando é Deus quem corrige 😟...bem, misericórdia! Leia o trecho de Isaías!

Por favor, leiam também o que diz o devocional Pão Diário, no dia de hoje (03/06/2023), escrito pela educadora e querida irmã em Cristo Daniela Rocha E. Soares, do ES. Coloquei um trecho dele na coluna ao lado, à direita com o título "A Verdade". 👉

Agora um recado para os líderes que, por acaso, se deixaram seduzir pela moda: Atenção líderes! Voltem ao primeiro amor, SE NÃO...Apocalipse 2.5!

sábado, 4 de março de 2023


 LOBO EM PELE DE CORDEIRO
Parte 2

É simplesmente revoltante o que vem acontecendo dentro de nossas igrejas evangélicas. Não só os crentes cristãos tornaram-se simpatizantes do Evangelho como os pastores, que deveriam ser líderes responsáveis pela saúde espiritual dos membros da igreja de Cristo, se tornaram verdadeiros "lobos em pele de cordeiro".
Há algumas postagens atrás falei sobre esse tema e disse que daria continuidade a ele. Então, eis aqui!
Já me posicionei na postagem anterior como cristã, seguidora do cristianismo e expliquei quem era o meu religare. E, embora existam muitas doutrinas cristãs, me identifico muito com a doutrina evangélica batista. Mas o problema vem daí. Essa identificação tinha uma justificativa: a doutrina evangélica batista era, para mim, a que mais se aproximava e cumpria a Bíblia. No entanto, me escandalizo de verificar que atualmente a doutrina evangélica batista é a que mais se mostra mundana, profana, distante do que era antes. 
Culpo sem dó e nem piedade os pastores evangélicos batistas que se tornaram mercenários, hereges, mundanos, verdadeiros pecadores, ou se preferirem, usando as palavras de Jesus Cristo: "lobos devoradores" (Mt 7.15).
Esses pastores deixaram de entender que ser pastor de uma igreja não é uma profissão e sim um chamado. Sabe qual a diferença entre profissão e chamado? O chamado vem de Deus e quando Deus chama é Ele quem prepara o seu escolhido para exercer Seus Propósitos, não importa se o escolhido para pastorear é um analfabeto ou um catedrático, se é "podre de rico" ou paupérrimo! É  Deus quem mandou, quem escolheu, ele será grande, será brilhante, será iluminado. 
Os pastores profissionais são aqueles que decidem por si sós serem pastores e vão para o seminário teológico e se formam e fazem pós-graduação e até doutorado e entendem de Bíblia como ninguém (OBS: sabe quem entende de Bíblia mais do que qualquer um desses "doutores"? O diabo!!! Portanto, não é entendendo tudo de teologia bíblica que alguém se torna santo diante de Deus). Esses pastores acham que serão bons pastores porque estudaram, mas o pastor de Deus tem o coração no Seu Reino e no seu próximo e não em teologia (que é importante sim, mas como um complemento para o Chamado). Os pastores profissionais tem seu coração nos dízimos e na sua posição de liderança! Os pastores de Deus correm atrás de suas ovelhas perdidas e as chama de volta ao aprisco. Os pastores profissionais nem sabem que uma ovelha se perdeu e se sabem pensam que foi melhor assim, era uma ovelha problemática ou que não dava dízimo ou seu dízimo não era significativo. Os pastores de Deus administram as igrejas sob o comando de Jesus Cristo (na verdade a igreja é de Cristo, não deles) e decidem tudo em conjunto com seus membros. Os pastores profissionais comandam a igreja como se fosse sua empresa e fazem o que querem, decidem o que querem sem consultar. 
Os pastores profissionais pregam como palestrantes, ao final não tem como fazer apelo, não há conversões e os pecados continuam lá e o arrependimento, no mínimo, é um remorso.
Os pastores de Deus estão mais preocupados com as ovelhas e sua salvação. Prezam pela igreja, mas não forçam o pagamento de dízimos com palavras mansas que impõem culpa naqueles que não pagam porque não podem.
Os pastores profissionais são caçadores de dízimos. Alguns chegam a pregar sobre isso antes da pregação mesmo. Perdão, pregar não, palestrar!!!
Esses pastores profissionais fazem pessoas "feridas em nome de Deus" (vide dica de livro abaixo sobre esse tema), com tanta culpa que põem sobre as ovelhas. 
Tenho visto pessoas se afastando da igreja e até apostatando da fé por causa desses lobos disfarçados. Literalmente como dizia João Batista, "raça de víboras"!(Mt 3.7). Se metem em política (falam mais sobre isso do que sobre Jesus Cristo), se intitulam presidente da igreja, vivem mais para seu time de futebol, ou para a família do que para Cristo. É revoltante!
Tenho estado decepcionada com esses pastores e oro constantemente que esse comportamento reprovável de alguns pastores que tenho visto não me influenciem. Jesus Cristo não tem nada a ver com isso!
Esses pastores precisam urgentemente se converter, ler a Bíblia e estudar, porque acho que esqueceram a Palavra.
Aos que não são cristãos evangélicos quero dizer que não pensem que nossa crença é uma farsa. Farsa são esses pastores! Não julguem nossa fé pelos desatinos desses lobos disfarçados. 
Eu sei que muitos tem horror ao Evangelismo por conta dessas notícias aterradoras. Mas creiam, isso não é o que Jesus mandou. Isso é doutrina de homens, e de homens que já estão com seu emocional corrompido pelo mundo e nem percebem.
Gostaria que houvesse alguém que os parasse!! Mas...espera aí! Tem alguém! Jesus Cristo!!! Ele disse "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mt 7.21)
Portanto, não se deixem levar por esses pastores profissionais. Não os sigam, isso é idolatria. Leiam a Bíblia. NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!

Dica de livro: Feridos em nome de Deus - Marília de Camargo César - Ed. Mundo Cristão

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023


 TUDO TEM SEU TEMPO

Talvez essa postagem vá parecer para alguns um pouco mórbida, mas o que  eu quero mesmo é buscar uma reflexão mais profunda.

As pessoas não gostam de falar em morte e morrer. Normal. A morte não nos parece algo natural. E talvez não seja mesmo. Nós, cristãos, acreditamos que fomos feitos imortais, mas por causa do pecado original, nosso corpo se tornou mortal. Isso está no nosso DNA espiritual.

Mas o fato é que morremos. E quer queiramos ou não, todos nós passaremos pela morte. Então, posso dizer com total segurança que a morte faz parte da vida! E, como dizia minha avó, para morrer basta estar vivo! Sim, são coisas engraçadas, mas verdadeiras.

Na Bíblia, o livro de Eclesiastes, de autoria de Salomão, o rei sábio, diz no seu capítulo 3 que tudo tem tempo para tudo. Sim, tudo um dia acaba. 

Sabedores disso (gostando ou não de saber disso), muitos buscam a vida eterna, a imortalidade. Procuram nas religiões, na ciência, nos cremes antirrugas, nas academias e na alimentação o mais vegana possível! Tudo isso é válido e mandatório para uma vida saudável e longeva. Porém, nada disso impede a morte. Nada disso nos faz eternos. Então, o que fazer?

A primeira coisa é aceitar e falar sobre a morte sem preconceitos e rodeios. Falar sempre é bom e alivia a alma. Nós os psicoterapeutas preconizamos isso o tempo todo. Temos que aceitar nossa finitude. Quando isso se torna um fato para nós, quase que imediata e automaticamente começamos a modificar nossa maneira de viver. Uns procuram viver o melhor possível e tentam deixar um legado de coisas boas (não materiais). Outros procuram viver o mais dissolutamente possível, como se quisessem aproveitar a vida sem se importar com ninguém e nem consigo mesmo, fazer o quê, né?

A segunda coisa a se fazer é trabalhar para deixar um legado, mas um bom legado. De preferência. Afinal, como você gostaria de entrar para a história? Como alguém inesquecível ou como alguém para se esquecer? O legado de uma pessoa tem a ver com isso. Ele determina a sua imortalidade. 

Existe um filme chamado O Reino Proibido (link abaixo), onde um dos personagens fala para o outro em sua despedida: "eu nunca vou te esquecer" e a resposta do outro é simplesmente fantástica: "esse é o verdadeiro sentido de ser imortal"! É isso. Se você não quer morrer, cuide para deixar um legado onde as pessoas nunca te esqueçam, porque a morte é só para o corpo, a imortalidade é para a alma e o espírito. Mas aqui na terra, somos imortais quando não somos esquecidos.

Viver de forma libertina não leva a um bom lugar, nem aqui na terra e nem na eternidade. Além disso, o que ganhamos com uma forma dissoluta de viver a não ser inimigos, doenças, vícios etc? Literalmente, e metaforicamente também, viver dessa maneira é o mesmo que morrer!

Tomar consciência de nossa mortalidade não deve nos fazer pessoas ruins ou depressivas, mas deve nos dar forças e vitalidade para construir algo de bom e deixar bons rastros a serem seguidos. 

Diz a música de um hino "nós somos peregrinos na jornada aqui" e é verdade. Esse mundo não é nossa casa. Nosso mundo está além de nossa vida. 

Por isso, o mesmo rei Salomão, diz mais a frente em Eclesiastes que melhor é ir a uma casa que tem luto do que aquela que tem festa. Porque na primeira podemos tomar consciência de nosso destino e trabalhar para fazer o melhor aqui.

Essa reflexão me veio justamente com a morte de um querido amigo e irmão em cristo essa semana. Arnaldo, sendo um homem de Deus, deixou um legado maravilhoso para sua família e seus amigos. Em seu velório não vi o pesar desesperador. Havia tristeza sim, mas não lamentos, porque Arnaldo viveu uma vida plena de 93 anos! Lá, ao contrário do que pensei, não consolei ninguém, fui consolada, e pelo próprio Arnaldo! O testemunho que ele deixou, falado por parentes e amigos, me emocionaram e me fizeram perceber que eu queria deixar algo assim também. Eu quero ser para os que ficarem, imortal! 

Fazer a vida valer a pena, é viver plenamente e nunca morrer! Seja imortal!


Filme O reino Proibido - (48) O Reino Proibido - Filme Completo Dublado - Filme de Ação com Jackie Chan e Jet Lee | Alta Tensão - YouTube

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

 


TÁ TODO  MUNDO LOUCO, OBA!!

As recentes notícias falam de vandalismo nos prédios do governo. Jornalistas se referem a "golpistas". E eu fiquei pensando em tudo isso. Pensei nessas pessoas que são consideradas "golpistas" e fiquei me perguntando pelo que mesmo eles estão lutando? Dizem que é pela democracia, mas acho que não. A democracia não vislumbra um cenário de agressões. 

Vamos lá! O que é mesmo democracia? Sempre acho boas as definições. 

Democracia é, segundo consta, o regime de governo cuja a origem do poder vem do povo¹. Significa que todos nesse regime de governo possuem o mesmo estatuto e os mesmos direitos políticos. Todos podem eleger seus representantes através de uma votação direta ou indireta.

Pois bem, dito isso, as pessoas que se colocam contra essa definição estão, de fato, burlando a democracia, pela qual eles estão lutando! (Eu acho). Ou seja, as pessoas que vêm praticando ações agressivas dizem que estão exercendo seu direito à democracia (governo do povo, eles são povo), indo contra o direito dos outros, garantidos pela democracia. Então, eles lutando contra algo que querem proteger!!!! 😳Algo assim! 😕

Bem, alguns buscam de forma escancarada a volta da ditadura, querem de volta o governo das forças armadas porque acham que nessa época era melhor! Ok, vamos ver a idade dessas pessoas! Com certeza são jovens que possuem uma aprendizagem romantizada desse tempo ou de pessoas que eram crianças nessa época e que, portanto, não tiveram noção do que acontecia.

Essas pessoas parecem que foram "lobotizadas" (com o perdão do neologismo) em suas faculdades mentais e desenvolveram uma disposição mental reprovável (Rm1). Não porque exercem seu direito de manifestar ou de ser contra o governo atual. Mas por se contradizerem em si mesmas. Veja, dizem que as urnas foram adulteradas! As mesmas urnas que elegeram há 4 anos atrás o seu líder! Quer dizer, se fosse ele o eleito hoje, então estariam perfeitas!😒

Nada contra manifestações. É democrático. É o governo do povo em ação. Mas agressões físicas e verbais, destruição de patrimônios (que são deles também!!!), vandalismos, não são atitudes democráticas, e se fôssemos ainda uma ditadura, como alguns desejam, eles mesmos sofreriam consequências terríveis. Terríveis mesmo! 

Essa massa de manipulação (expressão usada pelo próprio líder a quem chamam de mito) está perdida em si mesma. É um movimento anarquista e extremista. O líder dessa turba os ofende cara a cara dizendo que são "idiotas úteis"². Mas tudo bem, mitos a quem se reverencia, podem ofender aos seus súditos, sem problemas.

Para terminar, uma observação de minha parte se faz necessária: não sou contra e nem a favor de nenhum líder do governo. Não estou levantando bandeira ou defendendo A ou B! Estou apenas relatando fatos. E o fato que me salta aos olhos é que grande parte do povo brasileiro está perdido em si mesmo e em suas convicções. Não sabem o que falam e nem o que reivindicam. Apenas querem expressar sua revolta...mas revolta de quê? Não sabem. São cegos guiando cegos, ovelhas sem pastor (claro, seu "pastor" fugiu disso!). Então, não pensem que sou a favor do outro lado. Sou a favor do Brasil e do povo brasileiro. Sou a favor de que exerçamos nossa cidadania com o respeito que a democracia nos garante. É contra o governo? Bem, colocamos ele lá, podemos tirar, mas com ordem e lucidez, não com destemperos e agressões. Não é assim que as coisas se resolvem. "Bora" cuidar da mente! A mente sã anula a flauta mágica de mitos! 

REFERÊNCIAS:

1. O que é Democracia? Entenda o significado, conceito e definição - Significados

2. Bolsonaro chama manifestantes de "imbecis" e "idiotas úteis" (terra.com.br)

 

sábado, 17 de dezembro de 2022

 LOBOS EM PELE DE CORDEIRO


Há tempos tenho sentado diante do meu notebook e tentado traçar algumas linhas sobre o assunto da moda nos meios evangélicos: os falsos pastores!

Todo dia é a mesma rotina: me ponho na frente do teclado, respiro fundo, faço uma oração e...nada vem! Então percebi que na verdade eu tinha apenas que começar a digitar, sem meias palavras e sem pensar muito, apenas permitindo que o Senhor me direcione. Lá vai!

Diz a Bíblia: 

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” 

Mateus 7:15

Nunca esse aviso importante foi tão necessário nos dias atuais!

Antes de falar sobre ele, preciso me posicionar como alguém que tem como religião (do latim religare = atar-se firmemente ao Divino) Jesus Cristo! Sim, minha religião é Cristo, quem me liga (religare) a Deus! Atualmente me recuso a dizer que sou crente (porque afinal crente é aquele que crê e nesse sentido, o diabo é um crente, ele crê em Deus mais do que qualquer crente, porque ele era um dos seus anjos antes de sua queda) ou a dizer que sou evangélica, porque sinceramente me envergonho dessa denominação, ela me escandaliza com seus pastores falsos. 

Vou explicar: pastores são pessoas que cuidam dos animais, mais do que isso, os protegem, defendem e, segundo dizem, os pastores de ovelhas são capazes de por em risco suas vidas por suas ovelhas, que são animais extremamente frágeis e dependentes. Pois bem, na religião evangélica, usam o título "pastor" para os líderes espirituais e também porque era assim que Jesus também se intitulava. E também foi assim que Jesus pediu que Pedro fizesse ("Pedro tu me amas? Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Então, apascenta minhas ovelhas" Jo 21.15-22). Mas, percebam que Jesus chamou Pedro para apascentar suas ovelhas, isso quer dizer que ser pastor das ovelhas de Cristo é um chamado! Não é para qualquer um! No entanto, hoje em dia, qualquer um que quer ser pastor, basta fazer o seminário teológico e depois ser consagrado em uma cerimônia na igreja e pronto! Saindo um pastor fresquinho do forno! Só que não!!!!! 

O pastor deve primeiro ser pastor, receber o chamado e depois sim, se quiser, fazer o seminário. O que essa inversão de ação fez foi simplesmente fabricar pastores do tipo lobo em pele de cordeiro. Assim, hoje vemos pastores envolvidos em política, usando de palavras torpes (contrário ao que a Palavra de Deus, que eles dizem seguir, fala em Ef 4.29), levando as ovelhas para as trevas, fazendo das igrejas de Cristo um local de eventos (com palco iluminado, escuro, som alto e tudo o mais) e nem se importando quando uma ovelha se desgarra do aprisco (ignorando o que o bom pastor faz, descrito em Lc 15.4-7). Pastores que preferem os jovens que são mais fáceis de manipular e os que dão um bom dízimo!

Esses são os pastores de hoje em dia! "Raça de víboras" (Mt 12.34), fariseus hipócritas (Mt 23.23-39)!

Perdoem minha indignação. Mas ao longo de alguns dias vou detalhar melhor sobre isso nesse blog e também no canal do YouTube @OEscribaMensageiro.

Cansei de ser ética com pessoas que nem sabem o que isso significa. Cansei de ouvir palavras absurdas da boca de pastores com carinha de anjo! 

Talvez eu não seja um anjo de candura, mas com certeza não fico me travestindo de santa e levando um bando de gente para o buraco como tenho visto.

Aqui só vou me privar de falar nomes, mas vou fazer o possível para que as situações que vou descrever identifique a quem elas se referem. 

Desde já peço perdão pelo desabafo, mas ouvir de um pastor que se alguém da sua igreja não votar no candidato que ele estava claramente indicando, embora não estivesse falando o nome, que ele não mais reconheceria essa pessoa como crente, foi demais para o meu colesterol! E isso no púlpito! No dia da votação do primeiro turno deste ano (2022)! Meia hora de comício antes da pregação! Acreditam? Isso aconteceu numa igreja (que se diz) evangélica, batista, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Mas não foi muito diferente de outras por aí, que tenho visto nos cultos online.

CUIDADO! Não se deixem enganar! A Bíblia fala que haveria falsos profetas que se possível fosse, enganariam até os escolhidos! (Mt 24.24), então, leiam a Bíblia, não os pastores atuais! Não caminhem para as trevas! Não ouçam se não vier de Deus! Sejam como os cristãos de Beréia (At 17.10-11).

OBS: Façam isso também comigo: vão até a Bíblia para saber se o que estou falando está de acordo com as Escrituras! 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 




OLHAR DE MOTO

"Vi seu olhar, seu olhar de festa, de farol de moto, azul celeste..."¹

"Foi assim, como ver o mar, a primeira vez que meus olhos, se viram no seu olhar..."²

"Eu não sei, se vem de Deus, do céu ficar azul, ou virá dos olhos teus, essa cor que azuleja o dia..."³

Há várias músicas que falam de olhos azuis. São lindos, de fato. Mas não dizem nada se quem os carrega for uma pessoa ruim. Diz outra música que "Olhos azuis são ciúmes..."ª. A verdade é que os olhos são o espelho da alma. A Bíblia diz que:   

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas" 
(Mateus6.22-23)

Não importa o que cantam as canções, mas o que diz a Palavra de Deus sim. E nesse sentido, os olhos azuis do meu tio Rubinho eram luz, farol de moto, cor do mar, portanto, todo ele era luz!
Essa luz que se apagou recentemente, brilhou por 82 anos em nossas vidas. Sua luz alegre, iluminava as noites em frente ao fogão de lenha, contando casos, ou apenas completando os casos que eram contados.
Está sendo difícil entender o mundo sem o tio Rubinho. O mundo parece mais escuro sem os seus olhos-azuis-farol-de-moto.
Minha mãe contava que quando ela estava grávida, pedia que ele deixasse que ela ficasse olhando seus olhos para que o bebê nascesse com os olhos da mesma cor! 😊 Bem, não deu muito certo, mas eu tenho essa genética com muito orgulho. 

Talvez seja ainda difícil falar do tio Rubinho. Sua partida ainda está recente e ainda dói. Mas como não pensar nele, falar dele, sonhar com ele? Eu ainda espero acordar e ver no meu wsapp as mensagens de "bom dia" que ele enviava. Era como se meu próprio pai estivesse presente também. Tio Rubinho não era um "pai substituto", ele era um outro pai. 

Parece surreal imaginar que ele se foi. Tio Rubinho era o tipo de pessoa que não devia morrer, não faz sentido isso! Mas não questiono as decisões de Deus, mesmo porque, Deus cuida de seus filhos e os recolhe quando percebem que eles podem sofrer ou estão sofrendo. É providência de Papai! Tio Rubinho era pai, mas também era filho de Papai! Está com Ele agora. E nós que ficamos sentimos desde já sua saudade e o vazio de sua partida. O consolo é saber que Tio Rubinho era muito sereno em relação a morte, era consciente, sábio e algumas vezes até engraçado com esse assunto. 

Meu tio Rubinho! Meu tio! Meu tio dos olhos azuis celeste! Seus olhos agora se misturam com a cor do céu! Não brilham mais aqui como um farol de moto, mas sinto que...algumas estrelas podem ser seus olhos azuis brilhando no céu. 

Saiba, meu tio, se é que você pode nos ouvir, que você é eterno porque eu nunca, jamais te esquecerei! Se tem um lugar que você ainda vive, é no meu coração. Meus olhos castanhos contêm seus olhos azuis e minha história ainda é iluminada por eles, porque, meu tio, o amor não morre...


¹ Música: Aventura - Eduardo Dusek
² Música: Todo azul do mar - 14 Bis
³ Música: Azul - Djavan
ª Música: Olhos Castanhos - Francisco José

segunda-feira, 5 de setembro de 2022


ABAÍBA 
Em Minas Gerais, existe um lugar de nome diferente: Abaíba! É um lugar importantíssimo para mim! É meu refúgio e santuário. Aonde ia para renovar as minhas forças, e encontrar metade das minhas origens, e da minha história. Onde eu tenho minhas raízes e meu coração. 
Durante anos deixei de ir lá. E há poucos, retornei, mas tenho a sensação de que foi um retorno de despedida.
No primeiro dia desse mês de setembro, no ano da graça de 2022, o último baluarte de Abaíba partiu. Tia Orly era a história viva de Abaíba. Tia Orly conhecia cada palmo daquele chão, literalmente! Desde a Fazenda Abaíba até o cemitério da cidade. Minha prima Andréa dizia que Tia Orly tinha o mapa do cemitério na cabeça! Sabia quem estava enterrado e aonde, e decor.  
A história de Abaíba se mistura com a da Tia Orly, e vice-versa. E, de alguma forma, minha história também. 
Lá era o lugar onde eu me sentia livre e segura. Meus primos e eu tínhamos Abaíba como nosso quintal de brincadeiras. Lá, era eu que era a capial, em sentido contrário😊! A menina da cidade grande que ficava com medo de uma simples galinha, que não gostava das brincadeiras dos primos (também! eles brincavam de tacar besouro morto uns nos outros!!!😳), que ficava cheia de "não me toques" para andar pelos trilhos do trem, no meio do mato cheio de carrapatos! Minhas primas que moravam lá, adoravam me assustar com as histórias do cavaleiro sem cabeça, do homem das folhas etc. Essas histórias eram contadas no pequeno coreto da praça...à da meia-noite!!! Entenderam meu terror? 😬
Mas uma coisa era certa: o leite de lá (puro, direto da vaca, chegava na casa da Tia Orly ainda quente) não me dava dor-de-barriga como se podia pensar. Só que eu não gostava da nata. Então, Tia Orly separava uma jarra de leite sem nata e colocava na geladeira. Tia Orly dizia que eu parecia uma bezerrinha, de tanto leite que eu tomava! 
Foi em Abaíba que aprendi a cavalgar! Quer dizer, a montar em um cavalo! Eu era pequena, meu Tio Jairo me colocou em cima do bicho (um lindo cavalo branco, mangalarga marchador, de nome Fuzil) e disse para eu bater com os pés na barriga dele para ele andar. Acontece que eu devia ter uns oito anos na época e uns 40 quilos (se muito)! Demorou um pouco para meu tio perceber que o cavalo não sabia que tinha alguém em cima dele😂!! Então, com uma palmada, fez o bicho andar. Pensei que ia desmaiar de tanto medo e entusiasmo!
À noite, fria como sempre, o pessoal se reunia em torno do fogão de lenha da casa da Tia Orly, e contava os "causos"! 
Abaíba era só alegria...até a morte do meu pai! Foi a primeira e única vez que Abaíba me trouxe tristeza. Depois disso, ainda fui umas duas vezes lá, mas depois parei. Era difícil não lembrar. Além disso, meus primos cresceram, se casaram, tiveram filhos. Ficamos adultos. Não dava mais para brincar de polícia e ladrão pela cidade. Cada um tinha sua vida. 
Mas Abaíba ainda era meu lugar. Ainda continha Tia Orly. Agora não mais. 
Eu não tenho o mapa do cemitério na cabeça. Não sei onde meu pai, tios e Tia Orly estão enterrados, mas sei que é lá, em Abaíba, onde também está o meu coração. 
Agora, Abaíba e Tia Orly estarão vivas somente nas minhas memórias, na minha história. Elas fazem parte dessa história, estão escritas na minha biografia, vivem para sempre...
Que aperto no coração
Ao deixar meu lugar
Suas estradas, seu luar
O perfume do seu ar

Que aperto no coração
Ao partir sem meus amigos de farra
Ao lembrar da nossa algazarra
Nosso pique, nossa garra

Que aperto no coração
No adeus do meu mineiro
Do seu jeito meio roceiro
Dos seus olhos, do seu cheiro

A paz que muito senti
Não tem em nenhum lugar, só ali
Só no meu lugar que nunca esqueci

Agora sei que chorarei
A saudade dói, mas esperarei
Ah! Abaíba, um dia voltarei.

(Escrito por Nairlene Brasil - por volta da década de 80, entitulado: Abaíba)

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 REMENDADA

Tenho acompanhado um reality, chamado "Botched" (que em tradução livre significa remendado), no canal pago E!, sobre pessoas que procuram por dois médicos cirurgiões plásticos para acertar defeitos físicos que as incomodam. Mas a procura não fica só nisso. A grande maioria das pessoas procuram a cirurgia plástica pra modificar algo que elas não gostam em si mesmas. Nesses casos, a questão é de aparência e não de estética. São pessoas que não estão satisfeitas com sua aparência física e que querem se transformar em alguma coisa que elas julgam ser mais bonitas e atraentes. O problema é que não há como se transformar em algo que você não é. O máximo que se consegue é ser uma caricatura do que se deseja ser.

 Explicando melhor: somos uma combinação genética de nossos pais e ancestrais. Essa combinação genética é a mais adequada para nós, a mais perfeita, a mais funcional. Qualquer coisa que façamos para modificar esse equilíbrio acaba desequilibrando, não "reequilibrando". Cada parte do nosso corpo tem uma métrica perfeita e ajustada para nossa vida. Cada membro, cada órgão, cada processo é único e só nosso. É nessa percepção que se encontra a beleza. 

 Qual o conceito de beleza? A beleza é um conceito abstrato. Se você for ao dicionário vai ficar surpreso ao perceber que o dicionário coloca a beleza como "aquilo que é belo"! Ou seja, não tem como definir exatamente. Beleza é uma daquelas palavras que se explica em si mesma, assim como pensamento, sentimento, feiura etc. Beleza é uma sensação. E isso também está no dicionário: 

Beleza nada mais é do que um substantivo feminino usado para descrever características de qualidade, do que é agradável, bonito ou belo, não só fisicamente, mas de tudo que traz sensação de encanto. 

(Beleza - Conceito, Definição e O que é Beleza (meusdicionarios.com.br)

 Quando uma pessoa tem a sensação de que não é bonita, ela recorre a um cirurgião plástico que vai "remoldá-la" ou "remendá-la" para que ela se torne aquilo que ela acha que é bonito. No entanto, não é raro que essas pessoas façam mais de uma cirurgia plástica, isso porque a primeira acaba provocando um desequilíbrio estético significativo, então, a pessoa precisa ajustar isso, depois mais uma vez, e mais uma vez. No final tudo está desproporcional! Algumas pessoas acabam aceitando isso como belo, ou seja, conseguem encontrar a sensação de encanto, de agradável, outras acabam se arrependendo e precisam fazer outra plástica para voltar ao que era, mas infelizmente, nada será como antes.

A Psicologia descreve esse comportamento (de não se sentir bem ajustado com o próprio corpo) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que é o transtorno onde a pessoa tem uma percepção errada do seu próprio corpo. Exemplo: uma pessoa magérrima pode se ver sempre gorda e com isso acabar desenvolvendo anorexia ou bulimia. Esse tipo de transtorno é o que provavelmente acometeu Michael Jackson (de quem eu sou grande fã). Michael fez várias cirurgias plásticas buscando se apresentar de forma bela para seus fãs. Tudo começou como uma questão estética comum, mas, aos poucos, isso foi se tornando uma compulsão e para cada cirurgia seguia-se uma correção e aos poucos seu rosto foi ficando totalmente diferente. Vejam:

É claro que nem toda pessoa que faz uma cirurgia plástica tem o TDC. Muitas, inclusive, fazem para corrigir cicatrizes ou anomalias estéticas causadas por acidentes e/ou má formação. Nesse caso, nada de errado. É importante para autoestima de uma pessoa que ela se sinta bem com sua imagem. O problema está quando essa imagem é distorcida dando à pessoa a sensação de desagrado, de disforme. 

 O TDC pode ser muito sutil. De fato, algumas pessoas acham que estão sendo somente vaidosas! Uma forma de descobrir que alguém desenvolveu o TDC é checando em sua fala e a forma como se vê no espelho, verbalizações incoerentes com a realidade.

 No reality mencionado acima, algumas pessoas procuravam os cirurgiões porque queriam ser um desenho animado, um boneco(a) ou mesmo um alienígena! Essas pessoas não estão exercendo sua opção de ser alguém diferente, elas estão demonstrando uma total desconexão entre sua mente/percepção e seu corpo.  Essa distinção precisa ficar bem clara! Ser vaidoso com o corpo é valorizá-lo e enfatizar o que ele tem de bonito. Ter um TDC é preferir outro corpo, outra forma que não a que tem, porque a pessoa vê com estranheza seu próprio corpo.

 Clique no link abaixo para saber mais sobre o TDC e verifique a história que ali é contata como exemplo. 

Um transtorno distorce a imagem que você tem do próprio corpo. Poucos o conhecem | VEJA (abril.com.br)

Em Gênesis, logo no primeiro capítulo, lemos sobre a criação do mundo. Todas as vezes que Deus criava algo, Ele dizia de sua criação "isso é muito bom". Deus é perfeito, não seria diferente com o homem. Deus nos criou perfeitos, e aí está nossa beleza, em sermos perfeitos como somos, únicos, inéditos! Nada precisa ser mudado. E quando tentamos mudar o Deus criou sempre, SEMPRE, vira uma catástrofe. E digo isso não só em relação ao nosso corpo, mas a tudo que existe: clima, florestas, animais etc.

 A beleza física é o reflexo da beleza interior. Nada mais. Conheço muitas pessoas que fisicamente podem não ser tão belas, conforme o senso comum, mas são pessoas tão bem resolvidas e tão satisfeitas consigo mesmas que acabam sendo belas e atraentes. 

 Assistam o filme "O amor é cego" e entenderão o que estou dizendo. Vou deixar o link do trailer no gadget ao lado.

 Ser vaidoso fisicamente não é errado, claro, se não tiver exageros. Afinal, é importante cuidar do Templo do Espírito Santo que é nosso corpo (1 Co 6.19), mas não deixe que a pressão da sociedade e seus modismos tirem a beleza pura, natural, selvagem e agradável que você tem como ser humano de corpo e alma.

 

 


quarta-feira, 20 de julho de 2022

AMIGO 

Hoje, dia 20 de julho, se comemora o dia do amigo. 

Como se amigos precisassem de dia para serem comemorados!

Amigo é aquele ser que não se explica. Não é irmão, não é companheiro(a) de vida, não tem seu sangue, não vive na mesma casa que você, mas ao mesmo tempo é tudo isso! 

A Bíblia fala de amigo da seguinte forma em Provérbios 17.17: Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

O amigo, segundo Elbert Hubbard (escritor e filósofo norte-americano) é aquela pessoa que sabe tudo a seu respeito e ainda assim te ama!

Deve ser triste não ter amigos! 

Eu tenho uma amiga que assumiu mais de uma função em minha vida, sendo essa, a de amiga, a mais importante. Essa amiga me encaminhou para Jesus e isso salvou minha vida. Ela me pastoreou e teve toda paciência do mundo comigo. E ainda tem, porque agora ela também é minha psicoterapeuta. Nós duas somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Vai entender como pode ser isso! Mas é assim que é um amigo(a). Amigos se tornam parecidos mesmo sendo diferentes, porque se respeitam nas diferenças e se amam nas semelhanças.

Essa postagem é só mesmo para dizer pra você, amigo/amiga: você é lembrado sempre e não só neste dia, sua importância extrapola os limites do emocional. 

Hoje sabemos cientificamente que amigo faz bem para a saúde! Sério! Tem um estudo científico que mostra isso! Não vou saber falar muito bem, não é minha área, mas parece que encontrar os amigos libera neurotransmissores do centro de prazer do cérebro. Mais ou menos isso!😊😊

Há amigos que não estão o tempo todo conosco. Mas estão em nossas lembranças. São aqueles que conhecemos desde sempre e que, mesmo não sendo confidentes, são pessoas que também guardamos "no lado esquerdo do peito". Encontramos raramente, mas quem disse que amigo é aquele que fica grudado na gente? Amigo é aquele que está lá...sempre! 

Finalizo essa postagem, deixando a reflexão que está no livro de Khalil Gibran, O Profeta, ele fala o seguinte sobre amizade:

E um jovem disse: Fala-nos da Amizade.
 
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
 
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
 
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
 
Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz.
 
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não".
 
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele; pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
 
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
 
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.
 
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
 
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
 
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo.
 
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
 
Procurai-o também para viver.
 
Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.
 
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
 
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.

                    
Do livro “O Profeta”   (sem indicação de tradutor)
 réditos:

http://www.clube-positivo.com/biblioteca/pdf/profeta.pdf

Khalil Gibran (República do Líbano)
Enviado por Helena Carolina de Souza em 09/11/2011
Código do texto: T3327004



segunda-feira, 27 de junho de 2022

EMOÇÃO

O Corcel Indomável

Existe uma animação que eu gosto muito chamada Spirit - O corcel indomável. Bem, pra quem não sabe (como antes eu não sabia), corcel é uma raça de cavalo. Existem os mangas-largas marchadores, os mustangues, os paint horses etc. Sinceramente, não sei dizer qual deles gosto mais. Cavalos são animais fascinantes. 

Pois bem, a animação conta a história de um cavalo, da raça corcel, selvagem, que corria pelos campos, solto, livre, misturado a natureza, ao ar, a grama, aos outros animais. (Fiquem tranquilos, não darei nenhum spoiler para não desesperar quem ainda não viu essa animação e quer ver). Mas trata-se de uma história bonitinha que passaria despercebida por qualquer criança ou adulto que gosta de animações (como eu), mas não pelo crivo emocional desta humilde psicóloga com pretensões filosóficas (que Mario Cortella me perdoe!). Vi em Spirit muito mais do que uma historinha de criança. Vi uma mensagem. Mas para dizer o que vi, preciso contar um pouco do contexto da história. Sem spoiler, prometo. 

 Spirit era um cavalo corcel selvagem que é perseguido por um soldado que quer domesticá-lo de qualquer jeito. Quando finalmente é levado para o quartel desse soldado, ele encontra um índio, tão selvagem quanto ele, que, como ele, também foi preso pelo soldado e os dois se identificam. Vivem juntos muitas aventuras. O índio se torna seu amigo, conquista sua confiança, simplesmente porque entende que ele não pode ser domesticado, precisa ser livre. Todas as vezes que tentam domá-lo, ele se rebela e acaba provocando alguns desastres.

Dito isso, só isso, (veja o filme, você vai gostar e vai entender melhor o que vai aqui), transformei essa história em uma metáfora psicológica. Assim, imaginei Spirit como nossas emoções! Sim, sempre costumo dizer, insistentemente (que chata!), que nossas emoções são como cavalos selvagens. Não conseguimos domesticá-las. Quando achamos que sim e tentamos, sempre acontecem desastres (depressão, ansiedade, insônia, irritação, traumas...quer mais? Não, né!). Emoções não são para serem represadas, precisam ficar livres, caso contrário, assim como aconteceu com Spirit, elas se debatem dentro de nós, se rebelam e se soltam da forma mais bruta possível. Um exemplo? Uma raiva contida, reprimida, pode levar a uma vingança mortal, é como uma mola pressionada: quando soltamos, ela se expande de forma brusca e vai longe, podendo machucar alguém. Quer outro exemplo? Luto. Tenta não chorar, não gritar, não desaguar! Provavelmente, vai sair pelos poros (alergias, feridas, ressecamentos) ou busca saída para corpo (gastrite, falta de ar, problemas cardíacos, disfunção neurológica) ou sai pelos transtornos emocionais (depressão, ansiedade), mas que sai, sai! Ok, e sobre aquelas mais positivas? Vamos então às emoções positivas. Elas também são selvagens e também não gostam muito de serem domesticadas. Exemplo? Alegria. Tenta conter. Duvido que consiga. Você precisa pular, sorrir, dançar. Se não fizer isso a alegria se torna em frustração, irritação, decepção. Quer outra? Essa é o próprio Spirit de tão livre, selvagem, forte que é: o amor. Segura ele! Já tentou? Não dá! Principalmente o amor que é a emoção, a mola mestra do universo humano. Retire o amor e sobra somente um objeto (leia 1 Coríntios 13). 
Não! Não podemos domesticar as emoções. Mas podemos (e devemos) controlá-las (Gênesis 4.7), assim como o índio conseguiu com o Spirit. Ele não tentou domesticar o corcel, mas se aproximou ganhando sua confiança e com isso pôde até montá-lo (sem sela, sem arreio). Como podemos controlar nossas emoções? Como o índio fez com o Spirit! Deixando-as livre, ou seja, expressando-as, "desenergizando-as", desaguando-as (eita! Estou demais no português! Neologismos e arcaísmos!). 
Está triste, chore. Está alegre, sorria. Está irritado, vai ariar panela! Está com raiva, soque a almofadinha! Está tenso, veja uma comédia. Enfim, não tente conter as emoções, mas controle-as deixando-as fluir. Mas, para isso, você precisa identificar que emoção está sentindo. Não disfarce usando "bem", "normal" ou "pleno", essas palavras são genéricas. Não dizem nada. Não são emoções. Diga para si mesmo(a) o que sente, sem fingimento, sem preconceitos ou repressão. Depois dê vazão à elas. Sinta. São cavalos selvagens. São lindas (não importa quais sejam), se estão livres.

No filme, o índio entendeu que Spirit deveria ser livre. Mas o soldado não teve a mesma sensibilidade e se deu mal. 

 Sinta suas emoções porque elas são você! Sinta-se, perceba como você é um dom de Deus, da Sua Criação. Se entregue às suas emoções, mesmo que sejam ruins. Se  você percebê-las e deixá-las ir, você vai sentir como se estivesse fluindo, vivendo!
Não se pode conter um dique sem as comportas. Uma hora ele estoura e é um desastre total. De vez em quando precisamos abrir as comportas! Precisamos deixar as emoções saírem, porque elas vão sair de qualquer jeito! Então, vamos ser como o índio: entender e respeitar. 
Estou falando de emoções como se fossem algo a parte de nós. Mas essas emoções são parte do que somos. Seja lá o que você sente, é você. Respeite. Se respeite. Deixe fluir. Se deixe fluir. 
Só uma observação: dar vazão às emoções não significa que você vai fazer o que quer, na hora que quiser, sem se importar com o outro. Lembre-se que o outro também tem suas emoções. Respeite também os espaços: o seu e o do outro. Não vai ficar com raiva e sair socando alguém, não é assim que se desagua. Emoções são energias, procure formas de dissipá-las. Dicas para "desenergizar": você pode fazer academia, correr, varrer o quintal, ouvir música, cantar, observar pássaros, cuidar de plantas. Tudo isso ajuda muito! O importante é que você as deixe livre, sendo livre e permitindo a liberdade do outro.


segunda-feira, 6 de junho de 2022

 O GAVIÃO E O  COLEIRINHO

Não gosto de ter e nem de ver pássaros na gaiola. Pássaros foram feitos para serem livres, voar. Não critico aqueles que os tem em gaiolas, desde que não sejam pássaros capturados, retirados a força de sua liberdade. Há criadores autorizados cujos pássaros nasceram em gaiolas (são criadores considerados até como benfeitores de espécies com risco de extinção), nesses casos, tais pássaros nem sabem voar direito, muito menos sobreviver no mundo selvagem lá fora, então, a crueldade maior seria soltá-los em um mundo 100% hostil!! (Aliás, esse mundo selvagem é tão perigoso para eles quanto para nós, né?!), 
Feita essa ressalva, devo confessar que tenho um coleirinho de oito anos que ganhei de um sobrinho. Nasceu na gaiola, infelizmente. Mas é meu protegido, meu companheiro de estudo e de atendimentos (psicoterápicos, é meu co-terapeuta!😊). Somos cúmplices em muitos momentos. E tenho certeza absoluta de que ele me entende, embora em muitas vezes eu não o entenda. (Desculpe parecer meio maluca de falar que um coleirinho me entende, mas tenho uma teoria: acho que os animais são os mais racionais da terra, nós ficamos em segundo plano! Num outro momento, falamos sobre isso).
Sempre coloco o Ragnar Lothbrok (esse é o nome dele, em homenagem ao personagem principal da série Vikings), no parapeito da janela do meu escritório e ali ficamos juntos todos os dias, a tarde e um pouco da noite. À noite, levo o Ragnar para seu cantinho. Ele sempre tenta me bicar quando pego a gaiola. Às vezes deixo, não dói (ele pensa que sim!), é só uma brincadeira. 
Um dia, coloquei o Ragnar na janela e fui tomar café. Lá pelas tantas, Paulo (meu marido, que tem um ouvido apurado e clínico para pássaros: cantos, piado de briga, de medo, de fome, enfim... não disse que os bichos se comunicam claramente?) disse ter ouvido um barulho. Não liguei. Mas, em seguida, eu ouvi. Resolvi checar. Cheguei ao escritório e eis que bem em cima da gaiola do Ragnar, estava um lindo, grande e perigoso gavião carijó!
Que bicho lindo! Que imponência! Que majestade! Mas em cima do meu Ragnar😲!! No susto, levantei os braços e ele voou para longe! Ficamos eu e Ragnar ofegantes, assustados, em choque. Ragnar mal conseguia voltar para o poleiro. A lembrança do gavião não saiu mais da minha cabeça durante o dia todo. Resolvi deixar Ragnar de atestado médico, poupá-lo de seu trabalho ao meu lado, durante alguns dias. 
Mas esse episódio me fez pensar em nossas vidas! Como somos efêmeros! Como somos pássaros engaiolados a mercê de homens maus, que querem nos roubar a vida. Basta somente um momento de descuido e lá estamos nós, acuados e em perigo com as diversas coisas que existem no mundo selvagem para além de nossas gaiolas. Sim, nós também fomos feitos para a liberdade, no entanto, ao contrário do que acontece com os pássaros, somos nós mesmo que nos engaiolamos. Nos engaiolamos nos nossos pecados, nos nossos erros, em nossas escolhas. Escolhemos servir ao mal, e algumas, vezes, ele vem requerer seu servo. O grande problema é que não sabemos a hora que ele vem. O gavião não avisa que vai atacar. Sabemos que quando ele voa piando, está somente mapeando a área. Mas quando o vemos e ele está em silêncio, é perigo! A qualquer momento ele ataca. 
A Bíblia nos admoesta a todo momento a ter cuidado com isso. Quando menos esperamos o inimigo vem. Sorrateiro, certeiro, lindo, sedutor e mortal. 
Jesus disse: Vigiai e orai porque não sabeis a hora em que o ladrão chega (Mt 24.42-44). Sim, o ladrão não avisa que vem, não agenda uma hora conosco para nos roubar sabe-se lá o quê (bens, tempo, vida...), mas nesse mesmo contexto, Jesus diz que o Filho também não avisará de sua chegada. Logo temos que vigiar para não sermos arrebatados pelo inimigo e para estarmos prontos para sermos arrebatados por Jesus. 
Nossa vida é um sopro. O que será daqui a cinco minutos? Não podemos relaxar. Não quer dizer que devemos estar em constante tensão o tempo todo, mas devemos sim estar atentos quanto a nossa alma (mente) e nosso espírito (sopro), porque essas duas coisas são muito fáceis de serem arrebatadas. Se for por Jesus Cristo, somos vencedores e privilegiados, mas se for por...ai! ai! nosso fim será muito, muito ruim.
A propósito, o gavião não é mau como o inimigo de nossas vidas, ele só estava tentando sobreviver. Talvez fosse uma fêmea, querendo levar o almoço para seus filhotes. É a vida. Mas o meu Ragnar não será almoço de ninguém! Nem eu! Ragnar teve a mim para protegê-lo. Eu tenho Jesus! E você? Quem te protege? Vigie, ore, você não sabe quando um gavião virá!